Série “Fala, Coordenador!” com o Profº Sérgio Andreucci Junior, da Cásper Líbero

casperliberoDando continuidade a série de entrevistas “Fala, coordenador”, o blog Versátil RP passa por uma das mais importantes avenidas da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, para conhecer o trabalho do Prof. Sérgio Andreucci Junior, coordenador do curso de Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero (FCL). Ele abordará como é o funcionamento do curso, o diferencial acadêmico e todas as ações realizadas especialmente para atender interessados, estudantes e profissionais de comunicação e relações públicas. Para acessar as entrevistas que já ocorreram, acesse aqui.

Faculdade Cásper Líbero – FCL

sergio andreucci

Prof. Sergio Andreucci Júnior | Coordenador do curso de Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero/SP

Prof. Sérgio Andreucci Junior é o atual coordenador do curso de Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero. Profissional formado em Relações Públicas, pós-graduado em Administração em Marketing, especialista em Gestão pela Qualidade, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios e mestre em Comunicação e Mercado. Professor de graduação e pós-graduação na Cásper, ECA/USP, FIA e Universidade de Contestado/SC, ministrando disciplinas de: Comunicação Organizacional e Relações Públicas; Marketing Político; Comunicação e Marketing. Atua com Projetos Socioeducacionais e de Marketing Cultural. Atualmente é também sócio-participante do Clube da Criação de São Paulo (CCSP), sócio-diretor da  Andreucci Comunicação e consultor de comunicação para Andritz Hydro do Brasil, Duke Energy International, Bridgestone e Cisne Negro Cia. de Dança. Tem experiência como relações-públicas; gerência em Marketing e Comunicação e Direção de Marketing em organizações públicas e privadas.

Sobre o curso de Relações Públicas na FCL

1.Como é formada a estrutura do curso de Relações Públicas na Instituição? 

O curso de Relações Públicas da Cásper Líbero é realizado em 4 anos. Nosso curso tem vestibular anual, porém as disciplinas e os conteúdos são formatados em módulos semestrais para facilitar o aproveitamento de estudos e também a possibilidade do aluno fazer estágio fora do Brasil, intercâmbio, bem como abrir espaço para que alunos de fora possam vir para a Faculdade. A carga horária total é de 3200 horas de aula. Além disso, são também exigidas 150 horas para o trabalho de conclusão de curso, 200 horas de estágio supervisionado e mais 200 horas de atividades complementares.

2. Qual é o diferencial da graduação em Relações Públicas na Cásper Líbero? 

O diferencial é que procuramos, desde o primeiro ano, aproximar o aluno do mercado de trabalho. Logo no primeiro ano, o aluno é levado a criar sua agência experimental e tem o primeiro contato com algumas agências de fora realizando visitas técnicas. No segundo ano, é realizado um trabalho pela agência experimental junto a ONGs. No terceiro ano, ocorre o Desafio de Comunicação e, no quarto ano, é executado o projeto experimental (nome dado aos projetos de conclusão de curso da Cásper). Assim, nosso grande diferencial é o mercado. Buscamos preparar os melhores profissionais da comunicação para o mercado. Por outro lado, temos uma preocupação muito grande com a valorização do ser humano para a formação cidadã. Queremos um profissional de RP, porém um profissional de RP com formação cidadã.

3. Quando ocorre o processo seletivo para a graduação? Quais são as etapas, forma de inscrição e processos?

O vestibular da Cásper Líbero já está com inscrições abertas e a prova acontece no dia 13 de dezembro de 2015. A divulgação da primeira lista de aprovados acontece no dia 23 de dezembro de 2015 e as matrículas nos dias 4, 5 e 6 de janeiro de 2016. O início das aulas será no dia 11 de fevereiro de 2016.

4. Além da graduação em Relações Públicas, a FCL realiza cursos (livres, gratuitos, extensão), eventos e dispõe de formação como pós-graduação lato sensu, stricto sensu, doutorado e MBA que têm relação com a área de RP? 

A Casper Líbero é uma das faculdades que mais realiza eventos hoje na área de RP dentre todas as Faculdades de Comunicação do Brasil. Temos eventos todos os dias na Cásper Líbero, cursos livres de todas as áreas, e buscamos trabalhar muito o conceito de comunicação integrada por meio de eventos e cursos de jornalismo e de publicidade e propaganda, que também são acessíveis aos alunos de Relações Públicas. Oferecemos também cursos de RP que são acessíveis a alunos de outras áreas. Atuamos, assim, com a interdisciplinaridade, pois a consideramos importante para a formação completa do profissional, sendo representada tanto em nossos cursos livres – em que profissionais de fora são convidados para virem aqui na Cásper ministrar os cursos (os cursos acontecem em dias de semana, à noite ou mesmo aos sábados) – quanto em nossos eventos. Os eventos ocorrem durante o ano todo, o calendário de atividades está disponível no site, no ícone eventos. Os eventos começam no primeiro dia de aula e vão praticamente até dezembro.

