Série “Fala, Coordenador!” com Luiz Coelho Lana, do Centro Universitário UNA/BH

una_2O Versátil dá prosseguimento a sua série “Fala, coordenador” trazendo Luiz Coelho Lana do Centro Universitário UNA de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Centro Universitário UNA

O Centro Universitário Una é uma instituição de ensino superior (IES) localizada no estado de Minas Gerais. No caso traremos o coordenador do curso de Relações Públicas de Belo Horizonte. Possui cursos superiores nas áreas de bacharelado, licenciatura, tecnologia e pós-graduação lato e stricto sensu.

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Luiz Coelho Lana, coordenado de RP da UNA/BH

Sobre o curso de Relações Públicas no Centro Universitário UNA

1 – Quais cursos o Centro Universitário UNA dispõe relacionados à área de Relações Públicas e o tempo de duração de cada um deles (graduação, pós-graduação latu sensu, stritu sensu, doutorado, MBA)? 

Na área de Relações Públicas a Una oferece o curso de graduação em Relações Públicas – sendo este um dos mais respeitados e tradicionais de Minas Gerais e habilita o aluno a atuar nas organizações públicas, privadas e do terceiro setor visando à comunicação integrada e a qualificação das relações com diversos segmentos. É o maior curso em número de alunos de BH.

Na pós-graduação latu sensu – a Una oferece os cursos de:

  • Especialização em Comunicação Digital e Mídias Sociais
  • MBA em Comunicação Digital e Mídias Sociais
  • MBA em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional
  • MBA em Projetos Editoriais Multimidiáticos

Os diferenciais dos cursos de pós-graduação da Una está focado em disciplinas voltadas para o autoconhecimento, habilidades comportamentais e gerenciais. Os cursos de Pós-Graduação da Una formam profissionais completos, com capacidade para argumentar, mediar, confrontar e tomar decisões com criatividade e liderança empreendedora.

2 –  Quais são os cursos, palestras e eventos oferecidos pelo Centro Universitário UNA relacionados à área de RP? Qual é a periodicidade, investimento, tempo de duração e público? Podem ser cursos livres, gratuitos, extensão e línguas.

O Centro Universitário UNA para seus alunos de Relações Públicas oferece uma gama de oportunidades em eventos, cursos livres etc.  através da Agência 360. A Agência UNA 360 é um projeto do Centro Universitário UNA, que tem o intuito de oferecer aprendizado, vivência profissional encaminhamento de carreira para os estagiários participantes na área de planejamento, promoção e produção de diferentes tipos de eventos, sendo um possível local para que os alunos do curso de Relações Públicas possam praticar o estágio. A agência teve início em 2010, através de parceria entre o Centro Universitário UNA e a DM Promoções, uma das principais produtoras de eventos de BH e do Brasil, e, desde então, absorve muitos estagiários de relações públicas.

A agência é formada por uma equipe multidisciplinar de universitários de 17 cursos da UNA, que participam ativamente de vários processos, como planejamento dos espaços e plantas arquitetônicas, plataformas de sustentabilidade, captação de imagens e produção de filmes, coletivas de imprensa, criação e planejamento de ações promocionais e de marketing, apoio logístico, gestão e uma infinidade de outras tarefas que fazem parte da realização de um grande evento.

Entre os cursos envolvidos no projeto estão: Relações Públicas, Administração (Adm.) /Processos Gerenciais, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Cinema e Audiovisual, Design Gráfico, Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Estética e Cosmética, Jornalismo, Logística, Marketing, Moda, Publicidade e Propaganda, Recursos Humanos e Sistemas de Informação.

Em 2014, a iniciativa passou a atender outros grandes eventos e projetos, para além das realizações da DM Promoções. Atualmente, as empresas que fazem parceira com a agência UNA 360 são: Memorial Vale, Person Up, Fundação municipal de cultura, Malab Produções e Art Bhz. A partir da experiência, proporcionada pelas parcerias com as empresas, dezenas de alunos foram inseridos neste mercado de planejamento de eventos desde a pré até a pós-produção, alguns inclusive ocupando cargos de gerência em projetos de desenvolvimento de serviços organizacionais e promocionais.

