Veja o que rolou no 4º Praticom na Cásper Líbero

IMG_20150528_111745225

Por Camila Freitas

O 4º Praticom (Encontro Cásper Líbero de Práticas de Comunicação) foi realizado na Faculdade Cásper Líbero nos dias 26, 27 e 28 de maio com o tema “Relações Públicas e Comunicação Organizacional”, além de comemorar os 120 anos do Tratado de Amizade Brasil – Japão.

Como atividades, o evento teve uma oficina de origami, palestras e apresentações de cases. Os alunos do primeiro ano do curso de Relações Públicas da Instituição também participaram, desenvolvendo projetos que abordavam os aspectos culturais do Brasil e do Japão, expostos na frente do Teatro Cásper Líbero, no primeiro andar do prédio. O Versátil RP esteve presente em uma das palestras e conta como foi:

Fernanda Trindade: falando sobre a comunicação da Tókio Marine

Tókio Marine Seguradora é uma empresa transnacional de seguros que atua há 55 anos no Brasil. Fernanda Trindade, formada em Relações Públicas, é a Coordenadora de Comunicação da matriz brasileira. Ela contou para os ouvintes como é o trabalho de comunicação na organização japonesa.

IMG_20150528_102917617 (2)

A palestrante falou sobre o trabalho de Comunicação Interna, Externa e Assessoria de Imprensa da empresa, além dos eventos que a mesma participa e patrocina e do apoio em ações sociais. Ela disse que a equipe de Comunicação é independente para trabalhar ações comunicacionais no país, não precisando de autorização da matriz mundial, pois as sedes da empresa se adaptam à cultura local, o que demonstra confiança entre matriz e as sedes.

Trindade mostrou diversas peças de comunicação da seguradora e as campanhas da Tókio Marine deste ano para diferentes meios de comunicação, para entendermos o conceito da empresa. Em geral, as campanhas passam a mensagem de tradição, confiança, tranquilidade e proteção, além de elementos do Japão como trilha tradicional oriental, onde há um gongo e reverência para saudar as pessoas. O slogan da Tókio Marine traz conceito relacionado ao nome da empresa – Vai um “toque” da Tókio -, com o intuito de “fixar a marca na cabeça das pessoas”.

Além disso, Fernanda falou do crescimento do relacionamento com o consumidor por meios das redes sociais como, por exemplo, as postagens nas quais eles dão dicas de segurança, fazendo com que o relacionamento entre a organização e seus públicos se estreite pelo meio digital. Com a mudança da estratégia de comunicação para a realidade da cultura brasileira, aumentou o número de pessoas que acompanha a marca nas suas redes sociais, o que também implica no resultado do trabalho de marketing da companhia.

Ela mencionou ainda sobre produtos comunicacionais que eles produzem, como uma newsletter semanal para informar aos colaboradores o que estão falando da empresa na mídia, além de informar o crescimento da Tókio Marine e mensurar a exposição da marca na imprensa, citando também as boas práticas da empresa que foram para o Japão e viraram cases, como aplicativos desenvolvidos no país.

Futuramente, eles planejam utilizar pesquisas e experiências com a marca para fazer com que a empresa cresça mais, além de desenvolver um novo site, intranet, aplicativos web e móbile para conseguir estreitar o relacionamento com seus públicos, se apoiando no marketing direto para a captação de clientes em potencial.

IMG_20150528_105056049

 

Quer saber mais o que aconteceu no Praticom? Veja os vídeos dos outros dias no canal da Cásper Líbero:

Terça-feira, 26 de maio

Conferência de abertura apresentando a história dos 120 anos do Tratado de Amizade, com o Prof. Dr. Massato Ninumiya, e a Campanha Bridgestone: “Pense antes de dirigir”, com o Sr. Luiz Fernando de Palma.

 Quarta-feira, 27 de maio

Palestra Oki Brasil: “Capoeira com Taiko – Desafios da construção de uma nova marca e cultura organizacional” com o Diretor de Comunicação Corporativa Romilson Longo Bastos Filho.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s