O RELAÇÕES PÚBLICAS NA ÁREA DE COMUNICAÇÃO DIGITAL

O mundo dos negócios vive em plena Era Digital. Esqueça o bom e velho currículo ou portfólio impresso, hoje, existe uma rede que te conecta a milhares de profissionais e exibe seu perfil de forma global. O cartão de visita não é mais essencial, basta uma troca de número de telefones e vocês estarão conectados para o resto da vida. A busca por produtos ou serviços está praticamente extinta, pois a todo momento milhares de anúncios relacionados às suas preferências e hábitos explodem pelos cantos da tela do seu notebook, tablet ou celular.

Mas como tem sido o posicionamento de empresas e profissionais frente à esta grande explosão digital? Como manter uma marca, produto ou serviço atraente neste mundo de tanta exposição e concorrência? Diariamente, vemos empresas e empresários guerreando com seus perfis na internet, seja para vender seus produtos, manter uma boa imagem ou atrair leads.

De acordo com um estudo publicado em 2015 pelo e-commercebrasil, 29% da população mundial está presente nas mídias sociais. E no Brasil, 47% dos habitantes estão ativos em alguma plataforma social. Sabe o que isso significa? Que metade da população do nosso país vive em rede e se as empresas não atuarem de forma estratégica na comunicação digital, elas simplesmente desaparecerão, pois serão engolidas pela concorrência e perderão a atenção dos seus clientes.

Este cenário reafirma, a cada dia, a importância do relacionamento ser a base da comunicação digital e de ter o controle do posicionamento online, por meio da interação eficaz, do monitoramento da imagem, da busca por influenciadores e da identificação de oportunidades estratégicas.

curso-de-marketing-digital-mexico

Toda empresa ou empresário para garantir sua fatia no mercado precisa de um plano de comunicação bem elaborado, pensando cuidadosamente em todos os seus stakeholders, função desempenhada por profissionais de Relações Públicas.

No mundo digital não é diferente, para se tornar atraente é necessário construir uma rede de relacionamento, aproximar-se de formadores de opinião, implantar ações de engajamento orgânico e construir conteúdos relevantes. Não basta criar uma página, postar fotos e vídeos e investir em anúncios online, é necessário ter estratégia na comunicação digital.

É neste momento que o profissional de Relações Públicas encontra uma área promissora para atuar com destaque, uma vez que suas habilidades em posicionamento de marca e comunicação estratégica tornam-se a cada dia mais necessárias no universo online.

 “A comunicação deve agregar valor ao negócio das organizações e contribuir para criar um diferencial no imaginário dos públicos.” (Margarida Kunsch)

 Fonte:

https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/pesquisa-mostra-dados-da-internet-no-brasil-em-2015/

Anúncios

Um pensamento sobre “O RELAÇÕES PÚBLICAS NA ÁREA DE COMUNICAÇÃO DIGITAL

  1. Pingback: Planejamento e Diversidade na Comunicação Digital | Parte I | Versátil RP

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s