Voluntariado Empresarial e Comunicação no processo de engajamento interno de funcionários

Por Bruna Ribeiro

Em um contexto em que o voluntariado corporativo ganha importância como uma maneira de viabilizar a atuação social das empresas, o Versátil RP vem falar um pouco sobre o tema e suas contribuições no engajamento interno de funcionários, sem esquecer (lógico… rs) do papel da comunicação neste processo.

O tema Voluntariado Empresarial tem ganhado cada vez mais espaço nas corporações, configurando uma nova realidade no que diz respeito à atuação social das empresas. Além dos ganhos sociais e de mercado, iniciativas de Voluntariado Empresarial geram benefícios internos para a organização. Dentre os ganhos, observa-se a melhora na imagem da empresa, maior integração das equipes, produtividade e motivação dos colaboradores.
Voluntariado
Segundo o Relatório Voluntariado Corporativo da United Way (2003), realizado em parceria com a The London School of Economics and Political Science e The University of Georgia, quanto mais os voluntários atuam nas ações sociais empresariais, maior a satisfação com o ambiente organizacional. A pesquisa, que envolveu 52 empresas e 237 funcionários na Austrália, Brasil, Canadá, Índia e Estados Unidos, demonstra que a satisfação com o trabalho aumenta em 6% para os funcionários que participam do programa de Voluntariado, o comprometimento com a empresa passa a ser 5% mais alto e a intenção de voluntariar no próximo ano é 68% mais alta.

Em resumo: ao trazermos esses dados, conseguimos reconhecer ganhos consideráveis no que diz respeito ao engajamento interno organizacional, um elemento-chave para que as empresas possam promover inovação e mudança organizacional. Mas, para o desenvolvimento e realização de um programa de voluntariado de sucesso que venha agregar resultados tão expressivos, é fundamental um bom planejamento de comunicação interna.

A Comunicação Interna na organização, além de gerar um fluxo de informações relevantes, esclarece o que é esperado de cada colaborador, reforça as estratégias, compartilha conquistas, gera orgulho e pertencimento, construindo um “link” fortalecido com a empresa e seus valores. No contexto do Voluntariado Empresarial, recomenda-se que a comunicação seja planejada para estimular a participação destes públicos e estar condizente com uma proposta ética, seguindo quatro funções: difundir informações, promover a coletivização, registrar a memória do movimento e fornecer elementos de identificação com a causa e com o projeto em si.

Gostou do tema? 

Se quiser saber mais sobre o assunto, indicamos as seguintes páginas a vocês:

Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial e Centro de Voluntariado de São Paulo 😉

Anúncios

Um pensamento sobre “Voluntariado Empresarial e Comunicação no processo de engajamento interno de funcionários

  1. Pingback: Além do Bem – o Voluntariado como ferramenta estratégica de engajamento | Versátil RP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s