Você é Freelancer ou Empreendedor?

Por Tânia d’Ávila

Você trabalha por conta, não tem chefe e segue as suas próprias regras. Uns dirão que você é freelancer. Outros, que é empreendedor. Mas, afinal, será que a diferença é apenas na nomenclatura ou, na prática, também há características que diferenciam essas atividades?

Vejamos, abaixo, algumas particularidades de cada uma das funções:

  • Freelancer (os famosos freelas):

É um profissional autônomo e, normalmente, realiza sozinho os trabalhos que assume. Trabalha por projetos e não possui nenhum vínculo trabalhista com as empresas para as quais realiza os jobs, embora, na maioria das vezes, o projeto tenha contrato e, possivelmente, seja necessário emitir Nota Fiscal. Assim, entende-se que mesmo o freelancer precisa de um CNPJ. Além disso, não necessariamente dedicará 100% do seu tempo profissional ao seus projetos, sendo muito comum conciliá-los com emprego fixo. Mas, para aqueles que se dedicam integralmente aos freelas, há duas rotinas comuns:

  1. É possível ter um horário flexível, organizando-se da maneira que lhe é mais conveniente e assumindo uma demanda de trabalho dentro das suas possibilidades. Por trabalharem sozinhos, normalmente a sua casa é o seu escritório.
  2. Há os chamados freelancers in-house, que, mesmo sem terem vínculo trabalhista, atuam alocados na empresa à qual prestam o serviço. Nesse caso, a flexibilidade de horário é menor, mas, por outro lado, a convivência próxima e diária com o cliente faz com que aumentem as chances de serem chamados para novos freelas ou, até mesmo, que exista a possibilidade de contratação ao final do projeto, o que, dependendo do objetivo do profissional, pode ser interessante.
trabalhar-como-freelancer

Ser freelancer permite um horário de trabalho mais flexível e exige uma alta capacidade de disciplina e organização

  • Empreendedor:

O empreendedor é aquele que quer transformar uma ideia inovadora em negócio. Mais do que realizar um projeto, o propósito é estruturar uma empresa. Dificilmente esse perfil de profissional trabalha sozinho, sendo comum buscar profissionais para firmar uma sociedade, para serem funcionários ou, até mesmo, freelancers, dependendo da necessidade e do budget disponível. Além disso, costumam procurar investidores-anjo para que possam ter um capital inicial para estruturar de maneira mais rápida a empresa. Eles dedicam 100% do seu tempo profissional ao próprio negócio e, devido à alta carga de trabalho e de responsabilidade, costumam ter um horário menos flexível.

trabalhar-como-empreendedor

Devido à alta carga de trabalho e de responsabilidade, o empreendedor costuma ter um horário menos flexível

Assim, podemos concluir que ser freelancer é diferente de ser empreendedor. Mas isso não significa que não haja semelhanças. Em ambos os casos, o profissional precisa ser disciplinado e organizado, afinal, sem a obrigatoriedade do “cartão de ponto” e do “chefe controlando seu horário e suas obrigações” é muito fácil priorizar outras atividades, que não o trabalho, o que pode ser prejudicial para a realização dos projetos. Network também é de extrema importância, uma vez que esses profissionais precisam construir e fortalecer a própria marca, fazendo o mercado conhecê-los.

Por fim, há duas características indispensáveis: ser polivalente, já que tanto um quanto o outro irão cuidar (ou, no mínimo, acompanhar) não apenas as questões técnicas dos projetos, mas todos os assuntos relacionados às áreas operacionais, comerciais, administrativas, financeiras e jurídicas. É necessário, também, ter coragem para arriscar, já que não existe a segurança de uma carteira assinada nem um salário fixo ao final do mês. Por outro lado, existem inúmeros fatores que podem compensar e motivar a inexistência dessa segurança, como ter a certeza de que você está fazendo algo que te realize profissionalmente.

E você? É freelancer ou empreendedor?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s