  Eventos já realizados  Una 360 – 2017

  • Memorial Vale – 01/02
  • Oficina Docente – 01/02 á 13/02
  • Basquete Minas – 01/02 á 03/02
  • Axé Minas com Bahia
  • Vôlei Minas – 10/02 e 17/02
  • Fevereiro – Gravação Video Institucional Minas Tênis Clube
  • Troféu Telê Santana – 13/02
  • Lançamento do Livro “Gestão em Foco” – 16/02
  • “Feirão Una” – 18/02
  • Gravação Making Off Decora BH (Belotur)  – 17-02
  • Boas vindas Calouros em todos os Campus – 20/02
  • Volta as aulas – Todos os campus -21/02
  • Gravação Making off Decora BH (Belotur) – 24/02
  • Semana do Conhecimento UNA360 -6/10-03
  • Mesários Eleição DCE UMA – 09/03

3 – Qual a proposta educacional e institucional do Centro Universitário UNA?

O modelo acadêmico, que começou a ser implantado em 2008, é fundamentado em uma metodologia educacional própria, que contempla forte interdisciplinaridade, com foco no desenvolvimento de competências, além de uma organização curricular modular, na qual são estabelecidas linhas de formação com indicação dos elementos básicos de progressão do estudante no curso. O modelo de currículo modular proporciona grande flexibilidade na gestão acadêmica, resultando em qualidade superior de ensino.

A estrutura curricular adotada na IES, diferentemente do modelo curricular tradicional, que privilegia uma formação rigidamente sequenciada em períodos, está organizada por ciclos modulares de aprendizagem. Esta organização curricular fundamenta-se em uma visão transversal e interdisciplinar da educação e dos conteúdos necessários à formação acadêmica, dispostos a partir das competências e habilidades exigidas para a formação pretendida para alunos e alunas. É uma organização que dinamiza o ensino e traz significado à aprendizagem, pois reconhece a importância de todos os componentes curriculares, integra conhecimentos e atribui uma visão prática à formação profissional dos alunos.

4 – Qual é o diferencial acadêmico? Podendo ser como estrutura, nota no MEC, formação dos professores, relacionamento/convênio com o mercado de trabalho.

Atualmente, a Minas Gerais Educação S.A. é a entidade mantenedora do Centro Universitário UNA em Belo Horizonte/MG, contando com 80 cursos presenciais e seis cursos na pós-graduação a distância.

A IES soma um total de 20 mil alunos, 700 professores e 800 funcionários técnico-administrativos. O Centro Universitário UNA está localizado em pontos estratégicos de Belo Horizonte, em 08 campi: Aimorés, Barreiro, Barro Preto, Guajajaras, João Pinheiro, Liberdade, Linha Verde, Raja. A IES também atua na oferta de cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas de administração, saúde, projetos sociais, entre outros, e dois cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado) aprovados e reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). São eles:

A UNA está entre as melhores Instituições de Ensino Superior de Minas Gerais e foi eleito por cinco anos consecutivos (2011, 2012, 2013, 2014 e 2016) como uma das 100 melhores empresas para se trabalhar, segundo pesquisa elaborada pela Great PlacetoWork – GPTW – Melhores Empresas para Trabalhar. A GPTW tem como objetivo pesquisar, identificar e premiar as organizações com os melhores ambientes de trabalho. A pesquisa é conduzida pelo GreatPlacetoWork, que aplica a mesma metodologia em 49 países no mundo, pela qual são classificadas as Melhores Empresas para Trabalhar.

