Interatividade e convergência das mídias frente ao papel do novo RP

No contexto atual, a globalização tem mudado não somente a forma com que compramos, falamos e nos relacionamos, mas também mudou o ambiente como um todo. As tecnologias da informação e da comunicação estão cada vez mais presentes em nossas vidas; desse modo, a forma de fazer relações públicas e a própria comunicação sofreu adaptações, onde o próprio público está como produtor e notícia ao mesmo tempo.

Nesse sentido, o celular, a internet e a TV transformam-se em um único meio, capaz de ilustrar todas essas funções comuns e muito utilizadas em nosso cotidiano. A convergência midiática é justamente a integração de dispositivos digitais e analógicos e seu uso sob demanda, onde o seu maior contributo é a interatividade e cabe ao relações-públicas tomar posse desse momento para mostrar-se indispensável.

Aparelhos como computador, celular e internet são mais que ferramentas utilizadas para variadas possibilidades, e é isso que caracteriza a interatividade, afinal, com eles é possível fazer muitas coisas que vão da busca por lazer por meio de vídeos, aprendizado de línguas, pesquisas acadêmicas e, a mais utilizada, a comunicação.

É preciso pensar estrategicamente como o profissional de RP pode proporcionar aos seus clientes a ampliação, tanto das possibilidades oferecidas pela convergência como o acesso desses meios às pessoas menos favorecidas. A convergência é um dos maiores fatores que fazem da interatividade um grande valor acrescentado à vida acadêmica de bilhões de pessoas.

Com o “boom” do mobile, temos uma realidade bastante presente em todos os setores de nossas vidas, e são elas que refletem os seus usos, possibilidades e implicações, tanto na vida pessoal, quanto na profissional ou mesmo na área de pesquisas. Estas convergem de variadas maneiras na medida em que são usadas, na prática docente ou mesmo na perspectiva pedagógica, em aulas, apresentações, produções fotográficas e videográficas, planejamentos de comunicação e relações públicas etc. em tempo real, que se espalham pela rede em questão de segundos por meio dos compartilhamentos em redes sociais, blogs, e-mails, YouTube ou mesmo sites de busca.

Com a quantidade de mudanças acontecendo no mundo, acaba-se sofrendo alterações de valores sociais e morais onde a educação, as leis, o papel do relações-públicas e a própria “cybercultura” precisam ser repensados de maneira a diversificar os recursos e a metodologia aplicada à própria educação, que precisa estar em constante atualização para se adaptar com mais facilidade e acompanhar os avanços da tecnologia, assim favorecendo a melhor qualidade de compreensão da realidade e das novas habilidades que a interatividade nos impõe a assimilar e colaborar para a efetividade do trabalho do comunicólogo.

Anúncios

Um pensamento sobre “Interatividade e convergência das mídias frente ao papel do novo RP

  1. Pingback: Planejamento e Diversidade na Comunicação Digital | Parte I | Versátil RP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s