Ser social media, como construir uma carreira e mesa redonda com grandes mestres: este foi o quarto dia da RP Week

Workshop “Como trabalhar com social media“, com Quero Ser Social Media

Camila Freitas acompanhou o workshop “como trabalhar com social mediaministrado por Dani Miranda e Beto Tercetto. Eles explicaram como surgiu o Quero Ser Social Media, quando, há três anos, eles começaram o negócio de oferecer cursos sobre a área. Eles falaram também da importância dos comunicadores em estarem antenados com tudo que acontece em Comunicação e, em especial, em digital; de pesquisar referências para desenvolver seus projetos; e da importância de conhecer ferramentas de social media como as de monitoramento e métricas, que é algo que relações-públicas e jornalistas ainda não têm um conhecimento aprofundado.

DSC01929

Beto Tercetto e Dani Miranda (Foto: Camila Freitas/Versátil RP)

Sobre o monitoramento das marcas, é essencial saber o que o consumidor está falando a respeito. Caso haja reclamações, tem que resolver o mais rápido possível, assim se acaba construindo uma relação próxima com o consumidor e garantindo uma boa reputação digital. Foi citado que tudo que envolve conteúdo tem como mensurar, e que é importante avaliar o seu trabalho a partir da mensuração, pois assim garante o desenvolvimento do plano de comunicação de forma estratégica, sendo possível mudanças a partir de detecção de “ruídos” ao longo do projeto.

Os palestrantes deram dicas de como utilizar as redes sociais por meio de estratégia de conteúdo para o seu público, buscando por meio de pesquisas onde ele está nas redes sociais, ferramentas de monitoramento e de disparo de e-mail marketing como o “Mail Chimp” e análise SWOT da marca. Falaram da importância de explicar para o seu cliente todos os dados positivos e negativos e o que pode ser melhorado, além da importância da definição e objetivos com planejamento, assim resultará em engajamento, bem como também do digital e social como aliados ao trabalho de relações públicas.

DSC01969

Sala lotada no workshop do QSSM (Foto: Camila Freitas/Versátil RP)

Workshop “Construindo uma carreira de sucesso em RP”, com Pedro Prochno

À tarde, Mariangela Sena acompanhou o workshop “Construindo uma carreira de sucesso em RP”, com Pedro Prochno. Sim, o Pedro, exemplo de carreira de sucesso! Para quem não o conhece, o Pedro é um relações-públicas que podemos considerar um tanto quanto “polêmico”, porém muito engajado no sentido do “bem” da causa, ou seja, ele só faz coisas boas para a área.

11750698_877510975628854_4095252909888026828_n

Pedro Prochno (Foto: Mariangela Sena/Versátil RP)

Sua carreira de sucesso é bem promissora, em pouco tempo no mercado ele alcançou muitos objetivos traçados, aliás, uma das coisas mais importantes para se ter uma carreira de sucesso é: faça planos, trace objetivos, estude, pense, fale mais de uma língua e trabalhe muito, mas trabalhe com coragem e motivação. Isso faz toda diferença!

Filho de pais “normais”, a mãe é dentista e o pai engenheiro, tudo a ver com Relações Públicas, e foi por isso que ele decidiu seguir essa área. Ironias à parte, Pedro é um dos profissionais da área que está passando por uma grande prova na carreira, afinal, gente, ser gerente da Uber não é assim tão fácil. A Uber está aí em alta, no sentido positivo do serviço e no negativo também, já que os taxistas não gostaram dessa ideia, não. Eu pergunto: ele é ou não é um bom RP? Para aguentar a pressão, tem que ser bom no que faz.

Onde eu quero chegar profissionalmente aos 80 anos? Que habilidades eu preciso ou o que tenho que atingir para chegar lá? Quem quer ter uma carreira de sucesso precisa pensar nisso. Faça a sua própria análise, “é muito sonho e pouca preparação”, diz Pedro. Comece a entender o seu corpo e suas reais necessidades, faça a sua autogestão. Tem coisas que só depende de você mesmo, mas um pouco de sorte também ajuda, por isso nunca pare de fazer network.

11219623_877512305628721_296085399087282391_n

Ariane Feijó e Pedro Prochno (Foto: Mariangela Sena/Versátil RP)

Ariane Feijó passou pelo workshop em alguns minutos, “na academia o estudo é mais profundo, não deixe de ter uma formação”, falou Ariane. Ela reforçou também a questão dos pais que não possuem a mesma formação, e por isso às vezes não apoiam a carreira ou ficam com medo da escolha. “É necessário entender os pais e mostrar que ser um RP é algo que pode dar certo”, explicou Ariane. Uma carreira de sucesso demanda energia e força de vontade, não adianta pensar só em status, a vida é um “turbilhão” de ações, se algo der errado, levanta e resolve, altos e baixos fazem parte da trajetória.

Já à noite, a mesa redonda foi composta por um time de peso. Nathalia Orteiro (Aberje), Gisele Lorenzetti (Abracom), Sebastián Cebrián (Dircom), Andréia Athaydes (Conferp), Margarida Kunsch, Marcos Vinícius Bonfim (ABRP) e Gustavo Becker (Conferp), com visões e tendências do mercado de RP e Comunicação, resultados do monitor Latino-Americano de Comunicação de 2014, e apresentação da pesquisa “Liderança e Gênero em RP e Comunicação”.

11750696_877562388957046_4907879167945575959_n

Nathalia Orteiro, Gisele Lorenzetti, Sebastián Cebrián, Andréia Athaydes, Margarida Kunsch, Marcos Vinícius Bonfim e Gustavo Becker (Foto: Tiago Marcondes (Tico)/Versátil RP

A discussão sobre a profissão foi intensa e o público estava admirado com Margarida Kunsch (sim, ela compareceu e deu uma aula para todos). Admiração, carinho e muito respeito também foi demonstrado entre os convidados para Margarida. Todas as mesas redondas anteriores a esta foram de muito sucesso, mas esta foi muito especial porque marcou um encontro de grandes profissionais juntos, amigos, colegas, admiradores e admirados e, principalmente, apaixonados pelo que fazem! Acho que não poderia terminar de maneira melhor. Sem mais, acompanhe tudo pelo hangout da Cásper:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s