Quinto dia da RP Week e fechamos com Botecada RP

Workshop “Storylovers: transforme a comunicação em estórias”

Camila Freitas e Mariangela Sena acompanharam o quinto dia da RP Week. Pela manhã aconteceu o workshopStorylovers: transforme a comunicação em estórias”, que teve como facilitadora Fernanda Zerbini.

11741691_1033511226683104_2086490338_n

Fernanda Zerbini (Foto: Camila Freitas/Versátil RP)

Os participantes do workshop foram beneficiados com muito conteúdo e muita atividade prática sobre o mundo de storylovers. Mas por que contar estórias? Fernanda Zerbini evidenciou 10 razões para contá-las:

  • Transformam valores e conhecimento;
  • Convidam a pensar sem serem impositivas;
  • São fáceis de lembrar;
  • São marcantes e memoráveis;
  • Motivam uma equipe;
  • “Correm como faísca”;
  • São mais interessantes que números;
  • São emotivas ou engraçadas;
  • Criam simpatia;
  • Criam e modificam a cultura.

As estórias fazem as pessoas se movimentarem, por isso, é importante saber contar a estória para quem está ouvindo ser “fisgado” e visualizar o seu cenário, além de entender a sua moral. O relações-públicas precisa buscar, compreender e estudar mais sobre este tema, pois o público quer ouvir estórias e as marcas querem falar para todos os públicos.

 Workshop “Assessoria de imprensa no mundo 2.0”, com Ariane Feijó e Pedro Prochno

Como anda a assessoria de imprensa atual? O workshop “Assessoria de imprensa no mundo 2.0” falou sobre isso e deu dicas de como o profissional de RP pode se destacar no mercado.

11748637_1153070664708180_1903787085_n

Ariane Feijó ( Foto: Camila Freitas/Versátil RP)

Antes de tudo, “não construa mailing, faça relacionamento”, disse Pedro. Este é o caminho para o RP ser parceiro do jornalista. Os profissionais de comunicação que lidam com a imprensa precisam e devem se entender.

Use mais o poder do relacionamento, mantenha contatos, ligue, mande e-mail e pare de procurar o colega só quando precisa. Seja mais participativo! Quem não é visto não é lembrado, pense nisso. O trabalho do assessor de imprensa é influenciar e não ser evasivo.

Tivemos a participação de Luciana Junqueira, RP. Ela apresentou um case de AI na Fiat, onde trabalhou com Comunicação Corporativa. Celso de Souza, da agência Pipah Comunicação, também apresentou o case da Dove e deu dicas de assessoria.

Imersão RP

O nome já diz: vamos “mergulhar” na profissão de Relações Públicas! Amanda, Alf, Pedro e Ariane, do coletivo Todo Mundo Precisa de um RP, juntos deram dicas e mostraram dados atuais do mercado para a área de RP.

11758821_1153069708041609_975330835_n

Todo Mundo Precisa de um RP (Foto: Camila Freitas/Versátil RP)

Esse apanhado de informações tem o objetivo de ampliar o olhar dos estudantes para o mercado de trabalho ou de alguns aspectos que envolvem a área de um profissional, como, por exemplo, as responsabilidades das associações de classe (Conferp e ABRP) sobre a flexibilização da profissão.

Algumas dicas valiosas: participe das atividades acadêmicas como agências experimentais; não fique sem estagiar. Estágios de seguimentos diferentes ajudam no crescimento profissional. Essas ações durante o período acadêmico auxiliam os estudantes a estarem melhor preparados para o mercado ou para serem empreendedores.

Continuar estudando, independente de estar ou não em uma grande empresa, atuando ou não como empreendedor, mantém o seu conhecimento atualizado. Cuide da sua imagem, cultive um bom relacionamento e saiba “quem faz o que” na área.

Pedro explicou de uma forma bem simples a responsabilidade de cada associação de classe. Baseado em lei, é função do Conferp fiscalizar a aplicação da profissão de Relações Públicas e a ABRP se propõe a engajar e divulgar a profissão.

Essa imersão foi express, geralmente tem dois dias de duração e atividades em grupo, por isso a express teve somente um resumo de todo o conjunto da imersão completa. Porém, encerramos a semana em grande estilo, com palestras, workshops e mesas-redondas com convidados que despertaram na galera o desejo pela profissão! E por fim, tivemos a Botecada RP regada a conversas e cerveja.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s