Planejamento estratégico em RP: protagonismo na Gestão de Relacionamentos e Comunicação Organizacional

O cenário atual da Comunicação e do avanço da tecnologia mudou completamente a concepção das funções profissionais, do uso das ferramentas e do desenvolvimento das atividades inerentes ao trabalho diante das organizações, onde a globalização começou a ditar as novas regras aplicáveis para se obter o sucesso de marcas, pessoas e organizações por meio das técnicas e modos comunicacionais.

O profissional de Relações Públicas possui estreita relação com o instrumento de planejamento. Os dois possuem navegações similares, concisas e, principalmente, complementares. Ambos estão aqui para guiar, direcionar e apontar o melhor caminho para chegar ao objetivo a que se destina.

Esta ordem é abrangente, porém se vale do uso de conceitos, ensinamentos e aplicações, não somente de planejamento estratégico, mas planejamento transparente, gestão e pensamentos estratégicos. Pensar estrategicamente é pensar “fora da caixa”, analisando sempre possibilidades, colocando “na balança” aspectos fortes e fracos, assumindo quais os caminhos viáveis para tornar a comunicação organizacional excelente e contemporânea. Um desafio para quem deseja tomar como ponto de partida um planejamento em RP, que precede às demais áreas da Comunicação, estando sob a principal função dentro da Comunicação (a priori da Comunicação Corporativa), a quem se dispõe a trabalhar, levando sempre a eficácia e a qualificação para isto.

Analisando o caráter generalista e estrategista, características principais desse tipo de profissional, gestor, administrador de imagens e oportunidades e de filosofia institucional, uma verdadeira concepção evolutiva que engloba todos os níveis e práticas operacionais, além de desenvolver o empreendedorismo de posturas, mas também de transformar pensamentos em ações estrategicamente elaboradas, comportamento nato de todo relações-públicas.

Diante de tantos ensinamentos e aprendizados durante o estudo da profissão, o planejamento estratégico está sempre como protagonista, pois é com o plano que tudo começa, e esses trazem consigo as incertezas, responsabilidades e decisões a serem tomadas.

Nesse processo é implementado o plano de ação, para buscar significar perante seu público a transparência de mostrar o que é o cliente, qual seu objetivo, missão, identidade e valores, ou seja, qual a sua razão de ser, e, com isso, além de abrir seus canais de comunicação, fortalece toda sua estrutura e dimensão institucional. Isso é fazer Relações Públicas, isso é planejamento estratégico.

Não existe manual de como pensar estrategicamente. Tudo é passível de aprendizado, “alma” curiosa, visão de negócios, saber se relacionar em equipe, capacidade de comunicação… Não se pode prever o futuro por meio do planejamento estratégico, mas temos a capacidade de prevenir e pensar no que ele pode nos oferecer e, sabendo-se disso, teremos segurança para refletir com maior segurança. É este instrumento que possibilita a capacidade de descobrir, testar novas técnicas e soluções para melhor desenvolver o trabalho, antecipando e evitando crises e agindo sempre na prevenção.

Desta forma, é o profissional de Relações Públicas o mais capacitado a atuar a frente da gestão da Comunicação Empresarial e Institucional com eficácia, respeitando sempre os públicos e as mais variadas, seguindo-se da essência da empresa que representa.

Fonte: Planejamento e Gestão Estratégica de Relações Públicas nas Organizações Contemporâneas – Margarida M. Krohling Kunsch

Escola de Comunicações e Artes – Universidade de São Paulo (ECA-USP)

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s