Cadê a Comunicação Social? MEC decreta: agora Bacharéis em Relações Públicas

Por Michele Boin

Há muito tempo vem-se discutindo sobre as diretrizes curriculares do curso de RP (oficialmente desde 2010) e a mudança no título do diploma conferido ao profissional. Acontece que, agora, é fato: o curso não terá mais habilitação e a sua grade sofrerá mudanças – válido também para o curso de Jornalismo.

As novas diretrizes curriculares do curso de Relações Públicas, homologadas pelo MEC (Ministério da Educação) em 2013, fazem com que o curso não tenha mais habilitação, ou seja, antes o título era “Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas” e agora será apenas “Bacharel em Relações Públicas”.

4eb969b1a8a7c

E não é só o diploma que virá diferente, a grade também será alterada, tendo em vista que a formação agora é focada em Relações Públicas, e não mais na grande área da Comunicação Social com habilitação em RP – denominada como “campo de estudo”, ou seja, área de conhecimento, pela comissão de especialistas instituída pelo órgão.

Dentro das mudanças no currículo, teremos alteração na carga horária – de 2,7 mil para 3,2 mil horas -, na regulamentação do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e no estágio supervisionado; este último agora obrigatório, dentro da área de formação e com mínimo de 200 horas. Além disso, busca-se ampliar o conhecimento do profissional com disciplinas voltadas a outras atuações e nichos do mercado de RP, tal como empreendedorismo, por exemplo.

As Instituições de Ensino Superior (IES) têm até o fim deste ano para se adaptar às mudanças. Mas, então, muitos profissionais estão se perguntando: e agora? Bom, para mim, particularmente, pouco muda, já que a minha grade já tinha sofrido algumas alterações há alguns anos (o empreendedorismo estava lá, por exemplo) e o meu diploma já veio com o título de “Bacharela em Relações Públicas” (me formei em dezembro de 2014 pela Universidade Metodista de São Paulo). Talvez por isto eu não tenha ficado tão impactada com as novidades.

Sem aprofundar muito o assunto, para mim é tudo muito positivo para a profissão: os relações-públicas se tornam “independentes” e acho que isso ajuda a fortificar a profissão e, também, por um outro viés, a “garantir” o nosso espaço devido por lei, sem essa de outros profissionais se denominando RPs sem a formação adequada para tal, só porque todos fazemos parte da Comunicação Social. Sou a favor da Comunicação Integrada e da Flexibilização da profissão de Relações Públicas, com ressalvas (papo para outro texto), mas isso não significa que eu posso me denominar publicitária porque atuo com design gráfico ou um jornalista pode se denominar RP porque trabalha com Comunicação Institucional, por exemplo. Acho que essa mudança facilita nesse caminho, nessa visão da profissão, seus profissionais e suas atividades. Estou bem otimista! 😀

COMUNICA

Vamos a um “ping-pong” para outras perguntas que estão rondando a nossa cabeça depois da novidade:

  • Ok para novos profissionais de Relações Públicas e Jornalismo sem habilitação, mas e os outros cursos, tais como Publicidade e Propaganda e Rádio, TV e Internet, como ficam?

Os outros cursos continuam como estão atualmente, já que as diretrizes curriculares ainda não foram atualizadas. Permanecem, assim, com a nomenclatura “Bacharel em Comunicação Social com habilitação em x” nos diplomas de seus profissionais.

  • E quem já é formado como RP e tem a nomenclatura antiga no diploma? Terá algum problema futuro ou precisa seguir algum procedimento para alterar?

Não, tudo permanece como está. Considere, inclusive, que as diretrizes curriculares e a grade de formação são as antigas, ou seja, não estão dentro dos parâmetros para obter a nova nomenclatura, mas isso em nada interfere na atuação do profissional perante a lei.

  • Os relações-públicas não serão prejudicados em concursos públicos, tendo em vista que muitos concursos utilizam apenas a nomenclatura “Comunicação Social” e em alguns as profissões atreladas à área de Comunicação Social em sua descrição (abrangendo todos os profissionais da área, conforme diretriz curricular anterior)?

Para mim, os concursos públicos – um dos maiores questionamentos que vejo por aí desde a notícia – serão “obrigados” a se adaptarem, já que a nomenclatura ainda com a “Comunicação Social” deixará de existir perante o MEC. Vejo que, se eles especificarem erroneamente no edital, cabe ao Conselho de Classe fiscalizar com o apoio dos RPs. E deve haver essa abertura também! Um exemplo é que, recentemente, me inscrevi em um concurso público onde pedia “Comunicação Social” e, sinceramente, não tive problema nenhum para confirmarem a minha inscrição. Vamos dar tempo ao tempo…

Veja a participação do Versátil RP em todo o processo que ocasionou essas alterações: Audiência Pública e proposta enviada ao MEC.

E você, acha essa mudança positiva ou negativa para os profissionais de RP? Venha debater com a gente! 😉

Fonte: http://zh.clicrbs.com.br/

Anúncios

3 pensamentos sobre “Cadê a Comunicação Social? MEC decreta: agora Bacharéis em Relações Públicas

  1. Para concurso público será horrível. Vamos ver muitas vagas para jornalismo e menos para RP. O que salvava eram as vagas de comunicação social.

    • Acho que haverá uma dificuldade, sim, mas não sei determinar, por enquanto, qual será o nível de dificuldade para tal. Como mencionei no texto, já sou bacharela em RP e neste ano participei de um concurso para Comunicação Social e não tive problemas. Acho que, para evitar ou minimizar esta dificuldade, que concordo que existirá, deveremos atuar todos em conjunto – os concursos, conselhos e estudantes e profissionais. Se um concurso que cabe ao RP também não incluiu o curso, cabe a nós denunciarmos ao Conselho e o Conselho verificar e, em caso positivo, acionar o responsável pelo concurso. Temos um longo caminho pela frente, concordo, mas precisamos usar o sistema ao nosso favor e, aos poucos, quem sabe, galgar mais e mais o nosso espaço, que já vem sendo conquistado. Minha opinião. 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s