Série “Fala, Coordenador!” com a Profa. Ma. Mércia Segala Bruns, da UNISO

UNISO - logoE a série “Fala, Coordenador” continua a todo vapor. Quantas vezes não vemos as dúvidas de: Qual faculdade escolher para fazer o curso de RP? O que será que as outras instituições de ensino fazem de diferente da minha? Qual a tendência na formação educacional nos dias de hoje? Entre outras dúvidas, não é mesmo?!. Pensando nisso que frequentemente temos trazido, por meio do Grupo de Trabalho (GT) Acadêmico do blog Versátil RP, entrevistas com os coordenadores dos cursos de relações públicas no Brasil para que apresentem as instituições de ensino, formação, diferencial e o que você pode encontrar na organização para que, assim, possa escolher melhor o próximo (e importante!) passo de sua vida.

Já andamos pela Avenida Paulista, caminhamos por diversos bairros na capital de SP, descemos a Serra do Mar, fomos para o interior de SP e estamos seguindo, hoje vamos para Sorocaba. Nossa previsão é trazer para vocês do Brasil todo, aos poucos vamos desbravando os cenários acadêmicos da nossa profissão no país. Se não leu as entrevistas, clique aqui. Se gostaria de ver sua instituição por aqui, entre em contato conosco pelo e-mail robertasemear@gmail.com e fale com nossa versátil Roberta Attene

UNISO – Universidade de Sorocaba 

UNISO - Prof. Mercia

Profa. Ma. Mércia Segala Bruns | Coordenadora do curso de RP na UNISO

Apresentamos para vocês a Profa. Ma. Mércia Segala Bruns (CONRERP – Reg. 3394), coordenadora do curso de Relações Públicas da Universidade de Sorocaba/SP – UNISO. Profa Mércia é formada em Relações Públicas pela Fundação Karnig Bazarian; Pós-graduada em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas; Possui MBA em Gestão Estratégica de Marketing e é Mestre em Comunicação e Cultura. Possui grande experiência profissional, atuando há mais de 15 anos na área de comunicação corporativa, atendendo empresas como: 3M, Sorocaba Refrescos Coca-Cola, Grupo Schincariol. Por meio de seus projetos de comunicação corporativa alcançou reconhecimentos e premiações, como os prêmios recebidos: “3M Preserve o Meio por Inteiro”, “Prêmio de Responsabilidade Socioambiental” e “Projeto Grafitagem” da Sorocaba Refrescos. Atualmente, é coordenadora e docente do cursos de graduação em RP na UNISO e de Pós-Graduação /Especialização em Administração e Organização de Eventos no SENAC. Sua especialidade é comunicação organizacional corporativa, sustentabilidade socioambiental, gerenciamento da imagem institucional, eventos e treinamentos em comunicação e marketing.

 

Sobre o curso de Relações Públicas na UNISO – Universidade de Sorocaba.

  1. Como é formada a estrutura do curso de Relações Públicas na Uniso?

O curso de bacharelado em Relações Públicas na Uniso está comemorando 11 anos de sua fundação e é oferecido nos períodos da manhã e noite. Para estudar Relações Públicas na Uniso, o curso tem duração de 8 semestres/4 anos e é modular.

A matriz ainda prevê disciplinas comuns para os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propagando o que favorece ao aluno a possibilidade de estudar e se formar nestas duas áreas tendo aproveitamento de aproximadamente 50% das disciplinas já cursadas em Relações Públicas.

A matriz curricular foi atualizada em 2015 oferecendo disciplinas direcionadas às novas diretrizes exigidas pelo MEC e às tendências do mercado de trabalho abordando temos como Empreendedorismo, Business e Economia Criativa, Fotografia Institucional e Pública, Eventos e Captação de Recursos em Relações Públicas, Oratória, Terceiro Setor, Governança Corporativa e Marketing Político, Relações Públicas Governamentais e Internacionais, Cultura Organizacional, Imagem e Identidade Corporativa, Mensuração de Resultados em Comunicação, Plano de Negócios e Auditoria, Assessoria e Consultoria em Relações Públicas.

