Série “Fala, Coordenador!” com a Profª Ma. Maria Helena dos Santos, da FACHA

FACHA - logoVem com o VRP expandir os limites geográficos de São Paulo e nos acompanhar até o Estado do Rio de Janeiro. Hoje vamos conhecer a coordenadora do curso de RP da FACHA (Faculdades Integradas  Hélio Alonso), Profª Maria Helena Carmo dos Santos que compartilha conosco o funcionamento, a estrutura, o diferencial e todo o serviço desenvolvido na única faculdade particular do Rio de Janeiro que possui o curso de RP. Para acessar as entrevistas que já ocorreram, acesse aqui.

Faculdades Integradas  Hélio Alonso (FACHA) – Rio de Janeiro

FACHA - coordenadora

Profª Ma. Maria Helena Carmo dos Santos | Coordenadora do Curso de RP da FACHA / RJ

Profª Ma. Maria Helena Carmo dos Santos é doutoranda em Comunicação pela UERJ. Mestre em Comunicação pela ECO/UFRJ (1999), graduada em Relações Públicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994) e em Letras (Português/ Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). Atualmente, coordenadora e professora do curso de Relações Públicas das Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA) e professora da pós-graduação da Universidade Cândido Mendes.  Durante cinco anos, foi professora substituta de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS-UERJ).

Sobre o curso de Relações Públicas na FACHA

  1. Como é formada a estrutura do curso de Relações Públicas na instituição?

A grade curricular atual do curso de Relações Públicas da Faculdades Integradas  Hélio Alonso (FACHA) já contempla as Novas Diretrizes Curriculares a partir de discussões do Núcleo Docente Estruturante, realizadas no segundo semestre de 2014. O currículo se estrutura da seguinte forma: 1) Disciplinas de formação geral, como Sociologia, Antropologia, Filosofia, Teoria Política, Comunicação e Responsabilidade Socio-ambiental, Economia; 2) Eixo de formação em Comunicação, que contempla disciplinas como: Teoria da Comunicação, Ética e Legislação, Métodos e Técnicas de Pesquisa, Estética e História da Arte, Marketing, Inovação e Criatividade, Branding, Cibercultura, Convergência de Mídias e Novas Interfaces, Introdução à Fotografia, Práticas Midiáticas, Comunicação e Design; Produção Audiovisual; 3) Eixo de formação em Relações Públicas: Estudo das Organizações, Pesquisa de Opinião Pública, Técnica de Relações Públicas, Teoria e História das Relações Públicas, Redação em RP I e II, Planejamento e Produção de Eventos; Gestão de Relacionamento com o Cliente, Planejamento Estratégico da Comunicação, Comunicação Interna, Assessoria de Comunicação, Avaliação e Mensuração na Comunicação Integrada; 4) Eixo de formação suplementar: Comunicação e Psicologia, Estatística, Cerimonial e Protocolo, Gestão de Negócios e Empreendedorismo, Relações Governamentais e Lobby. O Curso de Relações Públicas da FACHA tem duração plena de 4 (quatro) anos ou 8 (oito) semestres, com investimento de R$ 1.100,00.

  1. Qual é o diferencial da graduação em Relações Públicas na instituição?

A graduação em Relações Públicas foi um dos cursos fundadores da Facha. Existe há 43 anos e, em 2014, em visita de reconhecimento, o curso de RP recebeu o grau 4 do MEC (avaliação de 1 a 5). É o único curso privado do Rio de Janeiro e tem como diferenciais o fato de ser parceiro do Conselho Regional de Relações Públicas/1ª região, do Observatório de Comunicação Institucional (OCI) e de promover boas interações acadêmicas com o curso de RP da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Há uma constante atualização das ementas das disciplinas, da bibliografia, reciclagem dos professores (com participação em congressos, comissões julgadoras de prêmios na área de Comunicação Empresarial e outros eventos), tanto quanto seu aprimoramento acadêmico (latu sensu e stricto sensu). No momento, dois professores do curso estão fazendo doutorado.

Temos o Escritório de Relações Públicas, o laboratório modelo do curso, onde os alunos podem realizar estágio supervisionado e é responsável pelos eventos e ações acadêmicas do curso e da instituição. Além do Escritório, os laboratórios de audiovisual e redação estão incorporados à dinâmica do curso nas disciplinas de redação e produção para vídeos institucionais, criando espaço para a dimensão prática tão importante também para a inserção dos nossos estudantes no mercado de trabalho.

  1. Quando ocorre o processo seletivo para a graduação? Quais são as etapas, forma de inscrição e processos?

O processo seletivo ocorre nos meses de janeiro, julho e dezembro. Temos a modalidade de vestibular tradicional (o último será dia 30/1/16). Há também vestibular agendado, de 2ª a 6ªf, de 9h às 18h, via Enem, Transferência e Portador de Diploma. Para contato, a FACHA disponibiliza o telefone (21) 2102-3222.

