Nova série – Garimpo Acadêmico

Por Taís Oliveira

Temos uma nova série (já reparou que a gente ama séries, né?). O GT Acadêmico trará a cada post da série “Garimpo Acadêmico” alguns trabalhos de pesquisadores em assuntos relacionados à comunicação e às relações públicas. Muitas instituições de ensino, sobretudo as públicas, disponibilizam muito material ótimo para consulta online. E a ideia aqui é divulgar e passar adiante esse conhecimento. Começaremos pela capital, na Universidade de Brasília com três pesquisas melhores detalhadas abaixo.

garmpo-academico

As redes sociais e os novos fluxos de agendamento: uma análise da cobertura da Al Jazeera durante a primavera Árabe
Autor: Lopes, Gustavo Chaves | Orientadora:  Jorge, Thaïs de Mendonça
Assunto: Redes sociais, Primavera Árabe, Egito, Mobilização política.

Resumo: Trabalho apresentado ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília para obtenção do título de Mestre em Ciências da Comunicação, na linha de pesquisa Jornalismo e Sociedade.

A pesquisa tem como objetivo investigar o papel das redes sociais na construção da agenda midiática na Primavera Árabe, a partir da hipótese de novos fluxos de agendamento. O trabalho se aprofunda no estudo da Teoria do Agendamento, a proposta de Sociedade em Rede de Castells e outros aspectos das TICs. Além disso, o autor faz um levantamento do contexto geopolítico dos movimentos e repercussão das mobilizações em outras localidades. Tudo isso a partir da análise de conteúdo, tendo como hub central a rede catariana Al Jazeera, com foco específico na cobertura da Primavera Árabe no Egito. | Para baixar o material.

As tecnologias da informação e comunicação como vetores catalisadores de participação cidadã na construção de políticas públicas: o caso dos conselhos de saúde brasileiros
Autora: Garrossini, Daniela Favaro | Orientador: Ramos, Murilo César de Oliveira
Assunto: Comunicação e tecnologia, Participação cidadã, Tecnologia da informação e da comunicação.

Resumo: Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília para obtenção do grau de Doutor em Comunicação, linha  de  pesquisa:  Políticas de Comunicação  e Cultura.

O trabalho de pesquisa trata sobre a questão do exercício da cidadania nos espaços de participação dos conselhos de saúde brasileiros. A ideia é entender como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) poderiam ser vetores catalisadores da ampliação dos espaços de participação cidadã no âmbito dos conselhos. Usando da metodologia heurítica sistêmica crítica para delinear a rede de políticas, associado à Análise de Redes Sociais, com o objetivo de verificar como é construída a rede, quais os atores envolvidos neste processo e se as TICs podem contribuir com a ampliação do processo de participação cidadã na formulação de políticas públicas para o setor da saúde.   | Para baixar o material.

As redes sociais – Facebook e Twitter – e suas influências nos movimentos sociais
Autor: Guedes, Taís Morais | Orientadora:  Sêga, Christina Maria Pedrazza
Assunto: Redes sociais, Movimentos sociais, Mudança social.

Resumo: Trabalho apresentado  à Banca Examinadora de dissertação  para  obtenção o grau  de  mestre em  Comunicação Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, linha de pesquisa: Teorias e Tecnologias da Comunicação.

O trabalho busca entender como a Internet exerce papel central no cotidiano, e como as Redes Sociais podem influenciar o comportamento humano, levando as pessoas a participar de Movimentos Sociais originados em ambientes virtuais, mas que também ocorrem no mundo real. As mídias sociais, principalmente as digitais, assumiram importante influência na maneira como as relações sociais se transformam. O estudo é baseado no Movimento Ficha Limpa e a sua ação para apresentar e aprovar, com uso da prerrogativa constitucional de projetos de iniciativa popular que podem fomentar a participação política e abrir espaço para um diálogo entre a população e seus representantes na busca da ética na política e da fiscalização social da gestão pública. | Para baixar o material.

Gostou? No próximo post vamos variar a temática e localização Fica de olho! 😉

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s