Sobre o bom networking!

Por Bruna Ribeiro

13832999_10201871163337190_1724056763_o

Me lembro da graduação, no início do curso de Relações Públicas, quando minha professora nos disse: “Faça o seu cartão de visita! Inscreva-se em inúmeras palestras! Quando estiver em um evento com amigos ou conhecidos, sente-se com quem você não conhece! Circule! Circule sempre! “

É, eu sei… este é um exercício difícil para muitas pessoas, principalmente para as mais tímidas. Porém, de todos os movimentos que podemos fazer em nossa carreira, circular pode ser o mais importante.

Quando você circula, você se expõe… Quando você se expõe, você conhece o mundo! Daí, coisas boas acontecem. No mínimo, você conhecerá novas pessoas e, com isso, novas histórias para contar. Mas o que todos precisam entender é que, independente da história ser boa ou não, bons relacionamento podem e precisam ser construídos. Mas isso exige cuidado!

O bom networking é feito sem interesses prévios, sem esperar nada em troca. Segundo especialistas em redes, o interesse genuíno pelas pessoas é o que faz a diferença entre estabelecer um rápido contato ou criar um relacionamento forte, em que você pareça uma pessoa interessante e não interesseira.

Com as várias redes sociais existentes, em especial o LinkedIn, vale ressaltar também que qualidade é mais importante que quantidade. Em um estudo realizado pelos americanos John Hagel e John Seely Brown, do Center for the Edge, instituto de análises da consultoria Deloitte, o que dá certo numa rede de contatos é investir na criação de relacionamentos consistentes, baseados em confiança. Só que isso leva tempo e exige esforço pessoal, o que acaba por eliminar a possibilidade de envolver muitas pessoas.

Finalmente, é preciso entender que o networking não é apenas uma troca de favores pontuais, mas sim uma prática diária que não deve ser colocada em ação somente quando a luz vermelha acende. O cultivo da rede de contatos se torna uma relação benéfica para todos e os bons relacionamentos são o que ficam! Empregos passam, crises passam, mas as pessoas importantes na nossa vida ficam! Então faça esse exercício. Circule! Circule!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s