ABRAPCORP 2015 – Saiba o que aconteceu e conheça quem organizou

logo abrapcorp 2015 v2

Entre os dias 12 e 15 de maio aconteceu na PUC e na Metrocamp, na cidade de Campinas, o Congresso da ABRAPCORP (Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas). O Versátil RP esteve presente com Taís Oliveira acompanhando e prestigiando este tão importante evento na área de Relações Públicas.

Com o tema “Comunicação, Governança e Organizações”, o evento se propões a tratar de um dos principais assuntos da atualidade brasileira, reunindo pesquisadores, professores, alunos e profissionais da comunicação oportunizando a eles conhecerem as diversas perspectivas e tendências sobre o assunto.

Aproximadamente 600 participantes estiveram presentes durante os dias de Congresso onde além de palestras também aconteceram premiações que contemplaram os prêmios de Melhor Tese e Dissertação para a Cláudia Nociolini Rebechi e de Fábia Pereira Lima.

O Prof. Dr. Luiz Alberto de Farias, o presidente da Abrapcorp, e Juliano Augusto, estudante de RP que fez parte da Comissão Organizadora do XI Congresso Abrapcorp, nos concederam entrevistas para abrilhantar a cobertura Versátil RP deste grandioso evento.

Acompanhe abaixo:

Luiz-Alberto-de-Farias

Prof. Dr. Luiz Alberto de Farias, presidente da Abrapcorp, professor da ECA-USP, diretor da Escola de Comunicação da Anhembi Morumbi

Explique o evento

O Congresso Abrapcorp é um evento científico, de caráter internacional, que aborda grandes temas nas áreas de comunicação organizacional e de relações públicas. A nona edição trouxe a temática governança e pode contar com o pesquisador catalão Jordi Xifra. Além da conferência de abertura que trouxe a temática “Transparência”, também se destacaram os painéis e os grupos de trabalho, além da segunda edição do Prêmio Abrapcorp de Teses e Dissertações.

Qual seu desafio na construção e realização do IX Congresso Abrapcorp?

Realizar um congresso do porte de nosso Abrapcorp é sempre um desafio. Conseguimos reunir em média 300 pesquisadores de todo o país, o que é um processo complexo diante de um país como o nosso. A captação de verba para a execução também é delicada, pois estamos em meio a uma crise, mas ainda assim há interesse crescente de organizações que querem aderir suas marcas a eventos de alto nível como esse.

Deixe uma mensagem aos participantes do IX Congresso Abrapcorp

Após a realização do evento, podemos dar os maiores cumprimentos aos organizadores locais – dirigentes, professores, colaboradores e estudantes da Metrocamp e da PUC Campinas – pelo belíssimo trabalho que foi feito. Além disso, a participação dos pesquisadores – desde o nível de iniciação científica até os pesquisadores sêniores – brasileiros que tem mostrado evolução significativa na qualidade dos trabalhos. Aguardamos a toda a comunidade na décima edição que acontece em São Paulo, na Universidade Anhembi Morumbi e com um tema bastante atual: economia criativa.

Juliano Augusto

Juliano Augusto, 19 anos, estudante de Relações Públicas (terceiro semestre) na PUC-Campinas, e estagiário de Relações Públicas na Unicamp.

Explique a sua função

Felizmente, tive a honra de integrar a comissão organizadora do IX Congresso ABRAPCORP, este ano sediado em Campinas- SP e organizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ABRAPCORP), PUC-Campinas e Metrocamp.

Fui responsável, junto a Profª Zuleica Manente (PUC-Campinas) e outros alunos, pelo receptivo do congresso na PUC-Campinas. Fomos responsáveis pelos credenciamentos, recursos físicos, orientações, traslados, apoio aos demais diretores do evento, recepção dos palestrantes, montagem de cenário (backdrop), entre outras muitas demandas.  Preocupamo-nos também em atender os congressistas da melhor forma possível, e de forma prestativa, orientá-los durante o evento acerca das atividades do programa.