O Centro Universitário UNA apresenta-se profundamente comprometido com o cumprimento das diretrizes de qualidade acadêmica exigidas pelo MEC. Existe na instituição o compromisso com políticas de qualificação e valorização docente, que abrangem desde simpósios e oficinas de capacitação até o estímulo e a premiação de práticas docentes inovadoras, como o Prêmio Geraldo Magela, do qual podem participar todos os professores dos cursos de graduação do Centro Universitário UNA, desde que estejam em exercício de suas atividades docentes até a data da premiação. Tal premiação se subdivide em duas categorias, podendo contemplar projetos realizados individualmente– práticas pedagógicas inovadoras desenvolvidas por um único professor em uma disciplina específica – e Projetos interdisciplinares – práticas interdisciplinares inovadoras desenvolvidas por dois ou mais professores de disciplinas e/ou cursos diferentes.

A UNA é uma instituição consolidada no cenário do ensino superior em Belo Horizonte, pois conduz, com genuíno compromisso, sua missão de transformar o país pela educação. Possui em seu projeto acadêmico a preocupação constante com a formação prática e humanística de seus egressos, de modo a torná-los cidadãos comprometidos com as transformações sociais.

Hoje, o Centro Universitário UNA integra o Grupo Anima Educação. A Anima é uma das maiores organizações educacionais privadas de ensino superior do país. O início do grupo ocorreu em 2003, quando foi feita a aquisição da Minas Gerais Educação Ltda., mantenedora da UNA, em Belo Horizonte, tradicional instituição de ensino superior da capital mineira. Em 2006, os acionistas fundadores adquiriram também a Associação Educacional do Litoral Santista – AELIS, mantenedora do Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte), instituição criada na década de 1970, na cidade de Santos, litoral do Estado de São Paulo. Ao adquirir a Unimonte, os fundadores foram capazes de realizar uma reestruturação administrativa, financeira, acadêmica, de imagem e de pessoas, com foco na gestão integrada (sobretudo no âmbito financeiro e de pessoas) e esforços intensos de integração acadêmica com a UNA, proporcionando ganhos significativos em qualidade de ensino. No início de 2009, a mantenedora, Grupo Anima Educação, adquiriu os direitos sobre o Centro Universitário de Belo Horizonte UniBH, da FUNDAC-BH. Também faz parte do Grupo Anima a AMC SERVIÇOS EDUCACIONAIS LTDA.,pessoa Jurídica de Direito Privado, com fins lucrativos, com sede na cidade de São Paulo/SP, e que mantém a Universidade São Judas Tadeu (USJT), em São Paulo.

A Anima detém 50% de participação na HSM, adquirida em março de 2013. A Companhia é líder em termos de participantes no mercado de organização de grandes eventos de gestão empresarial, com público médio anual de oito a nove mil participantes, que, em sua maioria, são altos executivos de grandes empresas. A HSM, fundada há mais de 25 anos, também se destaca por oferecer cursos de Pós-Graduação regulados pelo MEC e cursos livres. Adicionalmente, a HSM possui uma editora própria, responsável pela publicação de títulos selecionados e pela Revista HSM Management, um best-seller de gestão e negócios, além de outras publicações em meios físicos e digitais.

Os indicadores oficiais do INEP/MEC atuais do Centro Universitário Una são:

Índice Valor Ano
CI – Conceito Institucional 4 2012
IGC – Índice Geral de Cursos 3 2013
IGC Contínuo 2.9732 2014

Fonte: MEC. Disponível em: emec.mec.gov.br

5 – Qual é o diferencial da graduação em Relações Públicas no Centro Universitário UNA? Pode-se destacar grade curricular do curso, premiações, quantidade de alunos formados no ano de 2016, etc.

Somos a única faculdade de Comunicação Social de Minas Gerais que oferece um ‘mix’ completo de cursos voltados para a área de Comunicação: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Cinema e Audiovisual e  Relações Públicas.

Quanto à formação de professores, seu quadro é formado por 100% de  mestres ou doutores, o que demonstra o alto nível de qualificação acadêmica do Corpo Docente. Além disso, essa qualificação se estende à experiência profissional, ou seja, nossos professores têm tanto um forte viés acadêmico quanto profissional. Isso facilita, e muito, a aproximação da UNA com o mercado profissional, já que, em todos os eventos que realiza (Fórum Comunica, Aulas Inaugurais, Oficinas, Encontros Profissionais) há presença de profissionais de agências, de empresas do Primeiro, Segundo e Terceiro Setor, muitos dos quais são egressos da UNA.