  1. Além da graduação em Relações Públicas, a instituição realiza cursos (livres, gratuitos, extensão), eventos e dispõe de formação como pós-graduação lato sensu, stricto sensu, doutorado ou MBA que têm relação com a área de RP? 

A FACHA oferece cursos de extensão relacionados à área de RP durante todo o ano, dentre os quais Planejamento em Mídias Sociais, Técnicas de Assessoria de Imprensa, Organização de Eventos Corporativos, Planejamento Estratégico, Gerenciamento de Reputação, Ouvidoria. São cursos de 16 a 32 horas, que são oferecidos aos sábados (no período de aulas) e durante a semana (nas férias) a um investimento de R$ 560 (aluno e ex-aluno) e R$ 700 (novo aluno). Quanto à pós-graduação (lato sensu), a faculdade dispõe dos cursos Gestão Estratégica da Comunicação (16ª turma) e Gestão Estratégica de Marketing Digital (15ª turma).

Falando da FACHA como um todo

  1. Qual a proposta educacional e institucional da instituição?

 

FACHA - predio

Instalações da FACHA no Rio de Janeiro

Fundada no período do governo militar, a FACHA nasceu comprometida em ser referência como uma instituição aberta a discussões de problemas e soluções para a sociedade, a promoção de manifestações artístico-culturais de relevância, ao investimento em laboratórios e equipamentos para práticas técnicas e à importância do seu corpo docente, composto por profissionais com capacidade de interação interdisciplinar, respeito às individualidades nos relacionamentos interpessoais e comprometimento com a qualidade de ensino. Esta visão é compartilhada pelo Corpo Docente e Administrativo da FACHA que prezam o espaço de liberdade acadêmica, pautado pela ética e responsabilidade. Como princípios norteadores, a FACHA preza pela: 1) Concepção programática de formação e desenvolvimento da pessoa humana; 2) Articulação de estrutura, disciplinas e atividades curriculares, voltadas à dinâmica da realidade, ao trabalho e à função social da Facha; 3) Tratamento das disciplinas e atividades, bem como sua estrutura e operacionalização, com flexibilidade; 4) Preservação da harmonia e do equilíbrio das diferentes disciplinas e atividades que compõem o currículo; 5) Ação articulada e cooperativa dos professores, principais agentes responsáveis pela efetivação do Projeto Político Pedagógico dos Cursos; 6)  Participação conjunta dos alunos e egressos no seu processo de desenvolvimento humano e profissional de forma contínua e autônoma.

 

  1. Qual é o diferencial acadêmico da Instituição? 

Somos a única faculdade de Comunicação Social do Estado do Rio de Janeiro que oferece um ‘mix’ completo de cursos voltados para a área de Comunicação: Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas (cursos fundadores da instituição). Além de ser conhecida fortemente pela formação sólida dos cursos de Comunicação (há um slogan tradicional que diz que “Em todo lugar tem alguém da FACHA”), a faculdade oferece cursos de Turismo e Direito, além de mais recentemente ter ampliado seu portfólio com o cursos de Cinema, além dos tecnólogos Marketing, Comércio Exterior, Recursos Humanos e Gestão Desportiva.

Quanto à formação de professores, cerca de 70% são mestres ou doutores, o que demonstra o alto nível de qualificação acadêmica do Corpo Docente. Além disso, essa qualificação se estende à experiência profissional, ou seja, nossos professores têm tanto um forte viés acadêmico quanto profissional. Isso facilita, e muito, a aproximação da FACHA com o mercado profissional, já que, em todos os eventos que realiza (Semana de Comunicação, Aulas Inaugurais, oficinas, Encontros Profissionais) há presença de profissionais de agências, de empresas do Primeiro, Segundo e Terceiro Setor, muitos dos quais são egressos da FACHA.

Importante destacar a Central de Estágio, responsável pela parceria da instituição com empresas para a aproximação da FACHA com parceiros que possam oferecer oportunidades de estágio ao Corpo Discente.

  1. Qual é a visão e objetivos futuros da instituição?

Ser referência nas áreas em que atua, tornando-se um importante Centro de desenvolvimento humano, científico, profissional e cultural, contribuindo de forma constante para a sociedade. Em um futuro próximo, a instituição tem o objetivo de se tornar centro universitário.

  1. A instituição disponibiliza bolsas de estudo? Quais? Como participar?

A FACHA disponibiliza bolsas filantrópicas, além de Prouni, Fies e Prevaler. A lista de documentos necessários está disponível no site facha.edu.br. Toda documentação deve ser encaminhada ao Núcleo de Responsabilidade Socioambiental.

CONTATE A FACHA

Mais informações: facha.edu.br

Contato coordenação RP: maria.helena@facha.edu.br / (21) 2102-3131

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s