Falando da Cásper Líbero como um todo

5. Qual a proposta educacional e institucional da Faculdade Cásper Líbero?

casper

Prédio da Cásper Líbero na Av. Paulista/SP

Temos como desafio: ser uma entidade de nível superior que atua com o tripé ensino, pesquisa e extensão”. No ensino, nosso compromisso é aproximar o profissional do mercado de trabalho, sempre levando em conta a questão da cidadania e da humanização. Com relação à pesquisa, temos o Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP), que vem promovendo muitas ações tanto com os professores quanto com os alunos. Na parte de extensão, trabalhamos com ONGs – são 23 ONGs por ano, por meio da Mostra de Comunicação, e com esse trabalho fazemos o atendimento às comunidades. O tripé ensino, pesquisa e extensão é comum a praticamente todas as faculdades, umas trabalhando um pouco mais de um lado, outras trabalhando um pouco mais de outro, mas a Cásper Líbero, de fato, tem como norte e como foco principal a formação profissional com o caráter, a valorização do ser humano, do papel do cidadão. Queremos bons relações-públicas, mas, acima de tudo, boas pessoas no mercado de trabalho.

6. Qual é o diferencial acadêmico da Instituição? 

O grande diferencial da nossa Faculdade, com todo respeito às outras Faculdades, é que não somos um centro universitário, não somos uma universidade e nem uma escola. Nós somos uma boutique de comunicação, a escola mais antiga e que foi pioneira na área de comunicação na América Latina. Tem como característica ser uma escola pequena, mas com uma qualidade e com o aprofundamento das nossas relações com professores, alunos e mercado muito intensa. Praticamente todos os nossos alunos dos terceiros e quartos anos estão estagiando e trabalhando, e praticamente todos os nossos egressos estão no mercado de trabalho de comunicação. Portanto, por ser a Cásper Líbero uma boutique na área acadêmica de Comunicação, uma escola de comunicação, é que, sem dúvida nenhuma, é a que mais prepara profissionais para o mercado de trabalho hoje.

7. Qual é a visão e objetivos futuros da FCL?

Temos grandes desafios, principalmente na parte de tecnologia. A Faculdade vem investindo numa integração de dados importantes, tanto da área acadêmica quanto da área administrativa, e serviços voltados para o dia-a-dia do aluno, este é o desafio para o próximo ano de 2016/2017. O sistema está sendo modernizado com a tecnologia para agilizar e dinamizar o atendimento ao aluno nas disciplinas. Para o futuro, pretendemos continuar sendo a principal faculdade de Comunicação do Brasil e a principal formadora de profissionais do mercado.

8. A instituição disponibiliza bolsas de estudo? Quais? Como participar?

A Faculdade Cásper Líbero pertence a uma Fundação oriunda do testamento de Cásper Líbero, que morreu prematuramente num acidente aéreo. Após sua morte, ele deixou um testamento em que todo seu patrimônio, toda sua fortuna, tinha que ser destinada para a criação de um veículo de comunicação, uma escola de comunicação e para Fundação. Desde então atendemos a estes princípios do Cásper Líbero. Também em seu testamento diz que a Faculdade Cásper Líbero deveria ser um celeiro de profissionais e que a própria Fundação deveria aproveitar os seus alunos. Dentro deste princípio, a Cásper oferece muitas bolsas aos alunos. Bolsas que variam de 25% a 100% para alunos que não podem pagar e para alunos que realizam estágios e monitorias na Faculdade. O aluno trabalha 5h por dia em alguma unidade de negócio da Fundação Cásper Líbero ou da Faculdade e recebe 100% da sua bolsa de estudos. Eu não sei dizer precisamente quantos alunos nós temos bolsistas, mas eu diria que é um número muito significativo.

Agradecemos a atenção do professor Sérgio e convidamos você, leitor, a acompanhar a série “Fala, Coordenador” e saber mais sobre o cenário acadêmico da nossa profissão.

CONTATE A FACULDADE CÁSPER LÍBERO

Contatos do coordenador

E-mailandreucci@casperlibero.edu.br

Telenones: (11) 3170-5538 / (11) 3170-5539

Site: http://casperlibero.edu.br/

Anúncios

Um pensamento sobre “Série “Fala, Coordenador!” com o Profº Sérgio Andreucci Junior, da Cásper Líbero

  1. Pingback: Série “Fala, Coordenador!” com a Profa. Ma. Mércia Segala Bruns, da UNISO | Versátil RP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s