Garimpo acadêmico III

Por Taís Oliveira

Olá! Vamos ao terceiro post da série Garimpo Acadêmico. Hoje com dois trabalhos, uma iniciação científica de graduação e outro de doutorado.

garmpo-academico

 


Método de monitoramento de redes sociais. Epistemologia, técnicas e propostas de mineração de banco de dados para conteúdos gerados por fãs de telenovela em redes sociais

Autora: Claudia Pontes Freire | Orientadora: Prof.ª Dra. Maria Immacolata Vassallo de Lopes

Resumo: Tese de Doutorado apresentada à Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Área de concentração: teoria e pesquisa em comunicação.

Pesquisa de caráter epistemológico que tem como objeto de estudo contribuições epistemológicas, teórias e práticas oriundas do Campo da Comunicação para o método de monitoramento de redes sociais e técnicas de pesquisa. Objetivo geral propõe reflexões sobre o método de monitoramento de redes sociais aos pesquisadores do Campo da Comunicação proporcionando discussões e contribuições de cunho epistemológico, teórico e prático bem como apresenta limitações e implicações práticas sobre aplicações de técnicas de monitoramento em pesquisas de recepção da telenovela no Brasil.

Hipótese de caráter epistemológico: citações de técnicas de monitoramento na Internet parecem esboçar comportamento semelhante ao de “cauda longa”, seguindo as mesmas regras matemáticas da Lei de Pareto do ponto de vista de alusão ou referência às técnicas. Há citações de miríades de técnicas ao mesmo tempo em que há concentrações de citações que se direcionam para apenas 20% delas ou percentual aproximado. A concentração de citações indica o grau de autoridade de algoritmos que se dedicam à atividade de monitoramento. Do ponto de vista de autores que versam sobre técnicas será possível verificar a ocorrência hubs como resultado da concentração de domínios de conhecimento sobre volume e qualidade de referências às técnicas. Hipótese de caráter prático: combinações de técnicas gratuitas ou em modelo fremium empregadas para monitoramento e mineração de dados de CGU podem auxiliar ao estudo de fãs e estudos de recepção de telenovela.| Para acessar o material.


Curtiu? Para quem tem interesse em enviar sua pesquisa, manda um e-mail pra gente: contato@versatilrp.com.br 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s