É hoje: Dia Interamericano das Relações Públicas!

Por Michele Boin

Hoje, 26 de setembro, é comemorado o Dia Interamericano das Relações Públicas, celebrado em todo o continente da América do Sul, além da Central e do Norte. Mas, você sabe o que esta data representa? Vamos a um “resumão” então!

diainteramericano de rp

Foi neste dia, em 26 de setembro de 1960, que, por meio da iniciativa de Dom Frederico Sánchez Fogarty – ao juntar diversas associações de profissionais de RP para tratar dos novos desafios de comunicação na I Conferência Interamericana de Relações Públicas -, a FIARP (Federação Interamericana de Relações Públicas) foi fundada, em um encontro que reuniu a presença de representantes do Brasil, do Chile, do Panamá, da Venezuela, de Porto Rico, da Colômbia, de Cuba e dos Estados Unidos. Assim este dia ficou marcado na história das relações públicas e, mais tarde, foi instituído como Dia Interamericano das Relações Públicas.

A II Conferência Interamericana de Relações Públicas foi realizada em 1961, em Caracas – Venezuela, quando foi subscrita a ata constitutiva. As associações dos países participantes das duas primeiras conferências são consideradas membros-fundadores do FIARP.

Seus estatutos foram aprovados em 1962, numa assembleia geral efetuada em Santiago – Chile, quando também foi realizada a III Conferência Interamericana de Relações Públicas. A sede oficial da entidade, onde também funciona a sua secretaria geral, fica na capital venezuelana.

Em 1985, a FIARP se transformou em CONFIARP (Confederação Interamericana das Relações Públicas), após uma decisão do conselho de direção da federação, que se reuniu em Assunção – Paraguai para tal.

O órgão abrange associações nacionais distribuídas em três zonas das Américas, sendo: Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Brasil, no Sul; Antilhas Holandesas, Costa Rica, Cuba, Porto Rico, Panamá e México, no Centro; e Peru, Colômbia, Equador e Venezuela, no Norte.

Um dos seus principais objetivos é coordenar e fiscalizar quanto à interpretação do conceito, atividades e exercício da profissão de Relações Públicas, incentivando o “uso” de atribuições corretas no que diz respeito a essas questões. Além disso, também visa promover e manter intercâmbio de experiências e ideias entre os profissionais dessas regiões, depurar e unificar o ensino de RP e promover o renome da profissão.

Também vem assumindo, por meio de ações de RP, a responsabilidade de contribuir com grandes problemas das Américas, apoiando e complementando os esforços de organismos oficiais e particulares. Promove, de dois em dois anos, a Conferência Interamericana de Relações Públicas, quando continua debatendo todas essas questões em nível continental.

Fontes: Conferp e Portal RP.

Anúncios

Um pensamento sobre “É hoje: Dia Interamericano das Relações Públicas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s