2 A instituição disponibiliza bolsas de estudo?

O valor integral referente à mensalidade para o ano de 2016 é de R$ 1022,00. Para o período da manhã há desconto de 50% (cinquenta por cento) nas mensalidades dos primeiros semestres letivos (até a metade do curso – 4 semestres). Após este período, a transferência é automática para o turno da noite, com mensalidade no valor integral.

A Uniso oferece ainda possibilidades de bolsas de estudo por meio do ProUni – Programa Universidade para Todos, Bolsa de Iniciação Científica, Probex – Bolsa de Extensão e bolsa de estudo Doação, além de descontos para Veteranos, Família, Fidelidade (alunos e ex-alunos), para alunos com cursos simultâneos, pró-licenciaturas, Universidade da Terceira Idade”

O FIES – Financiamento Estudantil – oferecido pelo Governo Federal é parceiro da Uniso. E, para ampliar ainda mais a possibilidade de obter cursar ma Universidade e obter financiamento, a Uniso criou o Cred Uniso – Crédito Educacional da Uniso. Basta escolher a melhor opção para o aluno e participar dos processos para obtenção da bolsa ou financiamento.

  1. Qual é o diferencial da graduação em Relações Públicas na instituição?
UNISO - Campus.JPG

Campus UNISO – Universidade de Sorocaba

O curso de Relações Públicas na Uniso tem muitos diferenciais. Com mais de 11 anos de sua fundação, o curso tem uma Matriz Curricular atualizada focada nas tendências do mercado e inovações em comunicação. Ainda, possui nota máxima pelo MEC – Ministério da Educação – nas três dimensões avaliadas: organização didático-pedagógica, instalações físicas e corpo docente, discente e técnico-administrativo e é considerado três estrelas pela avaliação do Guia dos Estudantes 2015 publicado pela Editora Abril.

Todos os professores do curso possuem notoriedade na área, com experiência no mercado de trabalho em diferentes âmbitos e integram órgãos de classe como o Conselho Regional de Relações Públicas – CONRERP SP/PR (Conselheiro Efetivo), Associação Brasileira de Relações Públicas – ABRP (Avaliadores do Prêmio ABRP) e Sindicatos Regionais. O corpo docente ainda é formado por 70% de Mestres, Doutores e professores premiados.

A estrutura oferecida pela Uniso para o desenvolvimento das atividades do curso, englobam uma Biblioteca física com mais de 240 mil títulos, acesso a duas Bibliotecas Virtuais (Pearson e Saraiva), uma estrutura de Agência Experimental em Relações Públicas, Laboratórios exclusivos de Informática, Estúdio de Rádio, Estúdio de Televisão e Estúdio de Fotografia.

Em especial, a Agência Experimental de Relações Públicas desenvolve atividades em quatro frentes de atuação: Eventos, Pesquisa de Opinião, Produtos e Ferramentas de Comunicação, Projetos de Extensão e Consultoria. Dentro de cada frente, projetos são desenvolvidos pensando em atender todos os públicos de interesse do curso.

O projeto RP em Ação é um exemplo, porque atua desenvolvendo atividades voltadas à cidadania (poderes públicos), à comunidade (sociedade) e mercado de trabalho.  São mais de 20 projetos e iniciativas desenvolvidas pelos alunos que incentivam a interdisciplinaridade com outros cursos e auxiliando no cumprimento da carga horária de atividades complementares exigidas pelo curso. A página Facebook.com/RP em Ação publica semanalmente algumas ações realizadas pelos alunos orientadas pelos seus docentes. Confira as publicações e descubra como os alunos de Relações Públicas da Uniso mudarão o mundo!

  1. Quando ocorre o processo seletivo para a graduação? Quais são as etapas, forma de inscrição e processos?

O Processo Seletivo do 1º Semestre de 2016 será realizado no dia 05 e 06 de dezembro de 2015. Se o candidato não conseguir realizar o vestibular nestas datas, para as vagas remanescentes, poder-se-á agendar uma data para a realização da prova.