O curso de Relações Públicas, do Centro Universitário UNA, adota como premissa desenvolver em seu egresso a familiaridade com o raciocínio conceitual, preparando-o para lidar bem com as teorias, ao mesmo tempo em que usa a reflexão e a discussão como formas de construção do tempo em que vivemos. Busca desenvolver habilidades e competências que permitam o uso estratégico das ferramentas da área; a reflexão acerca das esferas de relacionamento com os públicos; a inserção tecnológica; o planejamento como base da visão comunicacional articulada e empreendedora; o desenvolvimento da escrita como condição fundamental para a ampliação da leitura de mundo e a compreensão plena da diversidade, dos direitos humanos e da sustentabilidade como valores fundantes de um novo social. Comunicar é, também e sempre, dar voz.

O novo currículo, estruturado a partir das Diretrizes Nacionais Curriculares, de setembro de 2013, é resultado de um amplo debate interno, colegiado e democrático, no qual ficou evidenciada a necessidade de se pensar a formação profissional a partir de dinâmicas socioculturais, muito próprias de nosso tempo, capazes de atender às demandas de uma sociedade heterogênea, plural e dinâmica. As Diretrizes Nacionais Curriculares, ao se apropriarem dessa urgência contemporânea, fortalecem a posição do profissional de Relações Públicas como um mediador de públicos diversos – usando aqui o termo em suas acepções ampliadas de variabilidade e diversidade – e um entendedor sensível e preparado para a tomada de decisão, para a liderança, para a negociação e o gerenciamento de conflitos. Dessa maneira, o Instituto de Comunicação e Artes oferece um curso que enfatiza a premência da dimensão ética deste profissional, colocando como pauta perene o entendimento bilateral das demandas sociedade-mercado.

Ressalta-se que o curso desenvolve ainda habilidades tecnológicas que favorecem o domínio de linguagens do mundo digital por meio da inserção de disciplinas na modalidade à distância e da oferta de disciplinas que têm como objeto central as mídias digitais. Esta diretriz institucional permite, sem sombra de dúvida, uma vivência autônoma de nosso egresso frente aos conteúdos e a ressignificação da relação ensino-aprendizagem.

6 – Qual é a visão e objetivos futuros do Centro Universitário UNA?

O Centro Universitário Una tem por missão o desenvolvimento de um profissional com sólido conhecimento técnico-teórico, flexível, participativo e criativo por meio de: incentivo à aprendizagem que vise alto desempenho, liderança, empreendedorismo e educação contínua; a ampliação do conhecimento por meio de renovação e criação de novos cursos e programas de qualidade que levem a uma diversidade de conhecimentos, da interatividade das diversas disciplinas e cursos, e pela melhoria da pesquisa básica e aplicada nos projetos interdisciplinares; e o uso do conhecimento para a transformação da sociedade e criação de oportunidades pela interação social, ou seja, troca de experiências técnicas e sociais, cognitivas e atitudinais por meio de estratégias inovadoras que fomentem o pensamento do estudante sobre o seu entorno social.

Sua visão é transformar o país pela educação, sendo valorizada pela busca constante de elevados indicadores acadêmicos e pelo rigor na formação profissional e humanista de nossos alunos, compromissada com a inovação, desenvolvimento sustentável e acolhimento as suas pessoas.

A UNA é reconhecido pela formação de alunos altamente preparados para o mercado de trabalho. De modo a continuar se destacando na formação de líderes nas diversas áreas do conhecimento, aptos a atuar em empresas técnicas e de negócios, públicas e privadas, a Instituição pretende:

  • ser reconhecida pelos cursos, atividades e pesquisas interdisciplinares, pesquisa básica e aplicada, bem como pela liderança e parceria com os setores de produção e serviço, governo e comunidade, no desenvolvimento e disseminação de novas tecnologias;
  • manter uma política de rever seus currículos para adequá-los aos desafios da nova realidade;
  • oferecer um ambiente estimulante de aprendizagem que atraia e retenha docentes, colaboradores administrativos e alunos de qualidade e áreas diversificadas;
  • promover interações fortes com os ex-alunos (egressos) e a sociedade.

