Pesquisas de graduação sobre negritude

Hoje temos dois estudantes de graduação convidados para falar dos seus projetos de pesquisa (iniciação científica e monografia) sobre aspectos relacionados à negritude. Veja abaixo o que Beatriz Montalvão e Rogério Ribeiro têm feito na universidade. 🙂

Novas formas de participação e inserção social da mulher negra: Análise de protagonismos em canais do Youtube | Por Beatriz Montalvão *

O objetivo deste trabalho é salientar sobre as possibilidades na construção de debates políticos acerca das instrumentalidades que a internet atualmente nos oferece. Buscou-se entender de que forma mulheres negras impulsionam as suas e mais participações e discussões através do site de carregamento de vídeos digitais Youtube. Com os avanços tecnológicos e um maior poder aquisitivo por parte das pessoas, a esfera cibernética tem se tornado cada vez mais um espaço para exposição e formação de opiniões, que muitas vezes não ficam só on-line, e podem ocasionar avanços na construção e desconstrução de pautas que por muito tempo tenham ficado estacionadas.

É o caso das mulheres negras. Estas que sempre estiveram em posição secundária em nossa sociedade, as quais possuem através destas ferramentas maior respaldo e autonomia para a exposição de assuntos sobre identidade e resistência negra, o que pode surtir como consequência, o auxílio na conscientização das demais e uma maior visibilidade de pautas para serem tratadas em outros espaços. Esta pesquisa, foi construída através de revisão bibliográfica de autores que tratem das temáticas abordadas e também através de pesquisa empírica. Analisando dois canais de inícios em períodos diferentes, os resultados apresentam que o empoderamento e discussão de questões políticas sobre as mulheres negras no Youtube se deram inicialmente através de temáticas ligadas aos paradigmas que ainda rodeiam a estética negra.

novembro-negro

 

Afroflix: O negro no audiovisual na era da distribuição independente e as ferramentas de relações públicas como comunicadora de causas | Por Rogério Ribeiro **

O meu interesse de abordar o assunto dos negros em produções cinematográficas surgiu quando no Oscar não houve nenhum indicado negro, mesmo com tantas produções importantes no período, comecei a pesquisar e trouxe para o cenário nacional, me deparando com números inexpressivos de protagonismo negro em produções cinematográficas, não só como atores, mas também como produtores, diretores e nos mais diversos âmbitos de atuação, um país tão miscigenado como o Brasil com uma inexpressividade tão grande nesse quesito.

Recentemente foi lançada uma plataforma de distribuição de audiovisuais via streaming chamada Afroflix, um projeto colaborativo que visa dar visibilidade a produções audiovisuais voltadas a causas raciais e como pré-requisito, negros como protagonistas, seja em qualquer posição na produção, utilizarei esse canal como objeto de estudo, como um norte para a reflexão.

Com este projeto pretendo mostrar como as redes sociais digitais juntamente com as ferramentas de relações públicas podem gerar engajamento as causas raciais por meio de produções audiovisuais e da distribuição independente de conteúdo, o crescimento, reconhecimento e a possível construção de um espaço para debate das ideias abordadas pelas produções.


beatriz-montalvao

 

* Beatriz Montalvão, 22 anos, graduanda do 8º semestre de Relações Públicas pela Universidade Federal do Pampa, Unipampa São Borja.

 

 


rogerio-ribeiro

 

** Rogério Ribeiro da Silva, 26 anos, estudante de relações públicas na Fapcom, tem grande vontade de seguir carreira acadêmica, para isso desenvolve iniciação científica que busca estudar a presença do negro em produções audiovisuais e a distribuição independente que as redes sociais digitais proporcionam, além disso, um novíssimo integrante da produção gráfica da Versátil RP.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s