Relações Públicas Humanas

Por Tico Marcondes

relações humanas

A percepção de se trabalhar com seres humanos traz inúmeros aprendizados e é um grande desafio e com frutos incríveis. Ser um Relações Públicas, então, nem se fale. Cuidamos de comunicação o tempo todo, temos que ser claros e com olhar macro da situação. Lidando diretamente com público, devemos nos tornar e ser realmente Relações Públicas Humanas.

Trago esta reflexão, pois como RP trabalho com eventos e a cada evento temos que lidar com públicos diferentes, passando de clientes, agências, coordenadores, produtores e fornecedores. Todos querem, dentro de suas particularidades, que o evento seja um sucesso. É importante ressaltar que todos estão a serviço dos participantes do evento. O servir é algo que precisa ser feito com boa vontade e de coração, profissionalmente falando. A ideia de “vestir a camisa da empresa” é exatamente esta de se dedicar a algo como se fosse seu, ou seja, irá humanizar a relação para ser o diferencial do evento.

Mas humanizar as Relações Públicas é ser o equilibro entre organização e público, humanizar o como as organizações se posicionarão de maneira clara e transparente, tratando como humanos e não como números apenas. E colocar isso como política de atuação da empresa, para que seu crescimento seja advindo de uma relação saudável e não apenas de usufruto. Mostrar que é importante organização e público caminharem juntos, harmonizando o interessante de ambos os lados, afinal, o público quer um serviço/produto de qualidade e a organização deseja seu crescimento de maneira organizada e com qualidade atendendo as necessidades de seu público.

“Ao lidar com pessoas, lembre-se de que você não está lidando com seres lógicos, e sim com seres emocionais.” (Dale Carnegie)

Servir ao próximo de forma verdadeira, buscar interesses coletivos atendendo ambos os lados, ser transparente nas ações realizadas, comunicar de maneira efetiva e 360º atendendo a todos públicos, cuidar também do público interno da organização para que esta se fortaleça, ter um olhar macro da situação para analisar da maneira mais sensata e tomar a atitude certeira ao momento. Unir todo o conhecimento com a habilidade em lidar com as pessoas, de maneira harmoniosa e verdadeira é a chave.

O grande desafio é ser Humano nas Relações Públicas e desta maneira ser um profissional completo.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s