Série “Fala, Coordenador!” com a Profª Dr. Simone Bambini, da FAAP

logo_faapFinal de ano chegando e a ansiedade em escolher qual faculdade se formar em Relações Públicas aumentando. O segundo semestre de 2015 está sendo bem representado aqui no Versátil RP por aqueles que coordenam os cursos de Relações Públicas, compartilhando a proposta educacional, estrutura física, curricular, o diferencial e todo o suporte que a instituição oferece aos seus alunos. Para ter acesso as demais entrevistas clique aqui.

Hoje, a série “Fala, Coordenador” do Grupo de Trabalho Acadêmico do VRP traz a entrevista com a Profª Simone Bambini, coordenadora de RP da FAAP.

simone bambini

Simone Bambini | Coordenadora do Curso de Relações Públicas da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado)

Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP

Apresentamos a professora Dra. Simone Bambini, que, desde 2010, coordena a Faculdade de Comunicação e Marketing (FACOM) da FAAP;  é também coordenadora do curso de Relações Públicas desde 1999 na mesma instituição e docente em Teoria e Práticas das Relações Públicas e Orientação de TCC, tendo ministrado as disciplinas de Marketing, Cultura Organizacional, Planejamento Estratégico e Criatividade.

São mais de 20 anos de experiência em comunicação empresarial e relações públicas, tanto acadêmica como de mercado, transitando em grandes organizações, entre elas Gerente de Marketing e Eventos da ABDIB (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústria de Base); Assessora de Comunicação Social do Banco Fenícia; Relações Públicas do CONRERP (Conselho Regional de Relações Públicas), além de experiência em agência pela Trix Comunicações Ltda.

Bambini é Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo (Pontifícia Universidade Católica); Máster em Tecnologia Educacional; Especialista em Criatividade; Pós-graduada em Administração e Marketing e Graduada em Relações Públicas, além de pesquisadora sobre o estudo do corpo no ambiente corporativo.

Sobre o curso de Relações Públicas na FAAP

1. Como é formada a estrutura do curso de Relações Públicas na Instituição? 

O curso de RP da FAAP é semestral, com um total de oito semestres (4 anos). Tem como tradição a formação de um profissional empreendedor, com pensamento crítico sobre a contemporaneidade e suas implicações. Possui uma característica inovadora e sempre foi pioneiro.

Capacitamos o aluno para a administração global dos processos de comunicação da organização, como recurso estratégico ao promover o conceito corporativo e ao estabelecer relacionamentos planejados com os públicos. O aluno aprende a desenvolver o raciocínio estratégico da comunicação organizacional, ou seja, é dado ao aluno toda a base teórica e prática no sentido de influenciar, motivar, criar e implantar ações de comunicação de maneira inovadora por meio de um posicionamento ético, sustentável e responsável na sociedade.

A estrutura curricular procura formar um profissional crítico e preparado para atuar no mercado de trabalho: as disciplinas específicas garantem a atualização das ferramentas e dos conhecimentos técnicos utilizados por um mercado em constante transformação; e as de Humanidades (como Crítica em Comunicação, Religião e Mercado, Teoria do Contemporâneo e Inteligência de Mercado) buscam a apreensão da lógica que rege essas mudanças, instrumentalizando o futuro profissional para a leitura das tendências e para o desenvolvimento de soluções inovadoras.

A FAAP oferece parcerias acadêmicas com as outras faculdades no campus da Faculdade, como também, universidades estrangeiras por meio do departamento de intercâmbio. Capacitamos os alunos a terem uma visão empreendedora de mercado por meio de disciplinas dirigidas ou por oficinas e cursos extras.

2. Qual é o diferencial da graduação em Relações Públicas na Instituição? 

Foi o primeiro curso privado no Brasil, começou em 1967.

Com relação às premiações, também somos líderes. Como exemplo, na comemoração dos 30 anos da ABRP (Associação Brasileira de Relações Públicas) em 2013, a FAAP foi homenageada pela quantidade expressiva de premiações no qual constavam profissionais de grande relevância no atual mercado de trabalho.

As práticas das disciplinas de pesquisa, assessoria de imprensa e as aplicabilidades dos projetos experimentais (TCC – Trabalho de Conclusão de Curso) ocorrem no Laboratório de Pesquisa, que permite a realização de simulações de pesquisa de opinião de públicos, treinamentos de media trainings e focus group.

O aprendizado da linguagem fotográfica, vídeo institucional, mídias sociais e a produção de conteúdo corporativo (revistas, jornais, blogs, folders etc.) contam com estrutura de laboratórios fotográficos, estúdios e ilhas de edição digital.