7 – Quando ocorre o processo seletivo? Quais são as etapas, forma de inscrição e processos?Citar referente aos cursos que envolvem a área de RP, como graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e MBA.

O curso superior é destinado aos alunos portadores de diploma de, no mínimo, ensino médio. Semestralmente, a IES publica o Edital do Vestibular, regulamentando o número de vagas ofertadas e locais de funcionamento para cada um dos cursos, data e local das provas, taxa de inscrição, período e local de divulgação dos aprovados e requisitos necessários para efetivação da matrícula. O Edital contempla também outras informações relevantes sobre os cursos e o sobre a própria IES.

O processo seletivo ocorre nos meses de janeiro, julho e dezembro. Temos a modalidade de vestibular tradicional e também o  vestibular agendado, de 2ª a 6ªf, de 9h às 18h, via Enem, Transferência e Portador de Diploma.

O acesso ao curso superior pode ocorrer das seguintes formas:

– Alunos Calouros aprovados no Vestibular, PROUNI e ENEM

– Obtenção de Novo Título

Na hipótese de vagas não preenchidas pelos Processos Seletivos, a IES poderá, conforme resolução interna, mediante processo seletivo específico, aceitar a matrícula de portadores de diploma de curso de graduação, para a obtenção de novo título em curso de graduação preferencialmente de área compatível, nos termos da legislação em vigor.

– Matrícula por Transferência

A IES, no limite das vagas existentes e mediante processo seletivo específico, pode aceitar transferência de alunos, para prosseguimento dos estudos no mesmo curso ou em curso afim, ou seja, da mesma área do conhecimento, conforme resolução interna, provenientes de cursos autorizados ou reconhecidos, mantidos por instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiras.

Os cursos de pós-graduação latu-sensu são destinados a alunos com curso superior completo – O aluno se inscreve no nosso site –www.una.br, assina o contrato e paga a primeira parcela.

8 – O Centro Universitário UNA disponibiliza bolsas de estudo? Quais? Como participar?

Para ingressar no Centro Universitário UNA a Instituição oferece:

– Prouni – concede bolsas integrais e parciais

– Descontos UNA – são oito tipos de descontos, em diferentes categorias, para facilitar o ingresso na Instituição

Na Una também existem outros tipos de bolsa. Bolsa comunidade (todo Colaborador pode indicar candidatos e eles ganham 20% de desconto em cursos de graduação e 35% nos de pós-graduação).

Fornecemos algumas bolsas para parceiros da Una, como: a EDUCAFRO, algumas escolas etc.

CONTATE O CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

Unidades

Campus Aimorés – Rua Aimorés, 1.451, Lourdes
Campus Barreiro – Av. Afonso Vaz de Melo, 465, Barreiro
Campus Barro Preto – Rua dos Goitacazes, 1.159, Barro Preto
Campus Guajajaras – Rua Guajajaras, 175, Centro
Campus Liberdade – Rua da Bahia, 1.764, Lourdes
Campus Linha Verde – Av. Cristiano Machado, 11.157, Venda Nova
Campus João Pinheiro – Av. João Pinheiro, 515, Funcionários
Una Betim – Av. Governador Valadares, 640, Centro
Una Bom Despacho – BR 262, km 480 – Caixa Postal 160
Una Contagem – Av. João César de Oliveira, 5.775, Beatriz,
Una Divinópolis – Rua Cel. João Notini, 151, Centro
Una Pouso Alegre – Rua João Basílio, 420, Centro
Una Sete Lagoas – Av. Secretário Divino Padrão, 1.411, Santo Antônio

Telefone: (31) 3235 – 7300

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