Série “Fala, Coordenador!” com a Profª Ms. Aline Fernanda Lima, da UNITAU

E o Versátil RP já caminhou pela capital Paulista, já “desceu” a Serra do Mar e hoje vai lá para o interior de São Paulo conhecer mais um coordenador do curso de Relações Públicas para seguir com a série “Fala, Coordenador“. E não para por aí! Estamos em contato com os coordenadores de todo o Brasil para trazermos a vocês – interessados no curso, estudantes e profissionais da área – um olhar sobre o cenário acadêmico da nossa profissão. Portanto, aos que desejam participar e àqueles que gostariam que sua faculdade/universidade estivesse aqui, entrem em contato conosco.

logo unitau

Entrevistamos a coordenadora do curso de Relações Públicas da Universidade de Taubaté (UNITAU), Profª. Ms. Aline Fernanda Lima, para que compartilhe conosco informações sobre como é formada a estrutura do curso, seu diferencial acadêmico, processo seletivo, investimento e o que o aluno poderá desenvolver ao estudar na instituição. A entrevista foi feita com muito carinho e preparada para se dispôr a apresentar o curso da melhor forma. Vamos lá?

Universidade de Taubaté – UNITAU

aline unitau

Profa. Ms. Aline Fernanda Lima | Coordenadora do Curso de RP na UNITAU

Apresentamos a professora Ms. Aline Fernanda Lima, coordenadora do curso de Relações Públicas da Unitau. Aline é graduada em Relações Públicas, especialista em Gestão de Recursos Humanos e mestre em Comunicação Social na Subárea de Comunicação Comunitária em Educação. Lecionou nos cursos de Relações Públicas na UNITAU e Faculdades Integradas Teresa D’ Ávila/Fatea/Lorena nas disciplinas: Administração em Relações Públicas; Teoria e Técnicas de relações Públicas; Organização e Execução de Eventos; Relações Públicas Comunitárias; Pesquisa em Comunicação; Relações Públicas Governamentais e Internacionais.

Sobre o curso de Relações Públicas na UNITAU

1. Como é formada a estrutura do curso de Relações Públicas na Instituição?

Com duração de 8 semestres (4 anos), a estrutura curricular do curso de Relações Públicas da Universidade de Taubaté foi totalmente reformulada em 2014 para atender às principais exigências do mercado de comunicação, além de adequar-se às Novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Relações Públicas aprovadas pelo MEC em 2013. Neste ano de 2015, a mensalidade foi de R$ 992,00.

Assim, as disciplinas oferecidas transitam em 3 principais eixos, sendo um de formação geral e humanística do comunicador, cuja função está em abordar conteúdos das Ciências Sociais, das Ciências da Comunicação e da Linguagem; outro de formação conceitual e técnica de Relações Públicas, cujo objetivo é trabalhar os conhecimentos específicos da atividade, contando com disciplinas como Teoria de Relações Públicas, Técnicas de Relações Públicas, Planejamento em Relações Públicas, Organização e Execução de Eventos, Pesquisa de Mercado e Opinião Pública, Comunicação Organizacional, Relações Públicas e Novos Mercados, dentre outras; e, por fim, o eixo das disciplinas com conteúdos suplementares, as quais objetivam uma abordagem de atividades, áreas e temas atuais e de grande relevância e afinidade para a atividade, como Empreendedorismo, Comportamento do Consumidor, Marketing Pessoal e Empregabilidade.

Vale acrescentar a grande contribuição de outras atividades que integram a carga horária do curso, sendo elas as Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC), o Trabalho de Graduação (TG) e o Estágio Supervisionado.

2. Qual é o diferencial da graduação em Relações Públicas na Instituição?

O curso de bacharelado em Relações Públicas da Universidade de Taubaté forma profissionais na área há 36 anos, sendo, atualmente, o único na região valeparaibana. Com experiência e tradição na formação de relações-públicas, está estruturado no Departamento de Comunicação Social da Universidade, onde também são oferecidos os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Tecnólogo em Produção Multimídia, aspecto que permite aos alunos vivenciar e trocar experiências com as demais áreas.

