#06 – Planejamento estratégico para leigos

capa02#06 – Análise SWOT, pesquisa e diagnóstico

Olá, pessoal! Recapitulando o que já rolou por aqui, falamos sobre os conceitos e níveis do planejamento, clientes e públicos, a comunicação e, também, sobre o macroambiente e concorrentes. Neste post vamos falar de SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, na sigla em inglês), pesquisa e diagnóstico.

Mais conhecida como análise FOFA, a técnica SWOT consiste em reunir tudo o que foi analisado até aqui e aplicar em uma tabela ilustrativa as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças da organização. Sendo que as Forças e as Fraquezas correspondem ao ambiente interno e Oportunidades e Ameaças ao externo.

Foi o norte-americano Albert Humphrey que desenvolveu a matriz SWOT. Muito simples de ser aplicada, o objetivo é expor de maneira objetiva as características da organização e assim tê-la como alicerce para compor os programas do seu planejamento. É importante ressaltar que a análise deve representar aspectos de comunicação, finanças, produção, pessoal etc. para que se possa ter uma visão bem ampla de todos os pontos.

swot analysis

swot analysis

Já os projetos de pesquisas são a maneira de conversar diretamente com seus públicos, lembrando que público para RP não é somente o consumidor final, mas todos os públicos envolvidos no negócio da empresa, ou seja, seus stakeholders.

Bom, se você pretende lançar um novo produto, nova loja e/ou nova funcionalidade, saber como anda o atendimento, se seus colaboradores estão satisfeitos, se seus processos são eficazes – entre outras situações -, faça uma pesquisa.

Existem muitos tipos de pesquisa: de opinião pública, institucional, organizacional, opinião, imagem e social, mas o mais importante é entender que a sua pesquisa, com objetivo de se encaixar no planejamento, tem que contemplar tudo o que foi estudado até aqui.

Por exemplo, lá na matriz SWOT você identificou falha na comunicação interna e precisa saber a opinião dos funcionários sobre isso – elabora e aplica uma pesquisa sobre o assunto para o seu público interno. É muito importante fazer as perguntas certas e obter uma análise bastante criteriosa sobre pesquisa, pois qualquer interpretação equivocada pode comprometer completamente o planejamento. Portanto, se você não tem muita segurança nessa tarefa o ideal, é pedir ajuda de algum profissional que tenha experiência nisso.

E finalmente chegamos ao diagnóstico que segue o raciocínio de uma consulta médica. Você vai ao médico por alguma queixa, conta ao médico seus sintomas, ele te examina e te diagnostica com alguma complicação que deve ser resolvida.

O planejamento tem exatamente esse mesmo objetivo, descobrir e entender os problemas de comunicação e oferecer “tratamentos” para resolvê-los. No próximo texto vamos falar de Plano, programa e ação que são os passos para aplicação das soluções sugeridas.

—-

Consultorias (em grupo ou individual, online ou presencial) para pequenas empreendedorAs (sim, só as minas) e para projetos de impacto social e/ou cultural. Saiba como aqui.

Anúncios

Um pensamento sobre “#06 – Planejamento estratégico para leigos

  1. Pingback: #08 Planejamento estratégico para leigos | Versátil RP

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s