Os eventos conduzidos pelos alunos são realizados em salas especializadas e nos auditórios ou teatros da própria instituição. Além disso, os alunos dispõem de laboratórios de informática com MAC scanners e impressão.

No decorrer do curso, em todas as disciplinas técnicas, são planejadas atividades práticas que permitem ao aluno a percepção clara da identificação e especificidade de cada público estratégico.

O curso dispõe de parceria com empresas privadas que direcionam cases reais para solução em sala de aula e cujos resultados são avaliados por um profissional do mercado.

Os alunos de Relações Públicas participam da Agência Júnior da FAAP. Com o apoio de professores, que ajudam a construir o portfólio, identificamos as potencialidades do aluno. Os tutores acompanham os discentes em encontros semanais nos quais discorrem sobre as possíveis incertezas e dúvidas acadêmicas, inclusive sobre as possibilidades nos mercados.

O Departamento de Gestão de Carreiras oferece estágios nas mais conceituadas empresas e agências, como também conta com estrutura para capacitação e orientação do aluno como profissional (currículo, processo coaching e mentoring).

São realizados encontros com profissionais de mercado, incentivando a troca de informações e o estabelecimento de redes de contato, o que facilita a aproximação com as áreas de interesse. O Circuito Interno de Agências, por exemplo, foi estruturado em conjunto com as principais agências de RP no Brasil, aproximando alunos do mercado, dos bastidores, e das estratégias.

As disciplinas Seminários no Mercado de Comunicação e Assessoria e Consultoria em RP têm um cronograma de atividades que incluem convidados que têm por objetivo apresentar pesquisas, análises e as inovações e perspectivas no mercado. O TCC é planejado e praticado no mercado para qualquer tipo de organização: levantamento do briefing com o cliente-modelo; pesquisas e entrevistas; orçamento com informações e dados do mercado.

Perfil do Docente

A coordenação do Curso de Relações Públicas dá especial atenção ao profissional que atua como docente, principalmente nas matérias de caráter específico das relações públicas. A fim de que os objetivos do Curso sejam cumpridos, entende-se que seja necessário sempre preservar um corpo de docentes que, preferencialmente sejam bacharéis na área de Relações Públicas, ou possuam outra formação regulamentar em formações correlatas. Isto porque entende-se que é necessário que o professor destas disciplinas específicas compreenda de maneira aprofundada os conceitos e princípios das Relações Públicas.

3. Quando ocorre o processo seletivo para a graduação? Quais são as etapas, forma de inscrição e processos?

O ingresso dos alunos é de responsabilidade do Departamento de Processo Seletivo da FAAP e é realizada por diferentes modalidades:

  • Avaliação Tradicional: Os exames ocorrem, normalmente, em junho e dezembro para as vagas de agosto e fevereiro, respectivamente, e destina-se aos alunos que concluíram a 3º série do Ensino Médio.
  • Avaliação Programada: Os exames realizam-se em julho e dezembro para vagas de fevereiro do ano seguinte, também para alunos que concluíram a 3º série do Ensino Médio.
  • Avaliação Contínua: É realizada através de avaliações sucessivas, anuais e sem interrupção a partir da 1º série do Ensino Médio, conforme orientação do Ministério da Educação.

4. Além da graduação em Relações Públicas, a instituição realiza cursos (livres, gratuitos, extensão), eventos e dispõe de formação como pós-graduação lato sensu, stricto sensu, doutorado e MBA que têm relação com a área de RP? 

Sim. Temos diversos cursos livres, extensão, palestras e mostras e exposições abertas ao público. O site disponibiliza essas informações, como temos também um núcleo de inovação digital.

No caso específico do Curso de Relações Públicas, a Faculdade de Comunicação e Marketing (FACOM) oferece cursos de especialização nas áreas de Comunicação Interna e Planejamento, Cultura Organizacional e Organização de Eventos, além do curso de extensão em Gestão de Crises Digitais.

