8 dicas de 8 profissionais para você atuar mais e melhor como RP

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Existe uma dúvida que ronda quem começa o curso de Relações Públicas – quando se está no estágio, sai da faculdade e até mesmo no mercado: o que fazer para ser um bom RP? Ser um profissional arrojado, completo, diferenciado? São perguntas que muitas vezes não são respondidas em cursos e workshops da área, e continuam perseguindo muita gente, apesar dos conhecimentos adquiridos na Academia.

Mas, e se você pudesse fazer estas perguntas para profissionais com experiência na área? Bem, foi isto o que a nossa versátil Daiane Almeida fez. Ela perguntou a alguns profissionais de RP que estão atuando no mercado o que fazer para “voar mais alto”, e compilou todas as respostas aqui, neste post. Veja só:

1 – Fui “escolhido” por Relações Públicas, e agora?

“Geralmente o ser humano escolhe a profissão que quer seguir, mas com Relações Públicas eu vejo que esta máxima é totalmente inversa: as relações públicas escolhem as pessoas certas! Pra quem foi escolhido a dica é manter o foco e acreditar no potencial da profissão. Digo isto por ver muita gente desistindo no meio do caminho (gente nova), e isso abre mais precedentes pra outros profissionais tomarem o espaço que o RP deve ter no mercado. Todos nós temos espaço para atuar, ganhar dinheiro e termos a chance de sermos reconhecidos. O negócio é estudar, fazer bem feito, vibrar, se apaixonar e fazer jus ao fato de ter sido ‘o escolhido’. RP não é pra qualquer um!” Maurity Cazarotti, professor do curso de Relações Públicas na ESAMC Uberlândia, sócio-fundador e RP na Inspire Diálogos e blogueiro responsável do RPePP

2 – Quero empreender na área. Qual é o primeiro passo?

“Empreender não é somente montar um negócio e ter lucro. Empreender é colocar sua ideia em prática, algo que ‘incomoda’ você, e ter como missão ‘impactar’ a sociedade ou um grupo. Esta é a essência do empreendedorismo bondade e compaixão. Nestes tempos atuais nunca foi tão fácil conquistar autonomia, fazer as coisas e engajar pessoas. Temos as ferramentas em nossas mãos, e então por que não fazer? O que acontece é que há muitos acadêmicos e profissionais com medo de arriscar ou que acham sua ideia ‘boba’, e não é dessa forma. Precisamos aprender e reaprender.  Precisamos saber de negócios,  criar bons contatos e colocar em prática seu projeto,  mesmo que ele esteja inacabado.  O importante é colocar em prática e ajustar enquanto ‘rola’. Tem uma ideia? Tire do papel e faça, nem que no início seja só você. Se você for ético e tiver credibilidade e humildade, naturalmente você vai engajar pessoas e terá pessoas pra ir contigo.” Ana Clarissa, idealizadora da iniciativa RPManaus

3 – Trabalhando com Arte e Cultura

”Trabalhar com arte e cultura nos desperta um olhar diferenciado para o ser humano. E é desse olhar, aliado ao conhecimento das relações públicas, que nos torna profissionais imprescindíveis no planejamento da imagem dos artistas. Seja articulado, persistente e adquira um bom networking com profissionais da área artística e cultural, pois é imprescindível esta indicação para futuros trabalhos. Ter paixão por arte e sensibilidade para assessorar o artista faz toda a diferença nesse campo profissional.’’ Kátia Mendes, relações-públicas e autora do livro “A Imagem Artística sob o Olhar das Relações Públicas”

4 – O que é preciso para atuar no meio digital?

“Para trabalhar com mídias sociais e RP digitais o profissional tem que gostar de dinamismo, porque é uma área que muda muito e de maneira muito rápida. Além disso, é importante ter capacidade analítica para interpretar os dados, ‘jogo de cintura’ para as crises e para negociar bem e ser criativo!” Carolina Terra, consultora, pesquisadora e professora de Comunicação e RP digitais e mídias sociais

5 – Comunicação no ambiente acadêmico. Como funciona?

“Assim como em qualquer outro segmento de atuação, trabalhar numa Instituição de Ensino Superior (IES) também exige duas coisas que são muito importantes para um RP: entender a organização em que você trabalha e o público que ela deseja conquistar – novos e atuais. Envolve a habilidade de contar a mesma história de maneiras diferentes para públicos diversos nas redes sociais, nos veículos de Comunicação Interna, eventos externos, aos colaboradores, fornecedores, imprensa…” Lais Rodrigues, imprensa e marketing digital na FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação)

6 – A diversidade do mundo de Eventos

“Além da grande oportunidade de se aproximar do público do cliente, trabalhar com eventos traz a tona a essência das RPs: relacionamento em todos os níveis. Desde o briefing, criação e apresentação do projeto, aprovação, o pré-evento e o evento em si, o relações-públicas, como gerenciador estratégico do evento, tem que lidar com vários fornecedores, produtores e coordenadores do evento, equipe técnica e produção, montadores, equipe de limpeza e carregadores, entre tantas funções envolvidas na realização de um evento.” Tico Marcondes, RP e produtor de eventos freelancer

7 – Especialize-se!

“O profissional de Relações Públicas é, antes de tudo, um assessor de qualidade na área de Comunicação, em todos os seus segmentos, especialmente na área de Crises. Escolha a área que deseja atuar e especialize-se. Aplique sua visão de análise e diagnóstico adquirida em sua formação, prepare-se bem antes de cada reunião – seja de trabalho ou de prospecção – e não se intimide em apresentar sua análise em profundidade. Você se surpreenderá com as reações e com o resultado final. Em tempos de crise então, isso é fundamental!” Flavio Schmidt, diretor da Próimagem Comunicação

8 – Trabalhando em agência

“Para trabalhar em agência é essencial ser dinâmico, prático, muito estrategista e estar sempre atualizado. Nosso trabalho em uma agência é muito consultivo, além de relacionar a organização-cliente com seus públicos de interesse, o tempo todo temos que orientar nossos clientes sobre diferentes questões que afetam diretamente a sua imagem.” Marcelo Teixeira, RP no grupo Máquina PR

E aí, gostou das dicas? Aproveite para deixar seu comentário e assinar nossa newsletter para ficar por dentro das próximas.

Até breve! 🙂

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