Liderança e comunicação | Em busca da perfeita afinação!

Por Bruna Ribeiro

Comunicar com êxito! Esta é uma tarefa imprescindível para um líder de sucesso! Em pesquisa realizada pela AMA Enterprise com mais de 300 executivos e gerentes, foi confirmado que a falha na comunicação interna é o principal fator que faz com que líderes e gestores percam o contato com os funcionários. Especialistas em RH também afirmam que 9 entre 10 executivos bem-sucedidos dominam técnicas de comunicação. Mas dominar essas técnicas não é questão de sorte… Envolve muito preparo, dedicação e disponibilidade para o relacionamento com as diferentes partes.

Para continuarmos este texto, gostaria de trazer a figura do maestro para refletirmos juntos! Um maestro é um profissional que deve ser comunicar continuamente. Por meio de uma batuta, com seus gestos e olhar, o maestro diz muito sem falar quase nada. Dessa maneira, ele transmite saberes, construindo uma conexão com o palco e a plateia! Ele chama a atenção de todos para os momentos da música – momentos de tensão e leveza. Com esta metáfora, visualizamos diversas qualidades que um líder deve possuir para ter sucesso na comunicação. Vejamos!

13451290_10201721847724393_2026622656_n

  • Consciência coletiva: o maestro precisa ter consciência dos seus gestos, posturas e fala, ao mesmo tempo em que deve ter a certeza de como atingir todos os músicos com suas informações;
  • Clareza e simplicidade: muitos gestos com pouca informação compromete a harmonia da equipe;
  • Consciência do ritmo e da hora exata em que é preciso transmitir a informação: uma desatenção e cada naipe de instrumentos ou vozes sai da partitura; depois do equívoco, é difícil alcançar a harmonia e ritmo adequados;
  • Repertório e situação: é preciso ter um repertório de gestos para transmiti-los adequadamente em cada situação. Isto é, cada situação demandará um gesto, uma fala, um comando.

Saindo do universo musical, não fica difícil perceber paralelos com as atividades do dia a dia. A boa atuação do líder e sua autoridade dependem da eficácia e também da forma com que se comunica. Um líder despreparado para comunicar-se com sua equipe ou apresentar resultados equivale a um maestro despreparado, seja para os ensaios como também para os concertos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s