#04 Por Dentro da Comunicação Interna e Endomarketing: a atuação do profissional de Relações Públicas

Por Michele Boin

Oi de novo! 😀

Já abordamos muita coisa do mundo da Comunicação Interna e do Endomarketing nesta série, que você pode conferir aqui. Hoje falaremos sobre os desafios, oportunidades e perfil de atuação do RP dentro desta área e como ele pode se desenvolver.

relacoes-publicas

Como já mencionamos anteriormente, o RP divide espaço com muitos outros profissionais em CI e Endomarketing, estes não só da área de Comunicação Social – relações-públicas, jornalistas, publicitários etc. -, como também de áreas de negócios e administração, como profissionais de Recursos Humanos, por exemplo. Mas será que isto é um empecilho ou uma oportunidade na trajetória do relações-públicas na área?

comunicadoresPara Carolina Pinheiro, Coordenadora de Endomarketing do VivaReal, a área de CI “é uma área muito ampla, hoje o mercado abre porta para profissionais de diversas áreas, sempre valorizando a experiência que teve junto a comunicação interna/endomarketing e seus skills”.

Fato é que cada profissional tem seu perfil e suas habilidades, seja ele de qual área for, e isso pode contribuir grandiosamente de várias maneiras à área de CI e Endomarketing. O RP, em específico, é preparado durante a graduação com foco no planejamento e costuma ter um perfil mais analítico e gerenciador do que voltado à produção. Considero estas características essenciais para quem quer atuar em CI.

Entretanto, como qualquer área, não basta ter o nível estratégico e tático da coisa e não ter o nível operacional. O RP, como profissional multitarefas que é, está apto a atuar com produção, tanto textual quanto visual, mas acredito que estas funções se encaixam mais com o perfil do jornalista e publicitário, respectivamente, que também se encaixam em funções mais analíticas, de acordo com o profissional. Isso não significa que o relações-públicas não pode escrever ou criar artes e layouts, há RP para tudo, somos preparados para tal.

social-media-speaking-tube-concept-vector_23-2147494404.png_maiorJá o pessoal de RH e Administração atuantes em CI exerce uma função mais voltada à gestão e organização do setor em geral, trabalhando com pequenas produções e auxiliando na condução de pesquisas. Vale ressaltar que aqui faço uma análise de acordo com as maiores características do perfil do profissional de cada área, mas que não há regras nem “verdades absolutas”.

Gislene de Paula Duarte, Analista de Comunicação na Precon Material de Construção, ressalta: “Encontro profissionais de diversas áreas atuando com Comunicação Interna. Eu sou relações-públicas, e minha formação contribui muito para o desenvolvimento desse trabalho. Já trabalhei na CI sendo gerenciada pelo departamento de Recursos Humanos e também dentro da Comunicação Integrada”. E Larissa Souza, Assistente de Marketing na Drive A, acrescenta sobre a versatilidade deste profissional: “Sim, somos muitos na Comunicação Corporativa atuando em Comunicação Interna, Mídias Sociais, Assessoria de Imprensa, Endormarketing, Assessoria de Comunicação e outras funções”.

Enquanto alguns veem como desafiadora para o RP essa abrangência de profissionais na área, eu vejo como oportunidade. Atuando com outros profissionais de dentro e fora da Comunicação Social, lidamos com diferentes perfis, conhecimentos, habilidades e expertises, que, na minha visão, se complementam e enriquecem os jobs e projetos das organizações.

Sobre a atuação do RP “acho que tem muita ligação. Sinto que o profissional de RP tem uma habilidade imensurável de se comunicar e sinto que é um profissional altamente atualizado. E estes, sem sombra de dúvidas, são skills necessários para a área de CI”, salienta Carolina.

Larissa completa: “A formação de um Relações Públicas, na minha opinião, é uma das mais completas (e mais apta) para atuar na área de Comunicação Interna, já que temos na graduação disciplinas abrangentes que vão desde sociologia à economia, passando por áreas específicas como Comunicação Corporativa, Comunicação Interna, Marketing e outras”.

Como gestor de relacionamentos, estudamos e atuamos com os mesmos, e isso inclui trabalhar também com o público interno, este essencial para a existência de uma empresa. Instrumentos e técnicas de aplicação deles, de realização de pesquisas e projetos de memória e cultura organizacional, ações que envolvem eventos, mídias sociais, conteúdo midiático e muita comunicação criativa são parte da rotina em que o RP se aventura e aprofunda desde que ele põe o pé na faculdade, dessa forma sendo comuns a ele.

 “O profissional de Relações Públicas é extremamente estratégico em qualquer área que atue. Essa área é uma das mais amplas da comunicação. O RP desenvolve um excelente trabalho na CI, pois é responsável pela relação entre a empresa com o púbico interno, fortalecendo a imagem e reputação organizacional como um diferencial competitivo”, explica Gislene.

É inegável a importância do relações-públicas nesta área, mas há espaço para todos, desde que cada profissional consiga demonstrar de fato tudo o que sabe e que traga boas contribuições e resultados para a empresa. Criatividade e inovação não é mais exclusividade de uma ou outra área, é um bem de todos e que deve ser constantemente atualizado. Com todo esse mix, o trabalho de todos os profissionais que já atuam em CI e Endomarketing só tende a ser excelente.

rpNão sou de proclamar limitações, acredito na real força de uma boa mistura de profissionais competentes. Resumindo, seja você profissional de RP ou não, goste você de atuar com x ou y função: estude, se aprofunde, conheça, participe e entre “de cabeça” no maravilhoso mundo da Comunicação Interna e Endomarketing. Para se desenvolver em qualquer área é preciso nada mais do que verdadeira força de vontade, comprometimento e engajamento. Este é o segredo! E não é isso que queremos de qualquer funcionário? Dê o exemplo começando por si mesmo e ninguém lhe tirará o seu “merecido lugar”.

No próximo texto falaremos sobre as paixões e desafios enfrentados na rotina de quem trabalha com Comunicação Interna e Endomarketing. Até lá então! 😉

Anúncios

Um pensamento sobre “#04 Por Dentro da Comunicação Interna e Endomarketing: a atuação do profissional de Relações Públicas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s