Relações Públicas, Marketing ou Comunicação Integrada?

Por Tânia d’Ávila

Existem muitas dúvidas acerca das diferenças entre Relações Públicas e Marketing. Vamos, então, explicar de maneira resumida cada uma das disciplinas:

  • Relações Públicas é a área que se preocupa com a reputação de uma organização e preza pelo relacionamento entre seus públicos e a empresa. É essencial que o profissional conheça o perfil dos públicos, defina as informações relevantes que serão comunicadas para cada um e os canais que serão utilizados para transmitir a mensagem. Portanto, é uma área estratégica, que objetiva manter o bom relacionamento e a boa reputação da empresa, garantindo que o público tenha credibilidade nela.
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Relações Públicas: a área que preza pelo relacionamento entre a empresa e seus públicos

  • Marketing é uma área que tem como objetivo satisfazer as necessidades de seu público por meio de produtos ou serviços específicos. Para isso, estuda o mercado, pesquisa o comportamento de seu público e identifica oportunidades para que seja possível oferecer produtos que supram suas necessidades. A venda é o objetivo final.
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Marketing: área que tem como objetivo atender as necessidades e os desejos do seu público por meio de produtos ou serviços específicos

Como podemos ver, em ambas é essencial conhecer o público-alvo. No caso de RP, para que a informação certa possa ser transmitida também de maneira certa. Já no marketing, para que as corretas oportunidades e necessidades sejam identificadas, gerando venda.

Analisando cenários específicos, podemos perceber que algumas demandas são voltadas exclusivamente para Relações Públicas. É o caso do relacionamento com um público muito específico da empresa, como acionistas ou imprensa. São situações em que as informações comunicadas a esses públicos são igualmente específicas e, também, técnicas. Para isso, é necessário organizar a mensagem e definir a maneira como a comunicação irá ocorrer (como um evento direcionado e fechado, por exemplo). Ou seja, o principal objetivo é o relacionamento entre organização e público.

Mas e se estivermos falando de uma comunicação com um público menos específico, onde o objetivo, além do relacionamento, seja a venda do produto? É o caso de clientes reais ou potenciais. Podemos pensar que o marketing é o responsável pelo desenvolvimento e posicionamento do produto, enquanto as relações públicas cuidam do relacionamento com o cliente. Mas se as ações de marketing objetivam a venda, e para a venda é necessário que exista um relacionamento, entende-se que, nesse momento, as duas áreas se convergem.

Então, tanto um quanto o outro podem – e devem – trabalhar juntos, prezando pelo relacionamento com os públicos e, consequentemente, pela venda do produto a esses públicos.

Os canais digitais também são excelentes exemplos de oportunidade para que as duas funções trabalhem juntas, já que uma ação de relacionamento nas redes sociais pode ter como objetivo o fortalecimento de marca ou a venda.

Assim, embora cada uma das áreas tenha suas particularidades e expertises, o fundamental não é dividir as responsabilidades, mas trabalhar em conjunto, integrando a comunicação. Só assim será possível estabelecer um excelente relacionamento com todos os públicos de uma empresa e, também, alcançar o objetivo da venda.

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