Saiba como foi o FECAP CASES 2016

Por Giovana Felix*

14441156_908068322659800_8401237923761093928_nO FECAP CASES é um evento sobre casos de comunicação. Foram 5 dias de palestras, entre 17 e 21 de outubro, sobre um tema escolhido pela turma do 6º semestre de Publicidade e Propaganda e Relações Públicas naquele ano. Na Fecap, nós temos uma matéria chamada Eventos, ministrada pela professora Tânia Teixeira Pinto, cujo o desafio do semestre é realizar um evento. Este ano, foi a vez da minha sala, com 50 pessoas determinadas para realizar o projeto. Imagina só?

Nós tínhamos praticamente 2 meses e meio para criar tudo do zero, e um detalhe importante, sem dinheiro algum. Tudo o que conseguíssemos, viria por meio dos nossos esforços para conseguir palestrantes, apoiadores e patrocinadores o suficiente que possibilitassem a realização desse evento.

O pré evento foi composto por várias etapas, começando pela definição do tema que seria essencial para nortear as criações. Foram quase 3 semanas de brainstorms, votações, reuniões e muita discussão sobre qual seria o nosso tema. Após desenvolvermos o conceito, chegamos ao mote “Encara Essa Responsa?” e a partir daí pudemos mergulhar totalmente no projeto.

A sala foi dividida em comissões e escolhemos dois coordenadores para a organizar tudo. As comissões eram: contato, divulgação, imagem, patrocínio/apoiador e infraestrutura. Cada um era responsável por pensar em cada detalhe de um aspecto do evento. Aprendi muito que cada área é totalmente dependente da outra. Tínhamos reuniões oficiais semanais, além de muitas outras para definição de uma série de coisas para fazer. Vocês não fazem ideia de quantos intervalos perdemos para fazer reunião, rs.

As primeiras semanas foram intensas na parte do planejamento. Ele é essencial para a execução de um evento de sucesso. E com muitas pessoas, eram muitas opiniões e votações. Foi preciso muito jogo de cintura, trabalho em equipe e paciência. Toda reunião tinha uma surpresa diferente, coisas boas e ruins. Mas cada apoiador que fechávamos, palestrante que aceitava a nossa proposta, era uma comemoração, e a ansiedade crescia. Ah… e os imprevistos. Eles acontecem a todo momento e é preciso manter a calma para procurar outra solução. Tudo pode dar errado e você precisa juntar a equipe e pensar em como resolver a situação.

Já a segunda parte, após as ideias definidas, começamos a colocar a mão na massa e foi bem divertido ver as ideias saindo do papel e ganhando forma. Trabalho em equipe total. As áreas se ajudavam e montamos uma árvore e um muro bem legal que foi a nossa ativação para mostrar para a faculdade que haveria o Fecap Cases 2016 em outubro. Além dos kits dos professores, material de divulgação e tudo mais. Fiquei bem empolgada e procurei ajudar em tudo o que podia. E a cabeça fica sempre voltada para o evento, o dia inteiro. São muitas vertentes para administrar.

Na semana que antecedeu o evento, estava me sentindo ansiosa. Correria total. Mas tudo foi dando certo. Claro que enfrentamos vários obstáculos, mas a união da sala fez com que superássemos todos eles.

14606338_916192145180751_2886247292350716948_n

O trans evento é uma experiência singular. Você se aproxima das pessoas. Você dá o seu melhor em todos os aspectos. Foi uma das semanas que eu menos dormi na minha vida e menos fiz as refeições corretas rs. É uma emoção, intensidade e prazer sem igual. Você vai lá e faz o seu trabalho e se sente realizado ao ver tudo dando certo, ao ver as pessoas em volta olhando, comentando e felizes.

Cada pessoa da equipe também tem a sua função na semana do evento e o mais legal, é que revezávamos as funções, fazendo com que pudéssemos trabalhar com cada parte do evento, seja no palco, camarim, ativações, recepção e afins. Fiquei responsável principalmente pela ação do patrocinador, o espaço blog do Crespo, o qual consistia em um ambiente com jogos: dardo, just dance no xbox, desenhos, sorteios e afins. Uma sala inovadora, nunca feita no Fecap Cases antes. As pessoas iam um dia e voltavam no outro porque haviam gostado. Era maravilhoso ver o público se divertindo e o melhor, o patrocinador adorou e se sentiu realizado. E eu? Me senti nas nuvens e feliz por fazer parte da equipe que pensou nisso e tornou realidade, sendo um sucesso.

Quando você está organizando um evento, você tem um outro olhar. Você fica pensando se tudo está dando certo, se alguém precisa de ajuda, se o público está curtindo. Você não consegue prestar atenção nas palestras, ativações, etc. É uma outra perspectiva. Foram 5 dias cansativos e maravilhosos. Eu adorei, de verdade! O último dia e o primeiro foram mais marcantes, porque foi o primeiro contato e a sensação de fazer parte de algo tão grande e o último um sentimento de dever cumprido, a sala inteira reunida, abraçada, todos com vibrações boas, dividindo as conquistas.

E depois da cabeça aérea, vem o pós evento, o qual anotamos os feedbacks, fazemos reuniões de análise dos diversos aspectos do evento, pontuando acertos e erros, fazemos os agradecimentos e etc.

Me sinto honrada por ter participado de tudo isso. Me sinto realizada por escolher um curso em uma faculdade que me proporciona esse tipo de experiência. A teoria e a prática são necessárias, porque te dá outra visão sobre tudo. Evento é desafiador! Parece fácil aos olhos de quem assiste o resultado final, mas pode ter certeza que por trás, tem uma grande equipe pensando dias e dias, dedicando tempo, gastando forças para fazer com que tudo aconteça da melhor forma possível. Obrigada 6º semestre de comunicação da FECAP por realizamos o Fecap Cases 2016!

 

14875300_1478550268839461_586409835_n-ok

Confira as fotos do evento na página do Versátil RP  😉


giovana-feliz

*Giovana Felix é aluna de RP da Fecap e membro da equipe organizadora do evento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s