#08 Planejamento estratégico para leigos

capa02#08 Ferramentas, aprendizado e inspiração

Olá, pessoal. Tudo bem? Chegamos ao último post da nossa série ”planejamento estratégico para leigos’‘. Para relembrar, falamos sobre a motivação da série, conceitos e níveis de planejamento, cliente e públicos, comunicação, macroambiente e concorrentes, SWOT, pesquisa e diagnóstico, e, por fim, plano, programas, projetos, investimento e avaliação.

A série, que começou em março, se encerra com algumas dicas de ferramentas, cursos e inspirações que uso e gosto. São itens interessantes e facilitadores para gestores de negócios, empreendedores, entre outros. Bom, vamos lá?

Canvas e Plano de Negócios

Teve uma ideia muito boa, está empolgado, animado, quer colocar tudo em prática logo e… PARA TUDO! Vai lá e coloca estas emoções no Canvas e escreve o Plano de Negócios. Estas duas ferramentas, juntas, vão te ajudar nos elementos básicos do seu futuro novo negócio, projeto, ideia etc.

O Canvas serve para visualizar rapidamente a ideia e é baseado em nove tópicos: parcerias chave, atividades chave, recursos chave, proposta de valor, relação com o cliente, canal, segmento de mercado, estrutura de recursos e fonte de receitas. Tudo deve ser bem objetivo e visual. Para facilitar, existem alguns sites que te ajudarão na criação (como este aqui).

canvas

Já o Plano de Negócios é um documento escrito onde você terá que descrever todos os detalhes do seu negócio ou projeto – desde localização, objetivos, público, plano financeiro, plano de comunicação, viabilidade, etc. O objetivo é que este seja seu “mapa”. Esse plano deve vir antes do Planejamento de Comunicação e os dois devem ser “amigos” nessa caminhada. Ele também serve como uma apresentação para investidores. Quer uma ajudinha? Aqui tem.

Pomodoro e Evernote

Estas duas ferramentas estão ligadas à organização e gerenciamento de tempo. A técnica do Pomodoro é extremamente útil pra quem tem dificuldade de focar numa única atividade. Ela consiste no seguinte: estabeleça um período (pode ser 15, 25, 30 ou 40 minutos) e concentre-se numa única atividade nesse tempo, coloque um despertador para te lembrar que acabou o período, depois disso descanse ou procrastine por 10 minutos e depois volte pra mais um período de foco – e assim por diante até concluir sua tarefa completamente.

Já o Evernote é um organizador de ideias e projetos. Crie notas de lembretes, guarde links, compartilhe informações, converse com uma equipe, estabeleça datas para conclusão de tarefas… E tudo isto com uma funcionalidade bem intuitiva e bonita.

Sebrae e Veduca

Com certeza você já ouviu ou conhece o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Esta organização é quase a “melhor amiga” de quem pretende empreender ou se aperfeiçoar nas atividades como condutor de uma empresa. Sua missão é capacitar e promover o desenvolvimento dos negócios que já existem ou que precisam de orientação para sair do papel. A agenda do Sebrae é sempre repleta de eventos, feiras, palestras e consultoria individual. Para saber mais, clique aqui.

sebrae

Já o Veduca é um portal que oferece vários cursos online de infinitas temáticas, desde biologia molecular até administração contemporânea. Com certeza terá algum tema que tem relação com seu negócio ou algo que você precisa se qualificar. Grande parte do conteúdo é gratuito, de instituições conceituadas e com certificado.

Endeavor e Tedx

A Endeavor é uma organização mundial de estímulo aos empreendedores de alto impacto. A missão do Endeavor é inspirar, capacitar, provocar mudanças, selecionar e alavancar empreendimentos que transformam a sociedade em vários aspectos. Eles oferecerem cursos (alguns gratuitos), consultoria, artigos, e-books e um evento bastante inspirador chamado Day 1, no qual vários empreendedores contam como foi o seu primeiro dia no empreendimento.

O TedxTalks é uma série de eventos que acontece de maneira independente no mundo inteiro. Em 15 minutos o palestrante tem que expor sua fala, que, em geral, é inspiradora, criativa e de impacto, pois são “ideias que merecem ser disseminadas”. Das conferências que eu mais gosto está a do José Pacheco, sobre educação (que deixo abaixo), mas, no canal do Tedx no Youtube, você pode conferir todas as palestras, legendadas e postadas de forma colaborativa.

E então chegamos ao fim da série ‘Planejamento estratégico para leigos’. Espero que vocês tenham gostado, que tenha sido útil e que sempre voltem para reler. Hehe! Já sabem que, precisando de uma ajudinha, é só gritar! 😉

Bibliografia utilizada na série: 

Administração de Marketing, do Philip Kotler

Cartas a um jovem relações-públicas, da Lala Aranha 

Comunicação e planejamento, de Juan Diaz Bordenave e Horacio Martins de Carvalho

O que é comunicação empresarial, de Paulo Nassar e Rubens Figueiredo

Planejamento de Relações Públicas na comunicação integrada, da Margarida Kunsch 

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s