Para ofertar um ensino de qualidade com reconhecimento no mercado e em instituições da área (classificado entre os 10 melhores pelo MEC, considerando notas máximas nos quesitos de avaliação, como Conceito do Curso-CC, Conceito Preliminar do Curso-CPC e Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes-ENADE), o curso possui nota 4 no Enade, 3 Estrelas no Guia do Estudante da Editora Abril 2015 e conta com um percentual de 44% de doutores, 44% de mestres e 11% de especialistas, os quais possuem ampla experiência acadêmica e profissional.

Possui uma estrutura com laboratórios e estúdios equipados com tecnologia em Rádio, TV, Web, Fotografia e softwares para produção gráfica, com dois laboratórios de informática equipados para suporte pedagógico. São quatro salas de projeção multimídia, um anfiteatro com capacidade para 200 pessoas e duas salas onde funciona a Agência de Comunicação Integrada (espaço onde os alunos bolsistas e voluntários vivenciam aspectos da profissão).

No Centro de Laboratórios de Comunicaçãoestúdio para produção de TV (onde funciona a TV Unitau), Rádio Fm Unitau (107,4) e Laboratório Impresso, além de um amplo estúdio fotográfico e laboratório de tratamento de imagem. Toda essa infraestrutura propicia a consolidação da teoria em prática. Nestes laboratórios são realizados os projetos práticos do curso: produção e edição de Boletim Paradigma, do Blog de Relações Públicas, do evento Café União, na sua 17ª edição, além dos vídeos institucionais, material fotográfico e todo suporte necessário para a produção dos eventos internos, dos projetos sócio-culturais, bem como das assessorias a clientes reais e desenvolvimento dos Trabalhos de Graduação (TCC – Trabalho de Conclusão de Curso).

Neste ano de 2015, o Projeto “Édugraffiti – Relações Públicas como instrumento para a sensibilização do Graffiti no município de São José dos Campos”, desenvolvido pelas alunas Ana Paula Mota, Rebeca Amante e Nathalia Barbosa no ano de 2014, foi vendedor na categoria Planejamento Estratégico de Relações Públicas do XXI Prêmio Expocom–Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação no 38º Congresso da Sociedade de Estudos Interdisciplinares da Comunicação INTERCOM Nacional.

Por fim, temos como premissas a formação de um profissional generalista empreendedor e estratégico, o qual deve dominar todo o processo comunicativo, ter amplo e atualizado conhecimento de mundo e de gestão.

Neste cenário, destacam-se temas como a convergência das mídias, a discussão em torno da mídia massiva versus a mídia dirigida, a Internet, a comunicação total ou integrada, a construção de marcas, a discussão sobre novos papéis da comunicação e das empresas de comunicação, a comunicação digital e globalizada, as redes sociais e, ao mesmo tempo, o crescimento acentuado dos mercados regionais e de um perfil empreendedor do profissional.

3. Quando ocorre o processo seletivo para a graduação? Quais são as etapas, forma de inscrição e processos?

Sobre o Processo seletivo para ingresso no curso de Relações Públicas e demais cursos da Universidade de Taubaté, destacamos as seguintes informações:

  • Prova única, ou seja, apenas 1 etapa.
  • Inscrições para o Vestibular 2016 estão abertas e podem ser realizadas (exceto Medicina) até 04/12/15.
  • Até o dia 31/10/15 a taxa de inscrição tem o valor promocional de R$ 30,00. A inscrição realizada a partir do dia 1º/11/15 terá o valor de R$ 50,00.
  • As inscrições são realizadas no www.unitau.br, que tem mais informações sobre o processo.
  • A prova do Vestibular acontece no dia 06/12/15.

4. Além da graduação em Relações Públicas, a Instituição realiza cursos (livres, gratuitos, extensão), eventos e dispõe de formação como pós- graduação lato sensu, stricto sensu, doutorado e MBA que tem relação com a área de RP?