Para se inscrever pela Internet, o candidato deve acessar o site www.uniso.br/vestibular ou comparecer pessoalmente na Cidade Universitária Professor Aldo Vannucchi (Rod. Raposo Tavares, km 92,5 – Sorocaba/SP), no Serviço de Atendimento ao Aluno – SAA, 1º andar do Prédio Administrativo, no horário das 9h às 20h ou no Câmpus Trujillo (Av. Gal. Osório, 35 – Sorocaba/SP) no Serviço de Atendimento ao Aluno – SAA (Prédio A), no horário das 12h às 20h. O valor da taxa de inscrição é de R$ 100,00 (cem reais).

O candidato realizará uma única prova escrita, a qual terá duas partes, cada uma com notas de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, sendo composta pela Parte A: Redação e Parte B: Conhecimentos Gerais com 50 questões (testes de múltipla escolha, com 5 alternativas em cada questão), com valor unitário de 2 pontos, abordando conteúdos de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (10 questões), Matemática (10 questões), Inglês (5 questões), História (5 questões), Geografia (5 questões), Física (5 questões), Química (5 questões) e Biologia (5 questões).

  1. Além da graduação em Relações Públicas, a instituição realiza cursos (livres, gratuitos, extensão), eventos e dispõe de formação como pós-graduação latu sensu, stricto sensu, doutorado e MBA que tem relação com a área de RP?

A Uniso disponibiliza cursos de extensão, promove eventos na área da comunicação de forma bastante frequente. Muitos assuntos são discutidos no âmbito da comunicação e estão em alta no mercado, das acadêmicas em seminários, grupos de pesquisas, encontros entre outros, até as tendências de mercado. Os eventos são publicados no portal uniso.br em notícias e eventos e, quando abertos a participações, podem receber quaisquer interessados em debater sobre os assuntos.

Na Uniso há títulos da Pós-Graduação sendo oferecidos na área da comunicação e o Mestrado em Comunicação e Cultura. Em breve, haverá mais novidades importantes. Todas as informações sobre os cursos de pós-graduação, mestrados e doutorados podem ser encontradas no site da uniso.br.

Para o curso de Relações Públicas, há um calendário de planejamento estruturado para as promoções de eventos e ações que possam envolver os públicos de interesse do curso. Em 2014 e 2015, foram realizados eventos para promover o resgate da memória institucional do curso e comemorar o aniversario de 10 anos da fundação do curso na instituição e o dia municipal das Relações Públicas, além dos eventos para atualização e aperfeiçoamento educacional dos alunos com relação as práticas da profissão no mercado. Aproximadamente 20 projetos e ações foram executadas pelos estudantes.

Para 2016, o planejamento já está pronto e conta com a realização da Semana Paulista de Relações Públicas em parceria com a ABRP – Associação Paulista de Relações Públicas, unindo todas as universidades da região, cujas ações serão direcionadas aos públicos acadêmicos, empresários e potenciais estudantes de Relações Públicas para o fomento do mercado na região metropolitana de Sorocaba.

  1. Há parcerias com o mercado de trabalho?

O curso de Relações Públicas na Uniso tem parcerias com organizações de Sorocaba e região que oferecem aos alunos diferentes oportunidades no mercado. Fazem parte destas parcerias as agências de comunicação, comércios, indústrias, associações e órgãos governamentais que oferecem oportunidades de estágio e atuação no mercado de trabalho.

Outro diferencial do curso é a parceria com o Programa Futuro Cientista desenvolvido em parceria com a Ufscar e as Prefeituras Municipais da região. Neste programa os alunos podem participar ativamente estruturando estratégias de comunicação, eventos e captação de recursos para o desenvolvimento do programa. Em 2015 foram 4 vagas oferecidas aos alunos de Relações Públicas da Uniso.

CONTATE A UNISO

Profa. Mestra Mércia Segala Bruns

Coordenadora da Graduação em Relações Públicas

mercia.bruns@prof.uniso.br | (15) 2101-7044

Uniso.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s