4 filmes e 1 série para você ver Relações Públicas de outra forma

Por Daiane Almeida

O fim de semana chegando e você aí sem nada pra fazer? Pra quem gosta de filmes e séries, tenho aqui cinco dicas para você se distrair e ver a profissão de Relações Públicas em suas variadas atuações dentro da Comunicação e Negócios de uma maneira bem mais leve.

  1. Tudo pelo poder

Centrado na campanha de um candidato democrata à presidência dos EUA, Sthephen Myers (Ryan Gosling) é um jovem diretor de Comunicação que faz de tudo para promover seu candidato, Mike Morris (George Clooney).
Uma excelente abordagem para quem quer saber mais sobre media training, assessoria e como funciona o marketing político.

filme

  1. Branded – O poder das marcas

Coprodução Russa/EUA, um dos melhores que já assisti. Fala sobre a guerra das marcas por espaço no mercado, mente e desejo dos consumidores, posicionamento, gestão de marcas e a criação de demanda para o consumo, muito além dos 4Ps do nosso amigo Kotler.

Misha (Ed Stoppard) é um expert em marketing que presta serviços de espionagem para uma agência norte-americana interessada em levar novas marcas para a Rússia pós-comunismo. Depois de fracassar ao criar um reality show para transformar  uma obesa em modelo (durante a cirurgia ao vivo a moça entra em coma e vídeos com declarações desesperadas dela pedindo para não realizar a cirurgia aparecem em telejornais), Misha acaba preso, desempregado e decide se autoexilar em uma fazenda. Após um ritual, ele volta para a cidade e descobre como os desejos das pessoas são manipulados pelas marcas e a guerra secreta que existe entre elas.

dois

  1. Chef

Filme bastante simples, mostra o poder das redes sociais para destruir e construir marcas e personalidades. Carl Casper (Jon Favreau) é um renomado chef de cozinha em Los Angeles, que enfrenta a resistência do dono do restaurante em que trabalha para inovar o cardápio. Depois de receber a critica de um conceituado blogueiro gastronômico, Carl acaba criando um perfil no Twitter para se defender, mas, por não saber usar a ferramenta, acaba criando uma crise de imagem – o que resulta em sua demissão, a dificuldade de conseguir um novo emprego e a ideia de se tornar um empreendedor e usar a mesma ferramenta (as redes sociais) para alavancar seu negócio.

tres

  1. 1,99 – Um supermercado que vende palavras

Este é um filme que nos faz pensar sobre o poder das palavras.
Para abordar a necessidade do consumo, o foco no preço em detrimento do produto e a preocupação das marcas em tornar seus slogans em fetiches, 1,99 é um supermercado todo branco onde os produtos são formas geométricas vazias e as pessoas escolhem as palavras e apelos que mais se adequam aos seus desejos enquanto o mundo exterior é mediado por máquinas, celulares e computadores.

quatro

  1. O negócio

Você acredita que é possível utilizar o marketing em todo e qualquer produto ou negócio? Imagine então utilizar as estratégias de marketing para promover o negócio mais antigo do mundo, o sexo. Esta é uma serie da HBO onde que três “garotas de programa” se unem para alavancar seu negócio por meio das mesmas estratégias utilizadas pelas mais diferentes marcas.
Com Rafaela Mandelli no papel de Karin, Juliana Schalch como Luna e Michelle Batista como Magali, cada episódio é uma verdadeira aula de como criar e desenvolver uma marca forte no mercado.

cinco

 Tem mais alguma dica? Conta pra gente aí nos comentários e boa sessão!

Anúncios

Um pensamento sobre “4 filmes e 1 série para você ver Relações Públicas de outra forma

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s