Que tal celebrar 100 anos mais uma vez, mas de um modo diferente?

O blog Versátil RP traz aos leitores a pesquisa estatística que apresenta o panorama atual do cenário dos profissionais de Relações Públicas no Brasil com olhar sobre o presente, passado e futuro da profissão

VRP - Maravilhoso mundo dos RPs-Revisado_baixa

Celebrar 100 anos de uma das profissões mais sociais e empresariais no Brasil é um desafio e uma honra. Neste período presenciamos diversos momentos políticos, econômicos e sociais desde a Era Vargas, passando pela Revolução de 32, a construção de Brasília, o período militar, as “Diretas Já” e a elaboração da Nova Constituição Brasileira até finalmente entramos num momento histórico de administração e governos socialistas que dão ênfase à inclusão social, digital e econômica na Era da Globalização, e tudo se resume a uma palavra: relações.

É neste cenário de movimentações, sonhos e celebrações que o blog Versátil RP (VRP) – um dos grandes portais na internet voltado a dar visibilidade e formação à profissão de Relações Públicas (RP) -, com muita alegria, lança seu primeiro relatório estatístico com a abordagem de estruturas que envolvem a área de RP.

Há exatamente um ano (05/08/2014) o blog VRP publicava a primeira entrevista da série “RP Escreve a sua História“, com a participação do Prof. Luiz Alberto de Farias. Motivado em celebrar os 100 anos da profissão de Relações Públicas no Brasil, o blog criou a série de modo a contar com a participação dos personagens que hoje fazem da profissão das relações públicas uma área real, viva e em atividade. Para isso, estabeleceu a meta de, até 31 de dezembro de 2014, publicar 100 entrevistas com profissionais e/ou influentes na área de RP, de modo a conhecer suas histórias, formação acadêmica, atividades profissionais desempenhadas e o ponto de vista quanto ao cenário de RP no País.

Este desafio foi concluído com êxito e se tornou um dos “brilhos dos olhos” da equipe VRP, que enxergou nesta série a oportunidade de aproximação entre os profissionais, de visibilidade e identificação do que foi, do que é e o que será a profissão de RP para os próximos 100 anos.

Diante da amostra, da relevância das informações e dos dados apontados, a equipe VRP percebeu a necessidade de cruzamento desses dados para que, unindo as informações apontadas, fosse possível criar um panorama de diversos aspectos que envolvem a profissão de Relações Públicas, utilizando como base as respostas apontadas nas entrevistas concedidas à série “RP Escreve a sua História“.

Assim, após um ano, a equipe VRP sente-se honrada em trazer o relatório “Maravilhoso Mundo das Relações Públicas“: uma análise comparativa, que permite verificar o cruzamento das informações apresentadas por 97 entrevistados da série “RP Escreve a sua História“, propondo um panorama da profissão de Relações Públicas no Brasil sob a ótica dos próprios profissionais que a exercem. Os dados qualitativos apresentados nas entrevistas foram adaptados para gerar informações quantitativas. Ninguém melhor do que os próprios personagens para contar suas histórias.

O leitor terá acesso a dois documentos: 1. Relatório Escrito, onde são apresentados a estrutura, os dados detalhados e suas respectivas análises; 2. Apresentação visual, onde são destacados os dados que envolvem a pesquisa de modo fácil, divertido e criativo para que se possa ter, com praticidade, acesso às principais informações.

Por meio desta pesquisa, o leitor poderá saber sobre a formação dos profissionais de Relações Públicas, áreas em que atuam, segmentos que participam, como enxergam a flexibilização, valorização, áreas promissoras e o que acreditam que deve ser feito para que haja crescimento da profissão no País nos próximos anos.

Os dados apresentados são reflexo da realidade da vida de 97 profissionais de Relações Públicas, podendo destacar alguns nomes: Luiz Alberto de Farias, Flávio Schmidt, Carol Terra, Marcello Chamusca, Fábio França, Gilceana Galerani, Ariane Feijó, entre outros.

A equipe do blog VRP se sente honrada pela conclusão deste trabalho, grata pela participação de todos os profissionais que colaboraram com a pesquisa e que, gentilmente, forneceram informações, tanto pessoais quanto técnicas, durante a série “RP Escreve a sua História“, e que, realizado na oportunidade de entregar conteúdo, fora produzido com carinho, destreza e objetividade, bem como na expectativa de que as informações aqui contidas sejam de real importância e valorização de dados para informações pessoais e técnicas na elaboração de futuros trabalhos e pesquisas, tanto acadêmicos quanto empresariais.

Temos muito que lutar para dar continuidade a este longo período de mudanças e de conquistas durante os 100 anos de RP no Brasil. Os profissionais de Relações Públicas têm fundamental importância neste processo, tanto político e econômico quanto social, pois, por meio de suas capacitações e busca permanente pelo conhecimento amplo de todo o processo de mudanças e atualidades sociais do povo e da nação, poderão prestar ricos serviços para que o desenvolvimento aconteça e que insira o Brasil num lugar privilegiado no cenário mundial.

As oportunidades deste novo século se renovam para esses profissionais poderem atuar de forma relevante nas organizações em que estiverem, seja empresa, Governo ou Terceiro Setor.

Quer conhecer quem são os RPs, onde estão, por onde passam (estudo e atividade profissional), o que pensam, seus sonhos, desafios e objetivos? Então entre no “Maravilhoso Mundo das Relações Públicas” e festeje junto com o blog Versátil RP os 100 anos das Relações Públicas no Brasil da melhor forma: vendo como os relações-públicas genuinamente brasileiros veem a profissão no País.

“Relações Públicas, uma profissão que empolga e move atitudes”

Roberta Attene

Versátil RP

Apresentação – Maravilhoso Mundo das Relações Públicas

Relatório – Maravilhoso Mundos dos RPs

 

Anúncios

Um pensamento sobre “Que tal celebrar 100 anos mais uma vez, mas de um modo diferente?

  1. Pingback: Recesso VRP: terminamos 2015 com chave de ouro! :) | Versátil RP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s