#06 Por dentro da Comunicação Interna e Endomarketing: o perfil dos sonhos para a área

Por Michele Boin

Depois de muito abordar sobre a área de Comunicação Interna e Endomarketing, hoje finalizo a nossa série falando sobre o perfil do profissional atuante na área e os principais requisitos para se conseguir uma oportunidade de trabalho na mesma. Você pode conferir os demais textos aqui.

03

Seja você ingressante em CI, profissional detentor de grande conhecimento e experiência, ou simplesmente um interessado/apaixonado, é importante sempre se atentar ao que a área exige, pois esse detalhe pode te colocar ou tirar da “jogada”, ou melhor, do emprego. Rsrs! Quase todas as áreas costumam sofrer periodicamente “atualizações” quanto ao perfil requerido, pois as necessidades mudam, novas tecnologias surgem, processos para a realização de demandas se modificam e esse conjunto de coisas impacta no futuro do profissional que está por trás de tudo aquilo. Portanto, é indispensável estudar regularmente para acompanhar esse ‘vai e vem’ da sua área e de outras que estão relacionadas à mesma. E é claro que em Comunicação Interna e Endomarketing não é diferente.

Primeiramente, é essencial se auto avaliar e analisar se você realmente tem as habilidades, conhecimentos e perfil que a área exige no dia-a-dia. Se pelo menos o be-a-bá você não conseguir abstrair e não rolar uma identificação de perfil pessoal e profissional, eu indico que procure outra área que esteja mais de acordo com você, profissional de comunicação. Agora se o básico já bate, o negócio é só investir mais e mais e de diferentes maneiras, tal como participar de palestras e eventos da área, ler muitos livros, acompanhar debates em grupos das mídias sociais e blogs que abordem CI e Endomarketing (olha o Versátil aí :D), estudar muito, conhecer pessoas que já atuam com essas funções, fazer networking e “trocar figurinhas”. A partir daí o start já foi dado!

02

Para Gislene de Paula Duarte, Analista de Comunicação da Precon Material de Construção, “primeiramente tem que gostar de trabalhar com e para as pessoas. Talvez por isso, as chances de um profissional de RP ser bem-sucedido nessa área são maiores. Comunicação Interna é feita pelas pessoas e paras as pessoas, e não há como fugir disso. O profissional precisa ser criativo para desenvolver muitas vezes ações com baixo ou nenhum orçamento, mas com resultados eficazes. É necessário gostar do que faz, saber como, quando e de que forma comunicar. Enfim, acredito que é estar aberto ao diálogo e estar preparado para as críticas, pois elas existem, e muito. Estar sempre atento às novidades na área de comunicação e conhecer a fundo o perfil do público interno é também extremamente importante.”

Você tem que ser um comunicador de fato (aliás, para trabalhar com Comunicação é necessário. Rsrs). Larissa Souza, Assistente de Marketing da Drive A, resume bem como: “Para atuar na área de Comunicação Interna acredito ser necessário ter iniciativa, boa articulação, ‘jogo de cintura’, além de ser um bom ouvinte, multidisciplinar e de fácil relacionamento.”

E Carolina Pinheiro, Coordenadora de Endomarketing do VivaReal, aprofunda mais: “Tem que ser ‘cara de pau’, saber falar em público, se expressar bem, tem que ser um pouco de psicólogo, porque as pessoas te procuram para desabafar ou te dar ideias, e nem sempre são tão aplicáveis. Tem que saber mensurar bem o seu trabalho e mostrar isso de forma tangível à diretoria. Entender os valores e missão da sua empresa e se identificar com eles. Buscar referências a todo tempo, se atualizar das novidades e das coisas virais.”.

E será que você é um pouco de toda essa mistura comunicóloga? Se a resposta for positiva e você está maluco para ingressar na área, mas ainda não teve a oportunidade de atuar na mesma e mostrar a que veio, as meninas que colaboraram com a matéria nos dão dicas valiosas nesse início de carreira.

Passo 1, conforme Larissa Souza: “Estamos em ascensão no mercado e temos um leque possibilidades de atuação! Pesquise muito na internet, converse com profissionais da área e faça testes vocacionais. É fascinante e prazeroso ser um Comunicólogo!”.

