Série “Fala, Coordenador!” com a Profa. Dra. Maria José da Costa Oliveira, da Metrocamp

Nós, do Versátil RP, queremos mostrar a todos os cursos de Relações Públicas das universidades, e nada melhor do que o próprio coordenador de cada curso se apresentar a nós. Hoje a conversa é com a Profa. Dra. Maria José da Costa Oliveira, coordenadora do curso de Relações Públicas da Metrocamp, de Campinas/SP.

mq1

7

Foto: Profa. Dra. Maria José da Costa Oliveira (Metrocamp)

Maria José da Costa Oliveira é Pós-Doutora, Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, bacharelada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas. Como profissional, atuou por 10 anos em instituições e agências de Comunicação em São Paulo e Campinas.

É docente na área de Comunicação há 30 anos, professora convidada de cursos de pós-graduação em Salvador, Atibaia e Piracicaba. Autora de artigos, livros e revistas cientificas  com dedicação especial aos temas: Responsabilidade Social, meio ambiente, relações com consumidores e cidadania.

Vamos ao papo com Maria José!

Sobre os cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e MBA relacionados à área de RP:

Na Metrocamp contamos com o curso de graduação em Relações Públicas desde o início da fundação da Instituição, em 2003. Chegamos a oferecer o curso de pós-graduação (Lato Sensu) em Comunicação Pública e Responsabilidade Social de 2003 até o ano de 2011. O curso abrangia disciplinas da área de Relações Públicas, mas atraía profissionais não só da área, como também de Publicidade e Propaganda, Jornalismo, além de outras formações, porém, atualmente o curso não está sendo oferecido. Os cursos de pós-graduação da Instituição que têm atraído os profissionais de Relações Públicas são o de Mídias Digitais e o de Gestão de Marketing, em vista do contexto atual. Todavia, há perspectiva de retomarmos o curso mais específico de Comunicação.

Sobre os cursos, palestras e eventos a serem oferecidos relacionados à área de RP, como cursos livres, gratuitos, de extensão e de línguas:

Palestras são realizadas ao longo do curso, todavia, é em especial durante a Semana de Comunicação e Marketing, que ocorre em maio, que costumam participar outras pessoas interessadas, além de nossos alunos.

Neste ano de 2015, a Metrocamp foi uma das sedes do IX Congresso da ABRAPCORP (Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas). O evento ocorreu em parceria com a PUC/Campinas, tendo início no dia 12 de maio (pré-congresso) e dia 13 de maio (abertura oficial), e encerrando-se no dia 15 de maio. Puderam participar os interessados que se inscreveram no site da Associação.

Outro evento que ocorre todo final de semestre na Metrocamp é a apresentação do MIX de Comunicação. Trata-se do momento de exposição de trabalhos interdisciplinares, em diferentes formatos, desenvolvidos por alunos de Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Marketing e Produção Audiovisual. É aberto ao público e permite entender a aplicação prática do conhecimento teórico adquirido nas diferentes disciplinas do semestre. Na Metrocamp organizamos também o programa Cineclube, com exibição de longa ou curta metragem uma vez por mês e com a presença de seu respectivo produtor, diretor ou ator para um debate.

Realizamos, também, algumas ações sociais. No final de 2014, para comemorar os 100 anos de Relações Públicas no Brasil,  realizamos uma ação de plantio de 100 mudas de árvores adquiridas da ONG Ambiental Jaguatibaia no terreno onde fica localizado o Hospital Cândido Ferreira, em Sousas/Campinas. Os alunos de Relações Públicas da Metrocamp,  além do plantio, puderam conhecer o significativo trabalho realizado pelo Cândido Ferreira.

Sobre a proposta educacional e institucional:

A proposta educacional do curso de Relações Públicas da Metrocamp é estruturada com ênfase na Comunicação Integrada, na relação entre teoria e prática profissional, com os desafios que são lançados desde o 1º semestre para a realização de trabalhos interdisciplinares, planejados de acordo com os conteúdos que são definidos em cada etapa. A proposta, portanto, passa por uma visão interdisciplinar e transdisciplinar, em especial por estimular trabalhos desenvolvidos de forma integrada entre os cursos de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda, o que permite que se desenvolva habilidades e competências para elaborar projetos que abrangem a comunicação institucional, mercadológica e interna.

Sobre o diferencial acadêmico (estrutura, nota no MEC, formação dos professores e relacionamento/convênio com o mercado de trabalho):

Conforme já indicado acima, o diferencial é voltado principalmente para a metodologia de resolução de problemas, numa visão interdisciplinar, bem como para a proposta transdisciplinar, com a ênfase em Comunicação Integrada.

