Final de Ano e as Dicas do Diário de um RP para um 2016 melhor

Por Roberta Attene

imagens_ano_novoEncerramos nossas atividades de 2015 com a série “Diário de um Relações-Públicas: 12 dicas práticas”, justamente para celebrar as vitórias conquistadas neste ano e brindar o novo ano com ideias, dicas e sugestões que possam abençoar as jornadas no empreender de 2016.

Tenha uma boa leitura e que este conteúdo possa colaborar para moldar suas ideias e dar-lhe base para projetos que te darão sucesso no próximo ano.

#8 – Seja estratégico e saiba mais sobre novas técnicas e tecnologias

gerac3a7c3a3o-y-1024x821É sempre bom observar o mundo ao seu redor, porque tudo está se transformando a cada momento e numa velocidade surpreendente. Questões que demoravam uma década para acontecer, hoje acontece em questão de dias.

Ampliar o nosso campo visual para as tendências e necessidades do cotidiano das pessoas, das empresas, dos órgãos governamentais e da economia mundial, nos parece uma grande oportunidade de mostrarmos as nossas qualificações e habilidades para desenvolvermos trabalhos e estratégias que possam estar alinhados aos mecanismos que estes organismos necessitam para melhorar seus desempenhos econômicos e institucionais.

Atualmente, muito se tem buscado por profissionais que além de grandes estrategistas, sabem sobre as técnicas, tecnologias e como utilizá-las a seu favor. Você não precisa ser expert no assunto, mas saber sobre fotografia, softwares gráficos, TI e entre outros conteúdos que favorecerão seu diálogo com fornecedores e/ou profissionais, bem como na hora de criar estratégias e campanhas. Um profissional assim qualificado certamente terá exito e sucesso em sua carreira de trabalho.

#9 – Lembrete

img_post_26_03Manter as suas redes atualizadas e bem organizadas, é o mesmo que utilizá-las como portfólio profissional, pois através dessas redes você mostra seu perfil, habilidade, competências, que são visíveis para todos aqueles que se comunicam por meio destes mecanismos contigo.

A nossa forma de falar, nossos comentários, pensamentos são visíveis para a comunidade a qual está presente e conectado. Pense e planeje como gostaria de ser visto nas redes sociais.

Dica de Leitura – Pesquisa: Tendências de Recrutamento no Brasil – LinkedIn

#10 – Non Ducor Duco

2000px-brasc3a3o_da_cidade_de_sc3a3o_paulo-svgEstá frase é muito conhecida pelos cidadãos da cidade de São Paulo e aparece em todos os transportes públicos da cidade. Ela retrata bem o que nesse tópico queremos apresentar:  “Não sou conduzido, conduzo”. Estratégia esta bastante importante para o profissional de Relações Públicas, pois não devemos ser apenas administrados, mas devemos administrar projetos e trabalhos que sejam de competência estratégica para sua vida e da organização em que atua.

Toda vez que almejamos crescer dentro de uma organização, temos que, primeiramente, nos qualificar para esta nova missão, é o mesmo que fazer um roteiro de viagem com o destino certo a qual queremos chegar, sendo que temos o valor da compra, a companhia que vamos voar, o roteiro e horários que faremos, o local que iremos nos estabelecer, as condições climáticas e geográficas, pois tudo tem que estar bem preparado para que não haja surpresas desagradáveis e frustradas. Nossos planos de voo profissional e de vida, tem que seguir esse modelo para que possamos evitar problemas, crises, dificuldades e frustrações, de modo a alcançar num tempo razoável os nossos objetivos com segurança, estabilidade e conforto.

Sua vida não deve ser levada e, sim, conduzida, estabeleça um plano de voo. Vislumbre seu futuro, estabeleça seus objetivos. encontre aquilo que te motiva. Tenha disciplina e organização para alcançá-los.

#11 – Empreenda

mulher-empreendedora

Empreender certamente é o mecanismo mais antigo que existe para desenvolver atividades pessoais, culturais, profissionais para qualquer tipo de instituição. Empreendemos quando desejamos ter um relacionamento sentimental, constituir famílias, ter algum tipo de comunidade (seja religiosa, amigos, familiar). Estamos sempre investindo o nosso tempo e a forma de ser e agir como atos de negócios bem sucedidos; nunca queremos nos frustar, nem tão pouco sermos dados como pessoas que tomaram atitudes erradas em seu meio de vida. Por isso, buscamos fazer o que nos parece as melhores opções para desenvolver as nossas atividades e tarefas, buscando o sucesso.

Tudo na vida é empreendedorismo e, isto vale muito para nossa vida profissional, pois aquilo que queremos ter e construir, depende do tanto de atenção, cuidado, capricho que vamos investir em nossos negócios. É importante, cada vez mais, olhar o futuro de forma racional e consciente, nunca deixando as dúvidas e inseguranças penetrarem em nossas atividades. Cautela e atenção são pois mecanismos práticos e necessários para que o empreendedor saiba o momento certo de fazer mudanças, investir em novos projetos, atualizar trabalhos e fazer a diferença com exatidão diante de situações de crises e dificuldades.

Seja o empresário de você mesmo, antes de pensar nos outros, pense em si. Saiba como se apresentar, vestir-se adequadamente para cada ocasião, tenha habilidade linguística e seja verdadeiro. Além de você, conheça sobre como é empreender e sobre assuntos que envolvem negócios, valores, custos e retornos. A profissão de Relações Públicas hoje tomou força na área de negócios e projetos empresariais e, ter conhecimento de tudo que envolve uma organização é fundamental, de sua história aos seus investimentos.

Você é um empreendedor por excelência quando se dedica a fazer os seus trabalhos com prudência e destreza.

#12 – Destaque-se

empreendedorismo_1_715_9999Criar projetos e desenvolver novos conceitos, tem-se mostrado ferramentas valiosas na hora de se apresentar diante de uma oportunidade que se abra para você, profissional de Relações Públicas.

Normalmente, ao nos apresentamos a uma empresa o entrevistador é impactado quando chegamos com algum projeto pré-estabelecido e pré-desenvolvido com antecedência à requisição que aquela vaga de trabalho esteja exigindo. Comentários como: “gostei do que você trouxe como proposta”, “a solução que está propondo é ideal” são agradáveis de se ouvir e fundamentais para um bom início de negociação de tarefas.

Surpreender as pessoas com atitudes inteligentes e diferenciadas faz toda a diferença, pois a pouco tempo era desejado, por parte de um empregador, que a pessoa que se candidata a uma determinada vaga tivesse uma visualização de sua empresa por meio do site ou outros canais disponíveis sobre a organização, o que se mostrava um diferencial, demonstrando o interesse do candidato àquela vaga. Hoje, cria-se um impacto positivo quando, além de conhecer toda a possível configuração da empresa, seu mercado de atuação, seu histórico, tradição, marca, também é muito desejado que, baseado em todas essas informações, possamos traçar estratégias e projetos que compõem o perfil de manutenção desta organização e sua prospecção para o futuro.

Crie projetos e se diferencie no mercado de trabalho. As oportunidades são criadas. 

Feliz Natal e Próspero Ano Novo

Equipe Versátil RP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s