Integrando também a comissão de divulgação do Congresso, tive o privilégio de contar com a parceria e apoio do “Versátil RP”, “Fantástico Mundo de RP”, “Thema Relações Públicas” e a Organização do ERERP 2015 (Curitiba-PR), os quais agradeço imensamente por terem me auxiliado na divulgação e cobertura de todo o Congresso. Nesta comissão, além da divulgação, junto a Profª Drª Cyntia Andretta (PUC-Campinas), geramos conteúdo para a página, no Facebook, durante a realização do evento, com imagens, boletins, vídeos etc.

Qual seu desafio pessoal na construção e realização do Abrapcorp?

Realizar o IX Congresso ABRAPCORP, assim como o trabalho de RP, me permitiu um maior e ainda melhor relacionamento com as pessoas, proporcionado por meio do trabalho em equipe, prazos, planejamento, redirecionamentos, controle, atentar-se aos objetivos, e principalmente, o que mais favoreceu essa experiência: a diversidade de públicos envolvidos.

Que importância tem eventos como o Abrapcorp na sua vida?

O contato com a academia fez-me ver, ainda mais, o quão importante são os conhecimentos teóricos acerca da profissão, que alinhados aos conhecimentos práticos de mercado, resultam em um processo contínuo de melhorias para as organizações. Permitiu-me também ter experiência, conhecimento, informação e, principalmente, contribuir diretamente na organização desse congresso, enriquecendo ainda mais a trajetória das Relações Públicas no Brasil.

É mais do que válido nos esforçarmos para participarmos da maior parte dos eventos sobre Relações Públicas, como o Congresso ABRAPCORP,  INTERCOM, a RPWeek e o BotecadaRP (promovidos pela Todo Mundo Precisa de um RP), o ERERP (Encontro Regional dos Estudantes de Relações Públicas), os próprios eventos da Universidade, entre muitos outros que tive a oportunidade de participar.

Diga-nos uma referência de RP para você e o porquê.

Acho difícil citar apenas UM relações-públicas que admiro e tomo como inspiração ao longo de minha formação. Contudo, arrisco-me em citar dois RP’s, que para mim, são grandes referências: Carol Terra e Pedro Alves.

Por ter um grande amor, tanto pela área acadêmica (admirando sempre o papel do professor), como pela área mercadológica, colocando em prática o planejamento e as ações de Relações Públicas no dia-a-dia, nunca gostei da opinião de “ter que escolher” um dos segmentos para realmente se ter sucesso, como já ouvi em algumas palestras. A Carol Terra, para mim, é um grande exemplo de como a academia e o mercado estão ali, nitidamente alinhados, e que é possível produzir ciência, mais do que isso, relevante para o novo cenário das Relações Públicas, e contribuir fortemente para as empresas, simultaneamente.

A frase “Faça o que gosta, o sucesso virá naturalmente”, é uma das quais reflito todos os dias em meio à graduação. O sucesso, resultado do amor à profissão, tem por exemplo o Pedro Alves, Líder de Publicidade e Comunicação Digital da GE para América Latina, sendo referência em Relações Públicas para mim. Mesmo jovem, possui grandes experiências e por meio de seus conhecimentos, não se limita em contribuir com a profissão, profissionais e demais estudantes que, assim como eu, buscam informações e orientações que enriqueçam suas produções.

Deixe uma mensagem aos participantes do Abrapcorp

Não medimos esforços para que o IX Congresso ABRAPCORP fosse satisfatório como um todo, principalmente ao olhar dos congressistas, diretores, professores e demais colaboradores. Saber que contribuímos, para que o objetivo do evento fosse atingido, com sucesso, é um dos maiores agradecimentos.

Agradeço, em nome de todos outros alunos que participaram da organização, aos elogios feitos durante a realização, certamente, este foi um dos pilares que nos sustentou durante os cinco dias do evento, somado as boas emoções inseridas neste congresso, por todos os envolvidos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s