Comunicação, diálogo e compreensão nas organizações – as narrativas da liderança.

Por Mariangela Sena

livro-1Apresento a vocês “Comunicação, diálogo e compreensão nas organizações”, de Viviane Regina Mansi (Relações Públicas formada pela Cásper Líbero, pós-graduada em Liderança pela Fundação Dom Cabral e em Negócios pela Fundação Getúlio Vargas), editora In House. O Versátil RP teve a honra de acompanhar o lançamento oficial do livro na Faculdade Cásper Líbero.

O lançamento de um livro sempre traz muitas novidades. Nesse caso em especial, muito mais do que novas ideias, inspirações e histórias. Viviane nos traz aquele ponto de interrogação que por diversas vezes surge em nossos pensamentos, principalmente após viver uma semana de muito trabalho e desafios.

Para discutir a proposta do livro, Viviane contou com a presença de convidados. A banca foi composta pelos profissionais Bruno Carramenha (consultor e especialista em comunicação com empregados), Dilmas A. Kunsch (responsável pelo grupo de pesquisa ‘A Compreensão como Método’), Fabio Betti (consultor e especialista em facilitação de processos de inovação e transformação cultural), Gracio Reis (consultor e escritor) e Thatiana Cappellano (consultora e especialista em semiótica psicanalítica). Todos experientes em diferentes atuações e ativos no mercado de trabalho, senso comum à comunicação. Esse bate papo foi bem descontraído, todos que estavam ali ficaram à vontade para participarem.

Banca

Thatiana, Bruno, Viviane, Dilmas, Fabio e Gracio (foto: Mariangela Sena/ Versátil RP)

“Como a gente lida com as nossas comunicações diárias?” Viviane abre a discussão com essa indagação. A palavra desse livro é diálogo, um ato tão importante, que nos foi ensinado desde que nascemos, não é mesmo? O poder da fala. Porém, se tudo fosse assim, “certinho”, essa palavra não estaria em questão. Sabe por que o diálogo é o ponto forte nesse livro? Simplesmente pelo fato que o diálogo está em falta na comunicação em geral. Empresas de pequeno, médio e grande porte, agências, faculdades, veículos de comunicação, na política, nas ruas, nos lares, nos relacionamentos… Enfim, em muitas áreas e campos diferentes, tanto no lado empresarial, como no pessoal, todos necessitam de uma inovação na forma de se comunicar.

Para Gracio Reis, é “o diálogo que põe tudo em movimento”. Bruno explica que “o caminho está no diálogo”. Dilmas A. Kunsh argumenta “repensar o modo de pensar o mundo”. Já Fabio afirma: “não existe inovação sem diálogo”. Para Thatiana, “entender para quem você está falando” é fundamental.

Vivi

Viviane Mansi (foto: Mariangela Sena/ Versátil RP)

Quanto maior for a interação entre empregados e empregadores, maior será o desenvolvimento das organizações. O grande desafio está nesse relacionamento, como adaptar as novas formas de comunicação, sem perder o respeito e a empatia.

Para saber mais sobre o livro entre em contato com a editora In House através do site: www.editorainhouse.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s