Segunda edição do Enegrecendo a Comunicação discutirá racismo estrutural

Ano passado nós falamos aqui da primeira edição do Enegrecendo a Comunicação, evento organizado por estudantes da FAPCOM com o objetivo de debater o racismo na universidade, no mercado e na sociedade de forma geral.

Nessa edição o evento tem como tema racismo estrutural, com a proposta de um cine-debate a partir do documentário Negros Dizeres e contará com a mediação da relações-públicas, co-fundadora do blog Não Me Kahlo e co- autora do livro #MeuAmigoSecreto Gabriela Moura, e de Hugo Lima, produtor e diretor do documentário.

enegrecendo-a-comunicacao

A produção discute, a partir das experiências pessoais, os primeiros contatos com o racismo evidenciando os espaços onde o crime acontece e suas influências na saúde mental e na autoestima de pessoas negras, desde a infância.

Ainda hoje, o racismo é tratado como patologia e não como estrutural e estruturante, como defendido por muitos estudiosos. O argumento de pesquisadores é sustentado pela ideia de que relações são constituídas em um padrão de normalidade. Segundo Silvio Almeida, podemos definir o racismo estrutural em três dimensões: econômica, política e subjetiva, das quais as pessoas negras, principalmente mulheres, encontram-se na base da pirâmide social.

O evento é organizado por Leila Evelyn dos Santos, 20 anos, paulista, co-fundadora do Ainda existe amor em SP, fundadora do AFROntará e produtora do susPRETOS e por Thais Borges de Araujo, 23 anos, cursa jornalismo, é administradora da página Preta Comprando de Preta e co-produtora do projeto SusPRETOS.

Bora? O evento acontece no dia 17/11, é gratuito e aberto para não-alunos.

Se inscreva aqui até 16/11.

 Foto: Felipe Cardoso

Foto: Felipe Cardoso

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s