Especificamente sobre o curso de Relações Públicas da Universidade de Taubaté, as atividades de aperfeiçoamento se dão na forma de participação de eventos externos – em outros cursos e departamentos da Universidade e em eventos da área (Intercom, Organicom, RP Week) e na realização de eventos internos como o Café União, o Ciclo de Comunicação, a Semana de Comunicação e Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (CICTED) da Universidade de Taubaté; voltados para os alunos, ex-alunos e convidados.

No que se refere à Pós-graduação, a Universidade oferece cursos lato sensu na área de Comunicação, como: Assessoria, Gestão da Comunicação e Marketing; em Comunicação Corporativa, Marketing e Mídias Sociais; Cobertura Jornalística Especializada e Estratégia em Propaganda.

Em relação aos cursos de mestrado, não existem cursos específicos de comunicação, mas há linhas em que em que os projetos de pesquisas podem buscar adequação, sendo elas: a do Mestrado Acadêmico em Planejamento e Desenvolvimento Regional, Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento Regional e Mestrado em Linguística Aplicada.

Falando da UNITAU como um todo

5. Qual a proposta educacional e institucional da UNITAU?

Ser um centro de referência internacional em ensino, pesquisa acadêmica e aplicada e extensão, caracterizado pelo compromisso social de instituição pública e pela gestão competitiva.

6. Qual é o diferencial acadêmico da Instituição? 

fachada unitau

Fachada da Universidade de Taubaté

A UNITAU se configura como Universidade, isto é, oferece, além do ensino, a pesquisa e a extensão, diferente de faculdades e centros universitários. Esta composição permite que o aluno tenha uma formação sólida e receba conhecimentos diversificados, tornando a sua passagem pelo Ensino Superior uma experiência enriquecedora e múltipla.

A ampla inserção de nossos alunos e ex-alunos no mercado de trabalho também é uma marca forte da UNITAU. Os estudantes estagiam nas principais empresas da região desde os anos iniciais dos cursos e os profissionais formados estão em postos de destaque pelo Brasil e no mundo.

O nosso corpo docente, formado em sua maioria por mestres e doutores, também é uma referência para os alunos.

7. Qual é a visão e objetivos futuros da Instituição?

A Universidade de Taubaté atua para que seu ensino cresça cada vez mais em qualidade ao longo dos anos; para que sua estrutura seja continuamente modernizada; para que seus professores continuem a ser, em sua maioria, mestres e doutores; e para que a Instituição continue a ser parte da vida de milhares de pessoas, sendo protagonista em pesquisas, discussões e iniciativas na região e no país.

Temos entre nossos objetivos ampliar ainda mais nossa rede de parcerias, nossa qualidade de ensino, nossos programas de apoio aos alunos (para bolsas de estudo, estágio e intercâmbios) e de apoio aos professores e funcionários, entre outras iniciativas.

8. A Instituição disponibiliza bolsas de estudo? Quais? Como participar?

A Universidade conta com mais de 20 modalidades de bolsas de estudo, como, por exemplo, a Bolsa mérito (destinada aos alunos com as melhores notas no Vestibular e no curso), a Atleta, a BIP (Bolsa de Incentivo ao Pagamento), aquelas concedidas por meio de programas, entre eles o Simube, o Pibid, o PIC, além do Financiamento Estudantil.

Os interessados podem procurar a Central do Aluno, localizada na Rua Barão da Pedra Negra, 162, Centro, Taubaté, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Os telefones são: (12) 3625-4180 e (12) 3625-4216.

SAIBA MAIS / ENTRE EM CONTATO:

Site da Universidade: www.unitau.br

Site do Departamento de Comunicação Social: www.csonlineunitau.com.br

E-mail da coordenadora pedagógica: lima.alinef@gmail.com

Fanpage do Departamento de Comunicação Social: facebook.com/csonlineunitau

Anúncios

Um pensamento sobre “Série “Fala, Coordenador!” com a Profª Ms. Aline Fernanda Lima, da UNITAU

  1. Pingback: Série “Fala, Coordenador!” com a Profa. Ma. Mércia Segala Bruns, da UNISO | Versátil RP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s