Curso livre de Comunicação Interna e Endomarketing do Senac: vale a pena?

Por Michele Boin

Como conhecimento nunca é demais e paixão por Comunicação Interna é o que não falta, lá fui eu me aventurar num novo curso, este de Comunicação Interna e Endomarketing oferecido pelo Senac São Bernardo do Campo, unidade recentemente inaugurada na região.

O curso é livre e de curta duração, com carga horária de 27h, totalizando sete maravilhosas tardes de troca de conhecimento, networking, dinâmicas, trabalhos e muito CI! A professora Valéria Fraga, com vasta experiência na área, ministrou cada aula contando muitos detalhes e desafios desse mundo e conduzindo os alunos a aprofundarem em todos os sentidos possíveis.

Com naturalidade e leveza, a classe se divertiu enquanto aprendia conceitos de Marketing e RP 2, 3 e 4.0. Vimos a diferença entre Comunicação Interna e Endomarketing, entre administradores e gestores com formações diferentes, aprofundamos o mundo do marketing, trocamos ideias sobre os principais desafios na área, sobre as mudanças de gerações dentro das empresas, o que cada uma delas espera e o que isso impacta na comunicação interna, sobre clima, cultura e comportamento organizacional, a importância de cada etapa do planejamento até a execução do plano de Comunicação Interna, os diferentes perfis de funcionários e de trabalhos de CI, também de acordo com cada empresa etc.

social-media-strategist1

Sem dúvidas, muita coisa boa! Durante o curso, realizamos um projeto prático baseado nas aulas para um cliente hipoteticamente real, em uma situação real (e muito comum nas empresas), com um rico detalhamento e que resultou em muito briefing, muito brainstorm entre a equipe de estudantes, muita análise, muita organização e planejamento, e um seminário apresentado no último dia de aula com a proposta do time de Comunicação Interna da Agência Inside. Rsrs!

Além disso, outras atividades práticas foram realizadas, como pesquisa de diretrizes organizacionais de empresas reais e discussão delas na classe, de acordo com os seus reais objetivos; análise de cases de CI de grandes empresas; muitas dinâmicas para entendermos conceitos de liderança e marketing, por exemplo, e sua importância na rotina do comunicador, entre outras.

O curso foi rápido, prático, mas muito bem aproveitado! E não importa se você é ou não comunicador, conhece ou não CI. Claro que isso facilita na agilidade do entendimento dos conceitos passados em sala de aula, mas conhecimento nunca é demais, sempre repito isto! Meus colegas de classe eram, em sua maioria, graduados em Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Recursos Humanos, Jornalismo e Rádio, TV e Internet; alguns com experiência em Comunicação, outros não; alguns formados, outros ainda universitários; alguns já com contato com a área de CI e Endomarketing, outros não… Até empreendedor tínhamos na equipe! E que maravilha poder fazer contato com essas pessoas e ampliar a minha rede de networking, conhecer perfis, visões e propostas diferentes.

Para finalizar, recomendo muito este curso, mas, para os que não curtem a área, fiquem sabendo que há outros cursos de Comunicação na rede Senac, basta pesquisar. Tem para todos os gostos, desatualizado é que não dá para ficar. Fica a dica: não importa o conhecimento que você já tem, mas importa a determinação para o que você quer ter! 😉

Anúncios

Um pensamento sobre “Curso livre de Comunicação Interna e Endomarketing do Senac: vale a pena?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s