#07 Planejamento estratégico para leigos

capa02#07 – Elaborando o plano, o projeto, o programa, o investimento e a avaliação

Olá, pessoal. Beleza? 🙂
Chegamos na parte mais divertida do planejamento, hora de tirar conclusões do que foi estudado e propor as soluções para cada problema identificado. A parte criativa pode – e deve – ser desordenada, livre e não linear, mas colocar cada ação em seu lugar deve seguir um processo prático e funcional. Para isso usamos a metodologia do plano, projeto e programa.

Plano – É a parte do processo que vai mostrar de maneira geral quais os principais objetivos da organização, é uma referência para desenvolver os programas e ações.

Projeto – Aqui a ideia é colocar o passo-a-passo da ação que tem como objetivo resolver determinado problema. Além disso, visa estabelecer os processos, os métodos, os recursos e as condições para tal desenvolvimento.

Programa – É o instrumento responsável pela logística da implantação das ações: estabelece tempo, espaço, cronograma e responsáveis – e a listagem sistêmica e detalhada dos acontecimentos.

Tela de visualização do plano | Sophie Comunicação Integrada

Tela de visualização do plano | Sophie Comunicação Integrada

Esta é a tela de visualização do meu projeto experimental (e dos meus colegas de grupo) para uma ONG de incentivo a leitura. No decorrer no planejamento, a gente percebeu que a ONG precisava definir conceitos primordiais, determinar seus objetivos, missão, valores e princípios (autoconhecimento), para assim vender a ideia para outras pessoas e empresas (promoção) e para finalmente ser uma referência do seguimento (disseminação).

A partir desse diagnóstico elaboramos os projetos baseados nas quatro comunicações: institucional (Capa), administrativa (Índice), interna (Personagens) e mercadológica (Edição) de forma que resolvesse cada um dos problemas apresentados.

Já os programas sinalizam as ferramentas em si: princípios organizacionais, identidade visual, site, audiovisual, mídias sociais, eventos, processos administrativos, parcerias estratégicas, manual do associado, informativo impresso e assim por diante. Simples, né? rsrs

Investimento

Para pequenos empreendedores o investimento é sempre um grande dilema, pois, em geral, a verba é curta. Mas é preciso pensar que a comunicação é essencial. De que vale você ter um ótimo produto ou serviço se você não mostrar isso ao mundo?

Então o ideal é colocar a comunicação como um item de investimento e pesquisar alternativas que cabem no seu orçamento.  Outra sugestão é fazer uma lista de prioridades e verificar o que é mais urgente no momento. Eu diria que qualquer empresa, independente do tamanho, precisa de no mínimo uma identidade visual, princípios, cartões de visita, site e mídias sociais. E aí, com o tempo e com o lucro, aumenta-se o investimento nessa área.

Avaliação

Avaliar é um tópico extremamente necessário para saber se seus esforços estão gerando resultados. A dica é elaborar um cronograma de avaliação. Por exemplo, se o seu planejamento vai durar um ano, então a cada três meses pare e avalie. E é sempre bom lembrar que todo planejamento pode ser adaptado conforme o seu desenvolvimento, é na avaliação que isso vai ser respondido. Se uma estratégia não dá resultados, mude a “jogada”.

Mas o que avaliar e como? Depende do que você pretende avaliar, alguns exemplos:

  • Um site – por acessos ou pesquisa.
  • Mídias sociais – crescimento, interação e alcance.
  • Atendimento – pesquisa de satisfação.
  • É a melhor métrica de todas que é: vendas/negócios. Suas ações geram lucro?

Bom, no próximo e último post da série falaremos de algumas ferramentas que ajudam no dia-a-dia, cursos bacanas e algumas inspirações. Até lá. 😉

—-

Consultorias (em grupo ou individual, online ou presencial) para pequenas empreendedorAs (sim, só as minas) e para projetos de impacto social e/ou cultural. Saiba como aqui.

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Um pensamento sobre “#07 Planejamento estratégico para leigos

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