#01 Diário de um Relações-Públicas: 12 dicas práticas

Por Roberta Attene – GT Acadêmico

O GT Acadêmico dá início à série “Diário de um Relações-Públicas”, na qual expomos dicas práticas para uma vida de sucesso aos estudantes e profissionais de RP. Nossa proposta é compartilhar pensamentos e atitudes que facilitem o dia-a-dia dos RPs e que lhes ajudem a destacarem-se no mercado. Para iniciar, a primeira dica será dedicada aos estudantes. Vamos lá?

A dica de hoje é:

#1 – FORMAR APENAS PARA TER UM TÍTULO? 

texto ro - dicas de rp 22

Pensamento do dia | Imagem: Banco de dados Online | Fonte: Mexxer.pt

Claro que não! Ouvimos muitas vezes em rodas de amigos o comentário de que determinados colegas estão fazendo faculdade apenas por uma questão de ter um futuro trabalho ou não ficar abaixo da média social atual, bem como devido a cobrança familiar e social em ter uma formação superior; e outros, ainda, por considerarem que é só para ter um título.

Entendemos que não é para isso que nos dispomos a gastar um considerado tempo de nossas vidas em estudar, desde o jardim de infância, chegando ao nível médio, sem ter um objetivo principal, que é poder escolher um ramo de atividade profissional, o qual poderemos mostrar de forma prática tudo aquilo que vivenciamos nesse longo período educacional.

Assim, poder fazer a escolha por uma academia é o nosso primeiro momento de independência cultural. Por isso temos a liberdade de poder escolher o que mais nos agrada e o que, de fato, poderíamos fazer para nós e nossa sociedade.

Para os nossos amigos RPs, sugerimos que não façam do curso um “peso” para si próprio, e, sim, que torne cada dia de aula uma motivação pessoal para adquirir conhecimento, capacidade, inteligência, que proverão de competências para dar sentidos e percepções na escolha que fizeram pela área de RP. Podemos dizer que, sendo esta uma área aberta a diversos segmentos de aplicação – tanto profissional, quanto político, cultural e religioso -, tem-se a necessidade de se apropriar das qualidades e ensinos para abrir relevantes espaços em todas estas áreas.

É muito prazeroso ver quando alunos, que já atuam no mercado de trabalho, trazem uma “bagagem” preciosa de participação e contribuição para as salas de aula. Os que ainda não estão presentes no mercado podem se valer de inúmeras experiências de ex-alunos, professores e acadêmicos que, com seu desempenho profissional, os nutre de expectativas para o futuro.

Assim, a faculdade tem que ser para você um momento único: a oportunidade de aprendizado e de vivência profissional. Ao invés de reclamar de que os professores cobram trabalhos e dedicação, tenha um olhar mais sincero para si próprio e perceba que o que estão cobrando faz parte da sua formação futura.  Aproveite as atividades para, efetivamente, aprender, errar e corrigir, não deixando para cumprir suas tarefas no momento das datas previstas de entrega, mas procure executá-las com antecedência para expor o seu perfil e dar o seu melhor ao trabalho.

Saiba, uma das habilidades que o mercado de trabalho certamente te cobrará será: rapidez, dedicação, qualidade do trabalho e pesquisa intensa e fundamentada. Eles precisam que o “job” seja entregue (e bem feito, é claro).

Esse prático aprendizado não será apenas útil na sala de aula, mas em todos os dias da sua vida. Assim como o mercado te cobrará no futuro, os professores são o seu primeiro mercado de experimentação em que essas habilidades citadas serão essenciais para uma avaliação qualificada e notável.

Espaço cult – Uma charge para entreter:

Anúncios

Um pensamento sobre “#01 Diário de um Relações-Públicas: 12 dicas práticas

  1. Pingback: #02 Diário de um Relações-Públicas: 12 dicas práticas | Versátil RP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s