I SINCULT – Comunicação, cultura e turismo em um só lugar

Nos dias 24 e 25 de julho, Salvador foi sede do I Simpósio Internacional de Gestão da Comunicação, Cultura e Turismo. O evento teve uma programação repleta de debates sobre os desafios da gestão destas três áreas.

Cerimônia de Abertura

A cerimônia de abertura foi realizada com a mesa de honra composta por Marcello Chamusca; Márcia Carvalhal; Flávio Dias dos Santos, Diretor do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia; Márcio Ângelo Ribeiro, Presidente do Conselho Estadual de Cultura; e Elzário Junior, Presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo – ABBTur.

Márcio Ângelo deu as boas-vindas aos participantes do evento, falou sobre o trabalho do Conselho Estadual e ressaltou que uma das principais propostas do Conselho é descentralizar os recursos e as políticas públicas. Afirmou que, infelizmente, “os artistas que vivem à margem da indústria cultural não conseguem viver de sua arte”.

Após a mesa de honra, os participantes foram prestigiados com a apresentação da Capoeira Mangangá de Simões Filho e, ao final, houve uma homenagem ao filho do Mestre Tonho Matéria.

Apresentação cultural

Apresentação cultural

Conferência de Abertura

A conferência de abertura teve a coordenação de Emílio Tapioca, vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura. Esta conferência contou com a presença de Msc. Gorky Díaz Pino, professor pesquisador e Mestre em Comunicação pela Universidade de São Paulo, que falou sobre Comunicação, Imagem e Pesquisa no Contexto Contemporâneo. Gorky Díaz ressaltou que “a opinião pública é altamente exigente e espera muito das organizações”, e que “todas as organizações devem prestar atenção em como está sua imagem” e, assim, mensurá-la.

Elísio Lopes Junior, dramaturgo, diretor artístico e roteirista dos programas Esquenta e Espelho e de shows de Ivete Sangalo e Carlinhos Brown, deu continuidade a conferência de abertura abordando os desafios da Comunicação, Cultura e Cenário artístico.

O palestrante apresentou um pouco do cenário cultural do Brasil e ressaltou o papel do relações-públicas na cultura. Segundo o conferencista, “um dos muitos papéis é ativar relacionamentos com clientes, prospects, fornecedores e formadores de opinião”. Além disso, Elísio Lopes apresentou os cinco desafios da comunicação, atualmente: 1) Comunicar, ser claro; 2) Ser eficaz; 3) Ser coerente; 4) Ter identidade; 5) Arriscar.

Painel: Música, Cultura e Religiões de Matrizes Africanas

Viviam Caroline, cantora, compositora, jornalista, arte-educadora e produtora cultural, contou um pouco sobre o samba reggae e a vida de Neguinho do Samba. Nell Araújo, gestor cultural, foi o mediador do painel e evidenciou o papel do relações-públicas na cultura: “São necessários profissionais de RP que atuem na cultura, principalmente em Salvador”.

O outro palestrante do painel foi André Luís Santana, editor do portal Correio Nagô e co-fundador do Instituto Mídia Étnica, que apresentou o Bando de Teatro Olodum e deu uma dica para os RPs baianos: “é importante que o profissional de RP entre no mercado cultural e faça ver muitos desses movimentos da cultura baiana”.

Conferência Magna: Gestão, Produção e Economia da Cultura e da Comunicação no Contexto Contemporâneo

O professor Dr. Messias Bandeiras, diretor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos da Universidade Federal da Bahia, tratou sobre a economia da cultura, a criatividade e o empoderamento social. Bandeiras apresentou a premissa de pensar a cultura como base para o desenvolvimento e afirmou que “a economia criativa não vai resolver todos os problemas, mas tem muito a contribuir”.

Conferência Magna: Reflexão para a Gestão Intersetorial e critérios para a regulamentação da Lei de Reconhecimento do Turismólogo

Elzário Júnio, presidente da ABBTur, abordou os avanços em diversos setores para as instituições e entidades sociais, apresentou um pouco sobre a ABBTur – sua função, objetivos, desafios e conquistas – e a luta pela regulamentação da profissão do turismólogo. Conforme Elzário, “Comunicação, Cultura e Turismo precisam se debruçar sobre os princípios de publicidade, transparência e legalidade”.

