Tendências da Comunicação Corporativa

Por Roberta Attene

O dia Nacional das Relações Públicas (02/12/2015) foi contemplado com a primeira edição do prêmio mundial The Sabre Awards para a América Latina 2015, no Hotel Renaissance em São Paulo / SP. O evento realizado por The Holmes Report em parceria com a Abracom contou com a participação das mais importantes agências globais em comunicação corporativa, abordando temas pertinentes às tendências da área e finalizado com a cerimônia de premiação dos cases de sucesso latino-americanos.

Entre as diversas abordagens destacam-se: a atual posição das áreas da comunicação que hoje configura na cocriação e aproximação com a função de Relações Públicas; o papel da comunicação na gestão de negócios; a criatividade e a reputação como fatores essenciais na construção de projetos de comunicação; a linguagem do branding por meio de Storytelling e, por fim, a diversidade cultural e igualdade de gêneros como base para o crescimento organizacional.

Comunicação torna-se uma e RP o centro

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A atual conjuntura da área da comunicação propõe a integração entre os departamentos de relações públicas, jornalismo e publicidade para uma uniformização dos trabalhos em comunicação. Essa otimização profissional, segundo os preletores, é essencial para a qualificação e adequação de serviços para seus públicos, pois uma participação integrada de todos os departamentos da comunicação permite uma performance profissional estruturada e visibilidade ampla. Todos cooperam no mesmo patamar de igualdade mantendo suas especialidades no conjunto do trabalho.

A tendência de integração de profissionais é bem vista pelas modernas empresas que, como no caso da comunicação digital, operam uniformemente, o que tem permitido que os produtos oferecidos sejam acessíveis a todos os públicos. A título de indicação sobre o tema, destacamos o texto do executivo da Edelman Significa, Yacoff Sarkovas, em seu artigo para Revista Meio e Mensagem Porque as agências de RP se tornarão mais estratégicas e criativas.

Segundo Renata Saraiva, da Ogilvy Public Relations Brasil, em menos de 5 anos todos irão trabalhar numa plataforma só e a tendência é que o diretor criativo tenha base em Relações Públicas, isto porque a mudança na forma de pensar é essencial para acompanhar as mudanças no setor e atender as demandas estratégicas.

Gestão de negócios

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O papel da comunicação nas organizações responde a uma posição representativa na gestão de negócios e, para tanto, as agências e/ou profissionais de comunicação precisam estar ao lado dos CEOs para orientação e direcionamento na gestão. Este foi o tema central discutido na mesa redonda “Aprendendo as chaves para o C-Suite”, moderada por Arun Sudhaman, do Holmes Report, Kiki Moretti, do grupo In Press, Ramiro Prudencio, da Burson-Marsteller, e Ciro Dias dos Reis, da Imagem Corporativa.

Para eles, reputação tem a ver com resultado, em momentos de crises isto torna-se evidente, no qual empresários reconhecem que a comunicação pode representar mais do que se imagina, principalmente no papel de consultores da imagem e, consequentemente, dos negócios, sua atuação abre novas oportunidades a partir de um olhar mais sensível e completo sobre a organização.

Não somos mais pessoal de PR, somos pessoas de negócios. Precisamos entender do negócio dos clientes. Escrever bem é o mais básico” Ciro Dias Reis, CEO da Imagem Corporativa.

Segundo eles, para alcançar o patamar de reconhecimento tão esperado pelos profissionais da comunicação corporativa, é preciso afastar-se de costumes antigos, pautados nos conceitos liminares do jornalismo, entender que o diferencial em relação a propaganda é conceito de reputação, maior acesso a mídia e a gestão de conteúdo, possibilitando dessa forma mudar a percepção dos executivos das empresas quanto a importância da atividade e sua orientação a gestão empresarial.

Criatividade x Reputação

atencaoUm dos grandes pontos que destoavam as agências de publicidade e propaganda das agências de comunicação corporativa era a criatividade e a reputação, respectivamente. Mas o que considerava-se fator de concorrência hoje é necessidade de atuação para ambos os lados. Segundo os preletores, as agências de propaganda estão cada vez mais similares às agências de PR e os clientes de PR exigem uma postura mais dinâmica, inovadora e diferenciada por parte destas agências.

A intersecção entre as ferramentas de comunicação promove programas mais integrados, com ideias criativas aos projetos dos clientes e proporciona a oportunidade de fazer com que os clientes e prospects enxerguem o trabalho desenvolvido com maior importância e reconhecimento.

Se trata de criatividade e não qual o profissional que teve a ideia. As pessoas ficam muito presas as áreas. ” Andy Polansky, CEO Weber Shandwick

Segundo Andy Polansky, chefe executivo global da Weber Shandwick em sua palestra sobre oportunidades globais de PR, apontou que são quatro os papéis críticos que devemos nos atentar. Precisamos:

  1. ser navegadores, mergulhar no negócio do cliente e entender tudo que o envolve;
  2. integrados, atuar conjuntamente à empresa para desenvolver projetos mais fortes e inovadores;
  3. diversificados, ter uma gama maior de perfis de profissionais para que se crie novas perspectivas e possa contratar pessoas que o cliente deseja, que vá de encontro com o perfil e necessidade da empresa;
  4. fazer a diferença, o que tange um valor compartilhado, mente aberta, ter um papel maior e mais amplo em relação ao cliente, capacitar o conjunto para auxiliar os clientes e mostrar que pequenas ações geram grandes impactos.