Falando da FAAP como um todo

5. Qual é o diferencial acadêmico da Instituição? 

a) Infraestrutura geral:

  1. Salas de aula: Todas as salas de aula estão equipadas com adequado sistema de iluminação, ar-condicionado central – cuja temperatura é controlada por controle remoto – e projetor multimídia.
  2. Biblioteca: Uma estrutura que ocupa aproximadamente 1000m. A aquisição, expansão e atualização do acervo bibliográfico é constante e segue critérios tais como: solicitação do corpo docente, indicações das bibliografias básica e complementar dos cursos, convênios com editoras, entre outros. O acervo abrange todas as áreas de interesse dos cursos ministrados na FAAP. É composto por obras de referência (enciclopédias, dicionários e obras raras), livros, periódicos, normas técnicas, trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso), multimeios (slides, DVD’s, vídeos, CD-ROM’s, CDs de música e audiolivros), catálogos,
    faap predio

    Unidade FAAP – Higienópolis/SP

    folhetos, bases de dados on-line, além de mapas e plantas. Oferece serviços como pesquisa bibliográfica, COMUT, livre acesso ao acervo, treinamento para utilização das bases de dados EBSCO e CAPES, empréstimos entre bibliotecas, orientação para normalização de trabalhos acadêmicos e visitas monitoradas. As consultas, reservas e renovações podem ser realizadas também pela internet. O funcionamento é totalmente informatizado, permitindo consultas, serviços locais e on-line. Os usuários contam com uma equipe de funcionários treinada, amplo horário de atendimento e espaços distintos para estudo individual e em grupo.

  3. Cinemateca com cartazes de filmes nacionais e estrangeiros, e fragmentos e filmes completos em película e filmes em DVD.
  4. CENIN: Aos alunos, é dedicada uma estrutura de informática chamada CENIN (Centro de Informática) que conta com monitor nos quais cada aluno pode imprimir – gratuitamente até 40 páginas por semana.
  5. Plataforma Blackboard: A FACOM adotou a plataforma Blackboard, que possibilita diferentes maneiras de aprender com tecnologias digitais e interativas. Entre os principais objetivos, destacam-se a ampliação da comunicação entre alunos e docentes. Dependendo das necessidades de cada disciplina, o aluno pode ter acesso ao programa detalhado das aulas, conteúdos e atividades didáticas, bibliografias, materiais de apoio, metodologia, avaliação, testes, pesquisas, links etc. O aluno pode participar, ainda, de atividades em grupo, fóruns de discussão, blogs e bate-papo, montar sua home page, comunicar-se diretamente com seu grupo, colegas e professores, aprendendo por meio de diferentes perspectivas e recursos didáticos.
  6. O Centro iNova de Tecnologia, que proporciona as ações de suporte necessárias às atividades tecnológicas desenvolvidas. A equipe do Centro iNova de Tecnologia apoia tanto atividades de projetos específicos em cada um dos cursos quanto atividades complementares que colaborem para a formação do corpo discente. O “Cubo”, como é chamada a sede do Centro iNova de Tecnologia, é um espaço totalmente hi-tech, à disposição dos alunos e professores, que aplica os mais avançados recursos tecnológicos, estimulando a criatividade e o empreendedorismo em um ambiente futurista e transparente.

b) Infraestrutura de laboratórios:

  1. Laboratório de Pesquisa para prática de dinâmicas de pesquisa qualitativa em sala espelhada, que conta com quatro mesas modulares, que podem ser organizadas conforme necessidade do grupo focal em análise; parede espelhada com vistas para sala de observação, equipamento de gravação (câmera) e sistema de captação de som (microfones);
  2. Laboratórios de fotografia, com três estúdios ao total, sendo um para fotos PB (com revelação e ampliação, com acervo de uma câmera analógica Nikon) e dois estúdios de foto com iluminação e câmera digital Nikon;
  3. Laboratório de audiovisual: um moderno estúdio de gravação, com técnica chroma-key, para produção de vídeo institucional, com quatro estações de ilha de edição com sistema Final cut, que possibilita a edição dos filmes dos alunos.

6. Qual é a visão e objetivos futuros da instituição?

A Faculdade de Comunicação e Marketing a qual abarca o curso de RP tem como objetivo:

  • Formar profissionais e especialistas de nível superior;
  • Incentivar pesquisas e estimular atividades criadoras;
  • Estender o ensino e a pesquisa à comunidade, mediante cursos e serviços especiais;
  • Estimular a criação cultural, o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo, o conhecimento dos problemas mundiais, em particular os nacionais e regionais, interagindo com a comunidade;
  • Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade, difundindo o conhecimento através do ensino, de publicações e de outras formas de comunicação;
  • Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional, possibilitando sua correspondente concretização

7. A instituição disponibiliza bolsas de estudo? Quais? Como participar?

Sim. Tem um departamento específico que cuida disto. Desde o mérito do processo seletivo até outros atributos.

Quer saber mais? Acesse o portal da FAAP: http://www.faap.br/

Anúncios

Um pensamento sobre “Série “Fala, Coordenador!” com a Profª Dr. Simone Bambini, da FAAP

  1. Pingback: Série “Fala, Coordenador!” com a Profa. Ma. Mércia Segala Bruns, da UNISO | Versátil RP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s