Versátil e o Festival Folclórico de Parintins

Por Diego Galofero

Caprichoso-Garantido-Festival-Folclorico-Parintins_ACRIMA20120620_0091_28

Logo menos haverá um megaevento acontecendo no Estado Amazonas. Muito se fala da paixão das torcidas de futebol pelos seus times, mas lá no Amazonas um acontecimento tem o mesmo poder de provocar paixões dividindo o Estado em dois grupos, ou seja, aqueles que são do lado vermelho e aqueles que são totalmente azuis.

Estou falando do Festival Folcórico de Parintins que acontecerá este mês do dia 24 a 26. O Festival é conhecido pela disputada acirrada entre os bois Garantido e Caprichoso e ocorre a aproximadamente 400 km da capital manauara.

O Festival, como já diz o nome é folclórico, ocorre a céu aberto com diversas associações folclóricas tendo como o ponto alto das apresentações a apresentações dos bois. Para fins de conhecimento, o Boi Garantido utiliza em suas alegorias, fantasias e adereços, a cor vermelha. Já o Boi Caprichoso é representado pela cor azul.

Nos três dias de apresentações os bois se apresentam explorando bem as temáticas do folclore amazonense, mas precisamente da região ribeirinha de Parintins.

O primeiro Festival Folclórico de Parintins aconteceu no ano de 1965 , idealizado por um grupo de amigos que eram ligados à Juventude Alegre Católica (JACA). Esse grupo eram formado por Raimundo Muniz, então presidente da JACA, Xisto Pereira, Lucinor Barros e o Padre Augusto. No primeiro ano não tinha presença dos bois ainda, já em 1966, os bois bumbás foram convidados, mas Boi Caprichoso não participou pois seu presidente achava que não tinha estrutura para participar do festival. O grande encontro aconteceu só no ano de 1967, só que como convidados apenas e somente em 1968 disputam o título.

Escolas de Sambas tanto de São Paulo como do Rio de Janeiro se inspiram nas tecnologias de ponta nas alegorias dos bois de Parintins para utilizar no carnaval. Essa antropofagia acontece a partir de 2005 depois da consolidação da transmissão televisiva em âmbito nacional.

Ana Clarissa Cavalcante, nossa colega do RP Manaus, nos informou que a Brahma mais um ano aposta no festival e através da agência R2que desenvolve diversas ações. A campanha da Brahma, que é patrocinadora oficial desde 2015, este ano tem como o carro chefe a campanha  “O Sabor do Festival”, que é uma websérie que traduz o olhar do povo parintinense sob o festival. E essa ação utilizará personagens bem conhecidos para quem curte o evento para tal tradução , entre eles estão: Tadeu Garcia, Maria Azêdo e Jair Mendes.

Outra ação que está de volta este ano é a batalha de hashtags acirrando mais a disputa entre os apaixonados dos bois, as tags são: #BrahmaSaborGarantido e #BrahmaSaborCaprichoso

Caso queira saber mais entre no hotsite: brahma.com.br/osabordofestival

Para quem tem interesse em trabalhar em eventos, ou até quem já trabalha com eventos, deve acompanhar esse festival bem de perto.

Posso apostar que os olhos do nosso Versátil RP Tico Marcondes brilham quando vê tal espetáculo acontecer, esse Tico é um RP “eventador”, sempre nos inspirando.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s