Bebendo de Outras Fontes – #MeuAmigoSecreto

Por Taís Oliveira

Hoje o Bebendo de Outras Fontes será um pouco diferente, não com um convidado, mas com uma indicação de leitura. Eu estava bastante ansiosa para ter em mãos meu livro do Coletivo Não Me Kahlo, o #MeuAmigoSecreto – Feminismo além das redes. E finalmente o tenho. \õ

meu amigo secreto

Com prefácio da Mestre em Filosofia e atual Secretária-Adjunta da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo Djamila Ribeiro, o livro conta com artigos de Bruna de Lara – estudante de Jornalismo, Bruna Leão Rangel – Advogada, Paola Barioni – Advogada, Thaysa Malaquias – Arquiteta; e Gabriela Moura – Relações-públicas.

O lançamento em São Paulo ocorreu na última quarta-feira, dia 25, na Fnac Paulista. Além da sessão de autógrafos, rolou também um bate-papo sobre os temas relacionados ao livro e à campanha. Aliás, para contextualizar, a viralização da hashtag #MeuAmigoSecreto aconteceu no fim do ano passado às vésperas do Natal (daí a alusão à tradicional brincadeira de trocar presentes entre amigos e familiares), encabeçada pelo Não Me Kahlo e utilizando as mídias sociais como plataforma a campanha propôs denunciar ocasiões de machismo, sexismo, misoginia e outras violências vivenciadas pela audiência feminina do coletivo. Desses relatos surgiu a necessidade de escrever o livro.

Minha ansiedade maior era em relação ao capítulo sobre comunicação, que tem como referência a Gabi (que já esteve aqui no blog algumas vezes). Confesso que não li o livro inteiro ainda, mas fui de cara conferir o artigo intitulado “Mulheres e comunicação: um cenário que não desce redondo”. No artigo há uma recordação de casos publicitários machistas, dados sobre a presença de mulheres nos ambientes de criação e tomada de decisão das agências, questões sobre racismo, desemprego e pobreza e argumentação sobre como esses fatores influenciam na área da comunicação. Há também denúncias de condições abusivas de trabalho, questionamento sobre o padrão “descolado” tão vendido como algo incrível no meio publicitário e sobre o papel dos influenciadores no que se refere às reivindicações de lutas sociais.   

Todo o artigo, bem como todo o livro, é muito bem embasado com estatísticas, pesquisas, bibliografia (nada de achismo, amém). Além desse capítulo sobre comunicação a obra aborda o feminismo negro, sexualidade, maternidade, violência contra a mulher, cultura geek e outros temas. Obviamente, super indico essa leitura. Na página do coletivo tem todas as informações sobre como adquirir o livro. 😉   

Anúncios

Um pensamento sobre “Bebendo de Outras Fontes – #MeuAmigoSecreto

  1. Pingback: Segunda edição do Enegrecendo a Comunicação discutirá racismo estrutural | Versátil RP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s