10 dicas para você, RP!

Por Tico Marcondes

 

Quer saber mais para entrar no mercado de RP?

É recém formado e está sem saber o que fazer?

Ou está escolhendo uma profissão e tem se encantado por RP?

Não se preocupe!

Nós do Versátil RP damos 10 dicas para você se dar bem nesse início de trajeto no mundo das Relações Públicas, assim como para quem quer se recolocar no mercado e precisa arejar as ideias.

Aproveite e versatilize!!

 

10 dicas RP

  1. COMUNIQUE-SE!
    Além das comunicações on-line (e-mail, redes sociais, WhatsApp etc.), nada melhor do que a boa comunicação interpessoal. Olho no olho e clareza na comunicação são fundamentais.
  1. CUIDE DE SUA IMAGEM.
    Além das habituais redes sociais, manter um e-mail com um endereço que seja composto por seu nome e sobrenome traz credibilidade. Nas redes sociais, atente-se ao que colocar nelas, pois todos podem acessar essas informações.Ou seja, gere conteúdo de qualidade para ser lido, visto e compartilhado. O RP também se apresenta por sua boa postura, boa articulação, conhecimento sobre diversos assuntos, saber tratar bem as pessoas e também saber se vestir adequadamente para cada ocasião.
  1. APRENDIZADO SEMPRE!
    Esteja a par de tudo possível que acontece no mundo e na área da Comunicação: blogs, fanpages e sites estão ao seu alcance e sem custo para que possa se inteirar. Lembrando que existem diversos livros que contêm teorias dos passos a serem dados.A busca de conhecimento de outras áreas fora da Comunicação como línguas, design, gestão, atendimento, negócios e finanças são de grande importância para as habilidades do RP.
  1. SEJA PRÓ-ATIVO!
    Estar um passo à frente, prever possibilidades e surpreender é fantástico! Estar atento para agir de maneira rápida e consciente, isso é ser proativo.Lembrando que ser proativo não é ser “puxa-saco”, pois aí você pode não ir longe. O RP tem que ser reconhecido pelos seus méritos, atitudes e responsabilidades.
  1. PARTICIPE DOS EVENTOS DE RP.
    Seja palestrando ou como participante, estar presente nos eventos realizados por associações, entidades, universidades, coletivos, blogs, entre outros, faz com que fortaleçamos nossa profissão, conheçamos outros RPs com ótimo networking e possamos arejar as ideias e aprendizados.Mas lembre-se de participar efetivamente do evento e não apenas assistir.
  1. CONHEÇA TODAS AS ÁREAS DE ATUAÇÃO DE UM RP.
    Mas não ache que poderá realizar tudo!É muito bom conhecer tudo para que você possa gerenciar, organizar e solicitar algo mais específico de cada área durante o processo. Você aprenderá tudo isso passando por todas as funções e níveis de atuação. Assim, além de aprender, respeitará e valorizará as outras funções.
  1. ESPECIALIZE-SE!
    Apesar de ter o conhecimento em todas as áreas de RP, é interessante se especializar em alguma delas para focar seu trabalho: gestão de crises, social media, eventos, relações governamentais, entre outras áreas que você pode se aprofundar. Ou, como um bom líder, conheça bem todas as áreas para ser gerenciador delas. Encontre seu diferencial, RP!
  1. TRABALHE EM EQUIPE!
    Sempre haverá pessoas ao seu lado para trabalhar.Harmonizar as relações dentro da equipe, ser disponível, motivar seu colega, fazer parte do processo ou apenas ser um canal de ação, assim se trabalha uma equipe coesa e amiga.
  1. LIDERANÇA COLABORATIVA.
    Uma frase que valorizo muito é: “O bom líder sabe liderar e ser liderado”. Ou seja, ter um olhar macro da situação com possibilidade de liderança de sua parte, sem mandar, mas solicitando atitudes para o melhor do processo. Ou mesmo deixar que alguém que compreenda melhor determinado assunto seja o responsável por ele, com seu acompanhamento.
  1. RELACIONE-SE!
    O ser humano não é uma ilha, portanto as relações são o elo fundamental para seu crescimento, aprendizado e convivência. Harmonizar as relações é de extrema importância para que elas se tornem efetivas, com profundidade e trocas positivas para todos os lados.

 

 

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s