Segundo dia do Simpósio

No segundo dia do simpósio, a nossa manhã foi banhada de muito conhecimento, com as sessões temáticas de Iniciação Científica. Confira aqui, nos anais do evento, todos os trabalhos apresentados: http://www.alarpbrasil.com.br/SINCULT2015/trabalhos-completos/. Posteriormente, tivemos mais conferências e mesas redondas.

Iniciação Científica no SINCULT

Iniciação Científica no SINCULT

Mesa Redonda: Cultura e Comunicação em tempos de mídias sociais

A mesa redonda contou com a participação de Daniel Meira, Social Media da Secretaria de Turismo da Bahia, que apresentou dados sobre o turismo na Bahia e sobre o trabalho da Secretaria do Estado de Turismo. Um dos dados mais interessantes, e que fica como dica de investimento para os empresários do ramo de Turismo, é que se destaca o uso da internet, principalmente das redes sociais e sites de turismo em geral, para a escolha do local de Turismo. Então está na hora de investir em gerenciamento de redes sociais.

Yuri Almeida, diretor da Maracatu Digital, abordou sobre Cultura e Comunicação em tempos de redes sociais. Yuri apresentou dados sobre a internet e comportamentos dos internautas.

Pedro Cordier encerrou a mesa redonda falando sobre a necessidade de ter entusiasmo no momento de crise. Ele incentivou a todos com sua palestra. Segundo o palestrante, nós podemos construir a nossa própria realidade e é necessário dizer “eu quero, eu posso, eu vou”.

Conferência Magna: Cultura, História e Turismo – do local ao global

A professora Maria Helena, Historiadora e Doutora em História Social pela USP, apresentou o histórico do Turismo na Bahia, analisou várias atrações turísticas sob o olhar cultural e observou se estas realmente têm relação com a cultura baiana.

A palestra de Maria Helena foi uma verdadeira aula sobre cultura, história e turismo baiano. Conforme a professora, “para que o turismo possa contribuir para o desenvolvimento social é necessário que traga benefícios – não só econômicos, mas benefícios que proporcionem a inclusão social”.

Conferência Magna: Folkturismo – Cultura Popular e Acolhimento

A conferência teve como conferencista Severino Alves de Lucena, Professor-pesquisador e Coordenador de curso da Universidade Federal da Paraíba. Ele afirmou que pensar em folkturismo é pensar na cultura e que este pode ser considerado como uma nova abrangência da teoria da folkcomunicação.

Conferência de encerramento

Conferência de encerramento

Conferência de encerramento: Desafios da Comunicação no Contexto Contemporâneo

Paulo Nassar, professor da ECA/USP e Diretor-presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE), foi o último conferencista do SINCULT e fechou o evento com “chave de ouro”.

O conferencista apontou que as mudanças recentes exigem uma nova dinâmica de mercado e competências diferenciadas por parte dos profissionais, principalmente do comunicador. Segundo Nassar, é necessário que haja maior valorização do conteúdo e que o comunicador tenha uma visão multicultural, multireligiosa e multiétnica.

Paulo Nassar afirmou que o comunicador pode ajudar seus públicos a criarem sentido e significado para o discurso das instituições e organizações, e ressaltou também que as narrativas precisam ser humanizadas.

Cerimônia de Encerramento

Após a Conferência de Paulo Nassar, Marcello Chamusca falou sobre a importância do evento e as dificuldades encontradas na sua realização e agradeceu todos os parceiros, inclusive o VRP no apoio editorial. \o/ \o/

Chamusca entregou o Prêmio Internacional SINCULT Awards 2015  aos mais destacados nas áreas de Gestão da Comunicação, Cultural e Turismo: Paulo Nassar, Carlinhos Brown e Carlos Pugliese, respectivamente.

Assim o SINCULT chegou ao fim e deixou todos os participantes com “gostinho de quero mais”. O I SINCULT foi um evento ousado e inovador, pois buscou aproximar as discussões sobre as áreas de Comunicação, Cultura e Turismo.

Esperamos pelo próximo SINCULT! Até lá. 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s