Segundo Roberta Machado, diretora-executiva da In Press Porter Novelli, as empresas não possuem orçamento suficiente para investir em PR e propaganda. As agências de comunicação corporativa precisam ser mais rápidas para competir diretamente com a publicidade, para isso, devem ampliar o leque de produtos e serviços oferecidos e entregar o diferencial, colocando criatividade na Assessoria de Imprensa.

A cocriação é importante para construir a reputação e isto gera influência” Renata Saraiva, Ogilvy PR Brasil

Entre uma das estratégias, Daniel Rimoli, da Edelman, destaca a importância de colocar mais profissionais nos clientes e, mais do que colocar pessoas para serviços básicos, é importante que sejam entregues pensamentos estratégicos. O profissional de comunicação precisa estar preparado para a posição próxima ao CEO.

O diálogo das marcas – Storytelling

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Daniela Agra, diretora da Atrevia no Brasil foi quem conduziu a palestra sobre Love Brands e destacou que a tendência dos diálogos corporativos revela-se por meio do Storytelling, esse processo gera experiências com as marcas, apresentam o modo como contam a história da empresa e promove liderança pelo exemplo.

Para ela, a emoção e a razão precisam ser utilizadas de forma equilibrada na construção de roteiros de Storytelling, isto porque, ações pequenas podem ter repercussões no mundo todo por conta da tecnologia. Além disso, o planejamento é essencial, dedicar maior tempo com a preparação.

As empresas precisam ser capazes de mudar e entender seus públicos para serem bem-sucedidas“, Daniela Agra, Atrevia

Outro ponto destacado é a importância da aplicação de boas práticas de captação e retenção de talentos, casando assim as vontades entre as gerações. Segundo Daniel Rimoli, diretor digital da Edelman Significa, “é preciso introduzir outras disciplinas e perfil de pessoas para escrever a história da empresa“.

Diversidade cultural e igualdade de gêneros para crescimento organizacional

2014_5_21_11_54_17_6537_thumb[2]Como encerramento da série de palestras, a mesa redonda mediada por Giselle Lorenzetti, presidente da Abracom e da LVBA, contou com a participação de Yara Baxter, diretora de responsabilidade social da Novartis Brasil e Laura Schoen, representante da Weber Shandwick na America Latina, em que abordaram a importância da diversidade no contexto empresarial.

“Onde há diversidade há inovação.” Giselle Lorenzetti,  Abracom e LVBA

Para estes profissionais é relevante a condição de estabelecer igualdades pessoais entre profissionais envolvidos no ambiente corporativo, não fazendo distinções de cargos, posições sociais internas na empresa ou descriminação de qualquer tipo, mas sim procurando a hegemonia das ideias e dos perfis de cada profissional envolvido para poder estabelecer planos de trabalho de forma ampla e justa, obedecendo as etapas para que este conjunto seja eficiente e o mais abrangente possível dentro dos contextos de trabalhos realizados.

Só 5% das mulheres tem posição de CEO em companhias multinacionais” Laura Shoen, Weber Shandwick

Consideram que a diversidade cultural e de gêneros promovem maior inovação, criatividade, assertividade e melhor resolução de problemas, isto porque abre-se a oportunidade ao diálogo, aceitação, ampliação de perspectivas e reconhecimento do papel responsável da organização.

“Conceito de bom para todos. É importante que homens e mulheres trabalhem juntos estabelecendo soluções inovadoras adequadas. Quero que pensem que cheguei nesta posição porque eu sou competente e não porque a empresa é legal”. Yara Baxter, Novartis Brasil

Prêmio Sabre Awards Latin America

global-sabre-awards-2014O Sabre Awards é uma das premiações mais importantes na área da comunicação corporativa no mundo e esta foi sua primeira edição na América Latina, demonstrando assim o potencial da América Latina e sua a evolução no nível de discussão e debate de como se destacar num mercado cada vez mais competitivo.

Ao todo foram mais de 250 inscrições, sendo selecionados 80 finalistas. O grupo de jurados foi formado por profissionais de marketing, comunicação corporativa, executivos de empresas como Coca Cola, Danone, Rock in Rio e líderes de agências de PR globais.

Para saber as agências e cases de sucesso que faturaram o prêmio clique aqui

Referências

www1.abracom.org.br/cms/opencms/abracom/pt/noticias/novidades/0782.html

www1.abracom.org.br/cms/opencms/abracom/pt/noticias/novidades/0755.html?c=1

www1.abracom.org.br/cms/opencms/abracom/pt/noticias/novidades/0827.html

www1.abracom.org.br/cms/opencms/abracom/pt/noticias/novidades/0809.html

www.holmesreport.com/events-awards/sabre-awards/sabre-awards-latin-america

www.holmesreport.com/events-awards/sabre-awards/sabre-awards-latin-america/latin-america-sabre-conference

twitter.com/hashtag/SABRELatAm?src=hash

www.inpresspni.com.br/noticias-460-Case-do-Grupo-leva-trofeu-no-SABRE-Awards-LatAm-2015.html

www.approach.com.br/blog/36/approach-conquista-dois-sabre-awards-2015

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