Garimpo acadêmico II

Por Taís Oliveira

Desde a estreia da série, há um mês, recebemos algumas sugestões e conheci nos eventos da vida outros projetos bem legais. Escolhi mais dois para compor o post de hoje. Vamos conhecê-los?

garmpo-academico

Relações-públicas, internet e suas tecnologias: uma análise das matrizes curriculares do ensino superior no Estado de São Paulo

Autora: Andreza de Carvalho Nunes | Orientador: Prof. Dr. Taiguara Langrafe

Resumo: Pesquisa de Iniciação Científica apresentada à Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP, para o programa de Iniciação Científica.

A tecnologia influencia a forma como o ser humano vive e constrói suas relações, especialmente no âmbito da comunicação. Para que as novas gerações possam acompanhar essa mudança sob um olhar científico e metodológico, as Instituições de Ensino Superior têm o desafio de preparar novos profissionais para o mercado de trabalho e sociedade. Para os relações-públicas, aproveitar os recursos tecnológicos como ferramenta de trabalho é uma forma de aproveitar chances de atuação no mercado e legitimar a profissão. Sendo assim, a pesquisa tem por objetivo identificar como as IES no estado de São Paulo estão tratando de assuntos como cibercultura, mídias digitais e outros que discutem tecnologias ligadas à internet. Matrizes curriculares serão colhidas e analisadas para oferecer um diagnóstico sobre a atual formação dos profissionais de relações públicas no estado de São Paulo em relação a esse tema. | Para acessar o material.


Relações para e com os públicos plurais: a emergência do público afrodescendente e da gestão da diversidade nas sociedades multiculturais.

Autora: Maria Eduarda Gomes Silva | Orientador: Prof. Dr. Juarez Tadeu de Paula Xavier

Resumo: Trabalho apresentado ao Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP de Bauru – como pré-requisito para obtenção do grau de Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas.

A pesquisa se propõe a realizar uma análise da cobertura jornalística do Jornal da Cidade (JC) e da Folha de S. Paulo referente aos assuntos de relevância no universo afrodescendente. Os dados quantitativos da cobertura possibilitam uma visão mais ampla da construção midiática da identidade do afrodescendente e servem de base para o estudo das relações públicas e étnico-raciais nas organizações.

As entrevistas feitas posteriormente com atores de diferentes organizações ampliam a reflexão e a visão sobre as relações para e com os públicos plurais e a gestão da diversidade. O conhecimento da construção histórica e midiática da imagem do afrodescendente contribui para a aplicação das relações públicas que consideram e valorizam o multiculturalismo em suas ações de comunicação organizacional. A pesquisa é fruto de um trabalho de iniciação científica financiado pela FAPESP. | Para acessar o material.

Curtiu? Para quem tem interesse em enviar sua pesquisa, manda um e-mail pra gente: contato@versatilrp.com.br 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s