Falando sobre TCC em Relações Públicas: Sépia Comunicação e a Pizzaria Vero Verde

Por Michele Boin

E então, depois de três difíceis anos de provas e trabalhos na graduação, chega o tão temido TCC (trabalho de conclusão de curso). Em Relações Públicas, existem duas modalidades mais utilizadas, sendo a monografia, individual, e o projeto experimental, produzido em grupo/agência.

Para inspirar e mostrar que o trabalho exige estudo e conhecimento, mas não é nada “de outro mundo”, hoje vamos apresentar o projeto experimental da agência Sépia Comunicação, desenvolvido durante o ano de 2014, tendo como cliente o Restaurante e Pizzaria Vero Verde, localizado há 33 anos em Santo André/SP, onde adquiriu sua tradição e diferenciais.

A agência Sépia Comunicação

A equipe Sépia Comunicação

A equipe Sépia Comunicação

Composta por oito integrantes, então estudantes de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo, a Sépia Comunicação foi uma agência experimental de comunicação integrada, criada em agosto de 2013 e com expertise no segmento gastronômico.

O nome Sépia foi inspirado em um molusco considerado extremamente inteligente, de fácil adaptação a qualquer ambiente, visão apurada e capaz de ver os mínimos detalhes. Características estas que a agência teve como valores em sua filosofia de trabalho.

Logotipo da agência

Logotipo da agência

A missão da agência: desenvolver projetos de comunicação integrada com excelência, criatividade e inovação, almejando ser uma das agências de Relações Públicas mais reconhecidas e requisitadas na região do ABC/SP. Para isto, respeito aos clientes e colaboradores, ética, comprometimento e calidez são seus valores.

Atuação em serviços de consultoria e produção em Relacionamento com a Mídia, Comunicação Interna, Social Media, Gestão de Crises e Eventos, e produção de clipping, sessões de media training e material gráfico e digital institucional. 

Sua equipe, formada por pessoas com vasta experiência profissional em diversos campos de atuação, contava com Aline Maion, Fernanda Araújo, Guilherme Galvão, Hellen Bento, Marcela Lopes, Maria Eduarda Carnietto, Melissa Soares e Michele Boin.

Projeto experimental de Relações Públicas: Restaurante e Pizzaria Vero Verde

No curso de RP da Metodista não há opção entre realizar uma monografia ou projeto experimental como trabalho de conclusão de curso. Durante os anos anteriores a este período, os alunos são preparados para atuarem com um modelo de agência, e a aplicação prática dos conceitos e técnicas aprendidos em sala de aula – e nos projetos integrados semestrais -, feitas em um projeto experimental desenvolvido para um cliente real (que ainda não possua um departamento de comunicação estruturado ou um profissional da área que preste este serviço para a organização).

O projeto, realizado ao longo de um ano, é dividido em duas partes, sendo a primeira no 7º semestre e a segunda no 8º e último semestre do curso. Os alunos buscam um cliente dentro do segmento de atuação, já escolhido e brevemente estudado, e dentro das condições pré-estabelecidas. Após a definição do cliente, que foi o Restaurante e Pizzaria Vero Verde para a Sépia – atuando em formato de parceria -, as etapas do trabalho começam a ser desenvolvidas.

Logotipo da organização-cliente: Pizzaria Vero Verde

Logotipo da organização-cliente: Pizzaria Vero Verde

Muitas reuniões e contatos entre agência e organização-cliente são realizados na primeira etapa, pois é o momento em que os estudantes entenderão sobre o cliente e sua história, seus públicos e concorrentes, seu universo de atuação e o cenário – interno e externo – em que ele se encontra.

Para tanto, são realizadas coletas de dados e análises aprofundadas, começando pelo briefing (história e principais informações) do cliente, análise macroambiental e seus ambientes detalhados (tecnológico, natural, político, sociocultural etc.), 10 Ms (análise interna), SWOT adaptado (análise externa), benchmarking, mapeamento de públicos e a pesquisa quantitativa, obrigatória, e qualitativa, opcional. No caso do Vero Verde, optou-se por realizar uma pesquisa quantitativa com 100 clientes como amostra e qualitativa com 11 funcionários.

