II Bastidores em Cena: Olhares sobre pesquisas em comunicação

No dia 02 de Junho foi realizado em Salvador o II Bastidores em Cena. Organizado pelos estudantes do 5º semestre de Relações Públicas da UNIFACS  com o tema Olhares sobre pesquisas em comunicação.

O evento foi aberto por Marta Cardoso, professora de Planejamento de Relações Públicas e mediadora do evento, que afirmou “Sabemos que por trás de um profissional de Relações Públicas há a importância da pesquisa” e ressaltou que o II Bastidores em Cena era “para além de um evento, um espaço de aprendizado.”.

Estudantes do 5º semestre de Relações Públicas da UNIFACS

Estudantes do 5º semestre de Relações Públicas da UNIFACS

O evento contou com quatro palestrantes: Daniela Mascarenhas – Diretora da DC3 Comunicação e Marketing; Gustavo Assumpção – Gestor de empresas com experiência na área comercial no ramo de alimentos e bebidas; Joilson Rodrigues – Servidor público federal no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e Sérgio Sobreira – Pesquisador na Universidade Federal da Bahia.

Joilson Rodrigues, Sérgio Sobreira, Marta Cardoso, Daniela Mascarenhas e Gustavo Assumpção.

Joilson Rodrigues, Sérgio Sobreira, Marta Cardoso, Daniela Mascarenhas e Gustavo Assumpção.

Daniela Mascarenhas apresentou o case de uma fábrica de snacks de milho e batata frita, chamada Xeek’s que fica localizada em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador. Conforme Daniela, a pesquisa foi fundamental para o desenvolvimento de ações de comunicação para a empresa, pois possibilitou estabelecer um perfil psicográfico e estudar a sua concorrência. A palestrante afirmou que a pesquisa serve para diminuir a incerteza na tomada de decisão e apresentou alguns dos erros mais comuns em pesquisa:

  • Não definir objetivo;
  • Não realizar briefing;
  • Má elaboração das perguntas;
  • Contratar apenas por preço;
  • Não saber interpretar a pesquisa;
  • Não entender que os cenários mudam;
  • Não levar em consideração que a pesquisa é o retrato do momento.

Gustavo Assumpção, o segundo palestrante, trouxe a importância da pesquisa na perspectiva das empresas privadas. Afirmou que “para realizar qualquer ação, a pesquisa é fundamental para saber se essa dará retorno de imagem e financeiro”. O palestrante apresentou o case da Ceasinha, como é conhecido o Mercado do Rio Vermelho, localizado no bairro Rio Vermelho em Salvador. Gustavo deu uma dica para os profissionais que buscam patrocínio para eventos: “Veicular a marca não é o bastante. No projeto são necessários dados para comprovar o retorno financeiro. Afinal, projetos precisam dar retorno.”.

Joilson Rodrigues afirma que para uma ação de comunicação é fundamental compreender a área na qual atuamos. O palestrante conseguiu demonstrar esta ideia, que muitos afirmam mas que poucos praticam, através de dados do IBGE e assim desmistificou vários mitos sobre a cidade de Salvador. Por meio da desmistificação, Joilson demonstrou que os discursos dos outdoors estão descolados da realidade de Salvador. O palestrante mostrou a importância de conhecer o espaço e enfrentar os mitos e evidenciou a pesquisa como ferramenta essencial para alcançar esses objetivos.

CGgCm8iW8AA80zB

Sérgio Sobreira, último palestrante, contou que baseado na origem da palavra “pesquisa” é possível afirmar que para a atividade da pesquisa é, fundamentalmente, perguntar. Além disso, afirmou que planejamento é o futuro que pode ser projetado e construído. Porém, a sociedade brasileira não reconhece a importância do planejamento, que tem como elemento central a pesquisa. Sérgio encerrou sua palestra fazendo um convite: “Acreditem que vocês podem muito mais que conseguir uma vaga de trainee, você pode atuar em uma dimensão para transformar a realidade. Não espere um político vim transformar o mundo. A mudança começa com cada um de nós. Vamos nos dar conta da nossa cidadania.“.

O evento foi encerrado com um debate entre os participantes e palestrantes, o que enriqueceu ainda mais o II Bastidores em Cena.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s