Box Especial – Diário de um Relações-Públicas: 12 dicas práticas

Por Roberta Attene

#03 - uma linha extra

Hoje é um dia especial, pois nos alegrou muito a participação de estudantes e profissionais que postaram comentários no blog. Assim, hoje ofertamos um “box” de ideias como gratidão pelo que ganhamos e compartilhamos com vocês. Participe e deem suas opiniões, que são relevantes e nos agradam bastante.

#3 – Desenvolva sua capacidade de escrita

Um bom profissional é aquele que sabe escrever bem, tem boa didática e conteúdo e sabe executar as palavras básicas com clareza, concisão, coerência e coesão textual. Nessas horas vemos que o conhecimento adquirido para ser um vencedor no vestibular não se restringe apenas a este evento, mas, sim, deve ser objeto de profunda dedicação e melhoria da escrita e da linguagem para cada dia mais ter repertório rico de conhecimento e saber.

A evolução das mídias sociais e o constante crescimento da utilização da informática como material potencializado de todas as profissões tornam-se uma oportunidade crescente das pessoas que, qualificando sua linguagem e escrita, podem utilizar todas estas ferramentas para promover sua identidade e visibilidade profissional. Meios como o LinkedIn, que hoje disponibiliza espaços para produção de conteúdo, permitindo a exposição de portfólios profissionais. Este portal transformou-se de um simples localizador de vagas de emprego para um importante canal de visibilidade de todo o perfil e trabalho desenvolvido pelo profissional.

Como escrever bem

#4 – Faça Iniciação Científica e Projeto Experimental

Sabemos que Iniciação Científica é uma oportunidade de livre escolha por parte do estudante querer ou não fazê-la, e seu desenvolvimento ocorre no meio do curso da graduação. Este trabalho auxilia o desenvolvimento do estudante nos conhecimentos técnicos e científicos na modalidade acadêmica, bem como o trabalho profissional a partir do momento em que estrutura-se um projeto e propõe a pesquisa para sua execução.

Aprende-se muito nesta etapa e adquire-se conhecimento, responsabilidade e interesse próprio, auxiliando no processo de organização de ideias, identificação de objetivos de forma clara e real. Esse conhecimento será valioso na futura elaboração de uma monografia ou projeto experimental por parte do estudante, bem como conta ponto para quem tem interesse na continuidade acadêmica em mestrado e doutorado

O TCC em modalidade de projeto experimental é o espelho da realidade das rotinas cotidianas de um profissional de Relações Públicas no mercado de trabalho, ou seja, todas as atividades que foram desenvolvidas e trabalhadas nesta escolha qualificam o estudante para o exercício profissional: da escolha do cliente e o “desenrolar” do trabalho até a sua conclusão, mostra a eficiência sobre critérios que serão julgados pelos orientadores até a exposição à banca, que são os avaliadores do conteúdo, da importância e da aceitação deste.

O perfil de TCC em monografia dá uma percepção ao estudante de um trabalho que considera relevante à sua visão de mercado e lhe permite se desenvolver para a área acadêmica, diferenciando do trabalho em grupo (projeto experimental), que o coloca num âmbito mais profissional. Para quem deseja unir as duas modalidades (projeto experimental e monografia) a dica é realizar a representação da monografia no exercício da Iniciação Científica e o Projeto Experimental na finalização do curso de graduação.

Série TCC Nota 10

#5 – Participe de concursos de comunicação e ganhe prêmios

Tanto Iniciação Cientifica e Monografia como Projetos Experimentais têm espaço em concursos de comunicação e podem lhe render prêmios e reconhecimentos. Acompanhe as estruturas, grades, programações e modalidades para que você possa participar da melhor forma. Algumas destas atividades realizadas por organizações são: Prêmio ABRP (para projetos experimentais e monografias); Intercom (Iniciação Cientifica e trabalhos acadêmicos de disciplinas); Intercom-Expocom (para projetos experimentais e monografias) e Prêmio Universítário ABERJE (para realizar um projeto prático de comunicação a uma organização). Além do prêmio em si, o ponto de destaque é praticar, exercitar e saber como seu projeto será avaliado por outras pessoas.

Sonhar com prêmios é o desejável, mas viver as experiências dos concursos é excelente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s