Em termos de estrutura, contamos com salas de aula climatizadas, equipadas com computador, data show, telefone e laboratórios específicos, como a agência de Comunicação Integrada e o Centro de Imagem e Som (fotografia, vídeo e rádio). No processo de reconhecimento, o curso obteve a nota 5 (nota máxima) pelo Enade/MEC.

A formação dos professores da Metrocamp inclui pós-doutores, doutores, mestres e especialistas com vivência acadêmica e de mercado. O relacionamento entre alunos, professores e coordenação é intenso, seja de forma presencial, ou por e-mail, salas virtuais e Facebook.

O convênio com o mercado de trabalho é realizado, principalmente, por meio do setor de Carreiras, que estabelece parcerias com empresas, cadastra currículos e orienta os alunos para os processos de seleção.

Sobre o diferencial da graduação em RP como grade curricular do curso, premiações e quantidade de alunos formados no ano de 2014 (somando os dois semestres):

De certa forma, os diferenciais já foram apresentados anteriormente. A grade curricular do curso é estruturada com base nos eixos de formação geral, formação em Comunicação e formação em Relações Públicas. As adequações das matrizes curriculares e, em especial, os conteúdos desenvolvidos nas disciplinas são atualizados sempre que surgem novas demandas, o que garante sua atualidade.

Desde a formação de sua primeira turma, o curso vem conquistando prêmios por projetos desenvolvidos por seus alunos no último ano. Conquistou o 1º lugar no Expocom Sudeste em 2007 por projeto realizado em 2006 e o mesmo projeto ficou em 2º lugar no Expocom Nacional.

A partir de 2008, recebeu prêmios da ABRP, classificando-se entre os finalistas e em muitos casos obtendo o 1º lugar. Um de seus projetos – desenvolvido para o Museu do Diálogo no Escuro – ganhou não só o primeiro lugar na ABRP, como também foi selecionado como o melhor entre todas as categorias, sendo o projeto homenageado no POP – Prêmio Opinião Pública.

Em 2006, um trabalho desenvolvido por alunos do 5º semestre de Relações Públicas ganhou o prêmio 3M de Inovação Social; o trabalho foi desenvolvido dentro de uma disciplina e gerou resultado social e ambiental, sendo colocado em prática.

Durante o 30º POP a Metrocamp foi premiada pelo projeto de Redescobrimento da Vila Industrial, bairro onde está localizada. Entre os objetivos alcançados, constaram a aproximação com a comunidade do entorno, resgate da memória da Vila e desenvolvimento de propostas de revitalização.

Em 2014 foram cerca de 30 alunos formados no curso de Relações Públicas da Metrocamp, já que ainda não havia turma do matutino. Atualmente, além dos alunos do período noturno, o curso também conta com alunos no período matutino.

Sobre a visão/objetivo para 2015:

Para 2015 planejamos dar continuidade às nossas ações, aprimorar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, e estimular nossos alunos a realizarem iniciação científica e intercâmbios, já que contamos com parcerias para viabilizar tais ações.

Sobre bolsas de estudos:

A Metrocamp tem recebido bolsistas do Prouni e tem contado com inúmeros alunos que têm utilizado o FIES. Ex-alunos recebem 30% de desconto ao fazerem outros cursos, inclusive os de pós-graduação. Alunos de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda podem obter a bititularidade ao cursarem cerca de mais dois anos, já que tais cursos possuem os eixos de formação geral e em Comunicação constituídos de forma comum. Nesses dois anos complementares, o aluno também usufrui dos 30% de desconto como ex-aluno.

Profa. Maria José ainda acrescenta: 

O relacionamento entre alunos e professores é também considerado um diferencial na Metrocamp, já que as turmas não são numerosas e o grau de aproximação permite entender o perfil dos alunos e realizar as adequações das metodologias de ensino/aprendizagem. A formação dos professores também merece destaque, já que além de qualificação (pós-doutorado, doutorado, mestrado e especialização), muitos contam com vasta experiência de mercado, sendo referência em seu campo de atuação.

Para mais informações:

http://www.metrocamp.com.br

Contatos:

Profa. Dra. Maria José da Costa Oliveira

E-mails:  zezecoliveira@gmail.commaria.coliveira@metrocamp.edu.br

Telefones: (19) 4501-2681/(19) 99175-1921

Anúncios

2 pensamentos sobre “Série “Fala, Coordenador!” com a Profa. Dra. Maria José da Costa Oliveira, da Metrocamp

  1. Pingback: Série “Fala, Coordenador!” com a Profª Ms. Paula Barros, da FECAP | Versátil RP

  2. Pingback: Série “Fala, Coordenador!” com a Profa. Ma. Mércia Segala Bruns, da UNISO | Versátil RP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s