Passo 2, conforme Gislene Duarte, que ressalta um pouco do que comentamos acima: “Busque informações sobre o papel da Comunicação Interna dentro de uma empresa, participe de grupos de trabalho e faça contatos com profissionais da área. Todo conhecimento é válido em qualquer área que decida atuar. Estar bem preparado para os desafios e conflitos, e saber que a Comunicação Interna vai além de simplesmente comunicar já é um bom começo.”.

01Passe 3, conforme Carolina Pinheiro, que não faz rodeios sobre o assunto: “Não tenha barreiras! Teste tudo! Se não der certo, ok, valeu a experiência, e melhoramos na próxima vez. As coisas mais sem lógica são as que dão mais certo e que mais vendem a sua empresa. Seja criativo e não tenha medos e receios. Para você, que está começando ou indeciso se deve investir nesta área, eu digo: se você gosta de falar, busca novidades, se comunica bem, é cara de pau, escreve bem e se motiva pela motivação das pessoas, a área de comunicação interna/endomarketing é perfeita para você. Eu já trabalhei com eventos, parcerias, patrocínio, mestre de cerimônia, palestrante, e hoje, aos meus 27 anos, acho que me encontrei profissionalmente e nunca vim trabalhar tão feliz e motivada como venho hoje!”.

Infelizmente eu me despeço da série por aqui, mas, felizmente, ainda vamos falar muito de CI no blog. Não deixem de acompanhar! Tenho certeza que, agora que você está mais por dentro desse mundo mágico da Comunicação Interna e Endomarketing, já conseguiu identificar se nasceram um para o outro. Se sim, fico feliz que faça parte dos amantes de CI, caso contrário, Comunicação tem muita área gostosa de se trabalhar e para todos os jeitos e gostos. Logo logo deve rolar novidades por aqui. Até mais! 😉

Colaboraram com a série:

Carolina Pinheiro – Coordenadora de Endomarketing e Comunicação Interna do portal VivaReal 

Pós-graduada em Marketing pela Universidade Bandeirante de São Paulo, já ministrou palestras e conteúdo para o mercado imobiliário, além de ter vivência em outros países, com intercâmbio no Canadá. Participou de palestras sobre endomarketing na prática e comunicação interna – a arte de se comunicar. Hoje atua focada em endomarketing e comunicação interna no maior portal de imóveis do Brasil com aplicação de cases na área.

Projetos: Dia do abraço | Dia das mães | Páscoa | Dias das crianças | Vídeo viral | Natal

Gislene de Paula Duarte – Analista de Comunicação na Precon Material de Construção

Relações-públicas atuante com foco em Comunicação Interna e Corporativa. Tem vasta experiência em Comunicação Interna, Endomarketing, Eventos e Comunicação Corporativa. E-mail para contato: gislenepduarte@yahoo.com.br.

Larissa Souza – Assistente de Marketing na Drive A:  

Larissa Souza, 26 anos, mineira, belorizontina, relações-públicas por vocação e formação. Formada em Comunicação Integrada – Ênfase em Relações Públicas pela PUC/MG. Participou voluntariamente de fevereiro a setembro de 2014 da página BH Surreal como Gestora de Conteúdo. A página denunciava os preços abusivos praticados em Belo Horizonte (MG). E-mail para contato: larissasouzadacosta88@gmail.com | Skype: larissasouzadacosta88

Entrevistas: Entrevista concedida para o Jornal da Alterosa, da TV Alterosa, filiada do SBT em Minas Gerais | Entrevista ao Globo Repórter, em maio de 2014 | Entrevista a jornal mineiro Hoje em Dia sobre eventos corporativos em ambientes externos

Larissa Spicacci – Assistente de Planejamento na Brainstory

Graduada em Relações Públicas pela Universidade Metodista de São Paulo. Começou sua trajetória profissional no ano de 2012 em uma agência de Comunicação, atuando na área de mídias sociais. Posteriormente, passou ao cargo de Assistente de Planejamento, sendo corresponsável por um projeto de Consultoria de Comunicação. Em maio de 2015 viajou para Boston (EUA) para fazer um curso de dois meses para aprimoramento do inglês. Agora, de volta ao Brasil, é assistente de planejamento na Brainstory, agência do Grupo RMA Comunicação. E-mail para contato: larissaspicacci@gmail.com.

Anúncios

Um pensamento sobre “#06 Por dentro da Comunicação Interna e Endomarketing: o perfil dos sonhos para a área

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s