Curso de design gráfico e a sua contribuição para a formação como relações-públicas

Por Michele Boin

Muitas pessoas acreditam que, como relações-públicas, não precisamos fazer cursos relacionados a design gráfico e web design, como editoração, diagramação e afins. Ledo engano. Tem muito RP atuando com criação de artes por aí, e mesmo que não atue única e exclusivamente com isto, é importantíssimo determos mais este conhecimento.

Caso você não saiba, existem muitas áreas em que o design gráfico é um complemento essencial. O RP que atua com Comunicação Interna, por exemplo, quase sempre precisa ter noções para finalizar campanhas e projetos, on e off-line. Como produtor de conteúdo em social media é a mesma coisa. Há áreas que mais, outras que menos, e tudo também dependerá do modelo de trabalho da empresa e segmento de atuação. Se você trabalha numa gráfica ou editora, pode ser que diagramação seja o seu diferencial ali.

Adobe-CC

Dessa forma, foi pensando em tudo isso que, em 2014, resolvi fazer o curso de design gráfico do Senac chamado “Formação Adobe CS6/X6”. É claro que não há só este, existem muitos outros na própria instituição dentro desta área. O que eu fiz na unidade de Santo André-SP compreendia ensinamentos de Photoshop CS6, InDesign CS6 e CorelDRAW X6.

Cada um dos programas do pacote Adobe tem funções diferentes, embora muitas vezes parecidas, e são utilizadas para fins diversos, de acordo com a expertise: Photoshop é ideal para tratamentos de imagens, montagens, peças de comunicação, com foco em digital; InDesign serve para você diagramar um manual, um livro, uma revista e por aí vai; e o CorelDRAW é excelente para a criação do zero e peças vetorizadas. Todos, de certa forma, se complementam, mas ainda há muitos programas e ferramentas a serem explorados por aí.

A aula do professor Julian, até pelo tipo de ferramenta, era total prática, acompanhada de apostila e exercícios diários. No fim, realizamos um projeto que envolvia tudo o que aprendemos ao longo do curso, que apresentou, de forma rápida e básica, embora eficiente, os programas, partindo do início e aprofundando para realizar as tarefas com qualidade.

Essa área nunca foi meu forte e nem minha preferência, mas não tenho dúvidas de que foi uma experiência enriquecedora e que me permite, hoje, usar as ferramentas com mais segurança e enxergar as possibilidades que elas me dão. Atualmente, mesmo não sendo tão ágil ou expert, eu posso “brincar” ali.

design02

O curso me permitiu ter mais um conhecimento e expandiu meus horizontes com relação à criação e tudo o que se pode fazer com ela. Já não sou tão leiga na área e me sinto pronta para tentar, aos poucos, novas coisas nesse mundo. E viva o aprendizado e o profissional multi-tarefas que o RP é!

Anúncios

Um pensamento sobre “Curso de design gráfico e a sua contribuição para a formação como relações-públicas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s