Parte 4 – Diário de um Relações-Públicas: 12 dicas práticas

Por Roberta Attene

A cada mês temos trazido dicas para compartilhar com nossos colegas, de modo que possam refletir e pensar em ações que permitam ser colocadas no mercado de modo diferenciado. Como pôde perceber, as dicas seguem uma linha de raciocínio e cronologia, para atender desde os estudos até a profissionalização. Este é o propósito da série “Diário de um Relações-Públicas”: a partir de conselhos recebidos e de questões que são percebidas durante o desenvolvimento profissional, alguns pontos se mostram como essenciais para a boa prática da profissão e queremos compartilhar com vocês, bem como receber dicas para uma troca positiva e favorável entre todos. Juntos somos mais!

Hoje trazemos mais duas dicas importantíssimas que devem ser fatores de desenvolvimento diário, ou seja, esteja sempre preparado para estas duas situações: Crie o seu mailing e Desenvolva a habilidade de falar em público.

#6 Crie o seu mailing

relacionamentoConstrua um cartão de visitas bastante pessoal e que revele o seu perfil. Em todos os eventos que participar, esteja sempre munido destes para compartilhar com as pessoas que vier a conhecer e procure receber delas também os seus cartões de contato. Abra uma pasta em que você registre o dia que a conheceu, o local, os temas que foram apresentados nesses eventos e, principalmente, o conteúdo do bate-papo a quem entregou os cartões. Esta dica é fundamental, pois todos gostam de ser reconhecidos e lembrados nos episódios que se conheceram.

“Todos gostam de ser reconhecidos e lembrados nos episódios que se conheceram” Roberta Attene

Portanto, participe de palestras, workshops, eventos e minicursos para acrescentar a seu conhecimento acadêmico, técnico, valorizar-se na atualização das atividades e modernidades que estão recorrentes no dia-a-dia e participar das novas tendências de mercado, pois isto lhe será material valioso para dar um “upgrade” em sua carreira e seus relacionamentos. Pessoas atualizadas tendem a alcançar posições de destaque, tanto na empresa em que estejam atuando, bem como em propostas futuras.

“Um profissional atualizado e interligado faz toda a diferença em seu meio de trabalho” Roberta Attene

Assista o vídeo abaixo e perceba a importância dos famosos cartões de visitas no relacionamento profisisonal:

Inspire-se com 100 modelos de cartões de visitas! 

#7 Desenvolva a habilidade de falar em público

Falar em público é imprescimedia-trainingndível para o profissional de Relações Públicas. Caso encontre dificuldades em se expor publicamente: falar a grandes grupos de pessoas ou mesmo a timidez te toma o controle, então procure o auxílio de profissionais que possam lhe treinar e aperfeiçoar, potencializando seus dons pessoais de forma a serem aplicados à sua profissão, sem trazer-lhe nenhum tipo de constrangimento e insegurança. 

Cursos de oratória, etiqueta e teatro são recomendáveis para performance física, técnica e mental para este tipo de exposição. O profissional que está sempre preparado para se apresentar em público consegue criar um ambiente livre e agradável a todos que estão envolvidos no evento, dando um ar de controle sobre a sua exposição técnica. Esta segurança é transmitida também para clientes e ouvintes, pois todo o negócio depende de uma convicção e de um posicionamento claro e objetivo. Em momentos como  media training para porta-vozes em coletivas de imprensa, eventos e gestão de crises, esta habilidade se fará necessária. 

“Saber falar em público é uma capacidade que deve ser desenvolvida diariamente para a obtenção do êxito a que se propõe” Roberta Attene

A importância do media training e técnicas com Aurea Regina de Sá, jornalista e consultora especializada em treinamento de mídia e capacitação de porta-voz:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s