Apresentação em indoor meeting da Sépia Comunicação

Indoor meeting da Sépia Comunicação

A primeira parte, chamada de “Anteprojeto Experimental de Relações Públicas”, tem apresentação para o coordenador do curso e TCC, Paulo Ferreira, e um convidado atuante na área. No estilo “indoor meeting” e de portas fechadas para qualquer outra pessoa, os alunos são orientados com relação a melhorias e ideias. Além disso, um consultor de RP de fora da instituição avalia todo o trabalho escrito em várias competências e identifica erros, acertos e melhorias a serem feitas, tudo feito sem saber qualquer outra informação: seus alunos, seu orientador e instituição, assim não podendo prejudicar ou beneficiar trabalhos em específico.

A segunda parte do trabalho consiste na parte mais prática do projeto e já não necessita tanto da presença constante da organização-cliente, pois as principais informações já devem ter sido recebidas anteriormente e serão trabalhadas, então, neste momento. É aí que é definido o orientador do trabalho – no caso da Sépia, o Prof. Ms. Rodolfo Bonventti.

Agora entra o diagnóstico de comunicação, onde se detalha todos os pontos descobertos e evidenciam-se quais são as questões que devem ser trabalhadas, sem ainda indicar como farão. Posteriormente haverá o Plano de Relações Públicas, onde aí, sim, indicam-se, como sugestões, o que a agência faria com os problemas de Comunicação encontrados durante as análises e apontados no diagnóstico.

Essas sugestões acontecem por meio de Plano de Comunicação composto por campanhas e ações detalhadamente desenvolvidas, desde a sua descrição e objetivos, passando por produção de peças e finalizando com orçamentos e métodos de avaliação/mensuração para cada uma. A Sépia trabalhou com três campanhas: uma interna, outra externa (de divulgação) e a última de fidelização, com cinco ações cada.

Entendeu-se que primeiro era necessário trabalhar com o público interno, treiná-lo, melhorar o clima organizacional e atuar com programas de reconhecimento, o que impacta automaticamente na qualidade do atendimento ao cliente. Depois era necessário divulgar o Vero Verde, pois sem conhecer algo as pessoas não buscam os seus serviços, então criaram materiais e estratégias para divulgar os produtos e serviços da organização-cliente por meio de parcerias, assessoria de imprensa, redes sociais e divulgação interna. E, por fim, atuariam com a fidelização do público com ações que sugeriam a formação de um mailing de clientes, brindes e promoções especiais e até a criação de um cartão de fidelização.

Assim o Vero Verde poderia se tornar novamente referência máxima como pizzaria da região. Todas as campanhas foram trabalhadas com foco no público classe A, identificado como público do Vero Verde em pesquisa quantitativa e demais análises.

Apresentação final da agência à banca de professores

Apresentação final da agência à banca de professores

O trabalho, que pode ser conferido no link para o ISSUU, teve apresentação fechada para a organização-cliente, que ganhou o trabalho impresso e digital, e avaliou sua qualidade e importância (algumas coisas até já foram colocadas em prática por eles :D). Além disso, também foi apresentado para uma banca de professores, juntamente aos colegas, parentes e amigos dos membros da Sépia. Sua pontuação final foi 9.9, se destacando entre os três melhores projetos da classe, e está participando como concorrente ao prêmio anual da ABRP/SP, na categoria “projeto experimental”.

Torçam pela Sépia Comunicação e acompanhem! Logo logo tem mais trabalho por aqui para auxiliar os estudantes e profissionais com cases e ideias. 😉

Anúncios

Um pensamento sobre “Falando sobre TCC em Relações Públicas: Sépia Comunicação e a Pizzaria Vero Verde

  1. Pingback: Falando sobre TCC em Relações Públicas: Sépia Comunicação e a Pizzaria Vero Verde | Michele Boin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s